TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova Fundamentos de Marketing

Por:   •  20/8/2021  •  Abstract  •  2.969 Palavras (12 Páginas)  •  1.138 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]Pergunta 1

Diversas formas de marketing podem ser realizadas pelas organizações em busca do atingimento de seus objetivos mercadológicos. É importante ressaltar que tais objetivos devem estar relacionados às necessidades e aos desejos apresentados pelos consumidores-alvo da empresa.

   

Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise as diferentes formas de marketing apresentadas a seguir e associe-as com suas respectivas características.

 

  1. Marketing de segmento
  2. Marketing local
  3. Marketing de varejo
  4. Marketing esportivo

 

(  ) Trabalha com segmentos de mercado, ou seja, agrupamento de consumidores que apresentam necessidades ou desejos específicos de consumo.

(  ) Envolve ações e estratégias mercadológicas com o objetivo de identificar e levantar produtos e/ou serviços locais, para criar ações que possam atrair clientes do entorno.

(  ) São ações mercadológicas direcionadas para a prática e para a divulgação de modalidades esportivas, sendo realizadas como uma ação de patrocínio de um evento esportivo promovido pela marca da organização.

(  ) Trata-se de uma forma de marketing que utiliza todos os esforços estratégicos de comunicação, tendo como foco o consumidor final,

levando-o à compra de um produto e/ou serviço.

 

A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Resposta Selecionada: [pic 2] 1, 2, 4, 3.

        Resposta Correta:        [pic 3] 1, 2, 4, 3.

Comentário Resposta Correta. No marketing de segmento (1), as organizações direcionam suas ações a segmentos específicos de mercado, da        nos quais encontram consumidores com necessidades e desejos semelhantes. No marketing local (2), o objetivo é identificar os resposta:        produtos e serviços locais atraindo clientes do entorno. No marketing esportivo (3), as organizações realizam ações com foco na prática e na divulgação de modalidades esportivas, como o uso de patrocínios. No marketing de varejo (4), os esforços estratégicos e de comunicação são realizados para atingir o consumidor final.

1 em 1 pontos

Pergunta 2

[pic 4]O princípio do marketing está baseado na atuação da organização, em seu mercado, visando satisfazer as necessidades e os desejos de seus consumidores, por meio de uma troca, ou seja, por meio da entrega de um produto e/ou serviço. Para que isso ocorra, as organizações devem compreender qual necessidade estão trabalhando, tendo como base a Pirâmide da Hierarquia das Necessidades de Maslow.

 

Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

  1. (  ) As necessidades fisiológicas são aquelas relacionadas aos sentimentos de estabilidade e segurança que o indivíduo busca ter em seu dia adia.
  2. (  ) As necessidades sociais trabalham com o sentimento de pertencimento e de aceitação em um determinado grupo social pelo indivíduo aoadquirir algo no mercado.
  3. (  ) As necessidades de segurança trabalham com as necessidades primárias do indivíduo, como sensações de fome, frio, sede, calor, entreoutras.
  4. (  ) As necessidades de realização pessoal apresentam-se no topo da pirâmide e envolvem o que o indivíduo deseja alcançar como objetivoem sua vida.  

 

A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Resposta Selecionada: [pic 5] F, V, F, V.

        Resposta Correta:        [pic 6] F, V, F, V.

Comentário Resposta Correta. A afirmativa I é falsa, pois refere-se à necessidade de segurança; a necessidade fisiológica envolve as da        necessidades primárias, aquelas que têm relação direta com a existência e sobrevivência, como fome, respiração, sensação de resposta:        frio etc. A afirmativa II é verdadeira, pois as necessidades sociais envolvem a necessidade de pertencimento a um grupo social (amigos, interesses comuns, relação sanguínea ou não), buscando sua aceitação e reconhecimento. A afirmativa III é falsa, pois refere-se às necessidades fisiológicas, enquanto as necessidades de segurança atuam com os sentimentos e as ações de estabilidade do indivíduo, como habitação, atividade profissional ou saúde. A afirmativa IV é verdadeira, pois as necessidades de realização pessoal trabalham com o ápice do que o indivíduo busca alcançar em sua vida, frente aos outro e a si mesmo.

1 em 1 pontos

Pergunta 3

O macroambiente é composto por vários ambientes, denominados variáveis incontroláveis, que são capazes de influenciar no desenvolvimento da organização no mercado. Entre essas variáveis, as organizações encontram o ambiente formado por leis e políticas públicas, capazes de influenciar a organização e a forma como ela atua no mercado, seja em relação ao produto ou a suas ações de comunicação.  

Com base nas informações apresentadas anteriormente, assinale a qual macroambiente a questão descreve e explica.

Resposta Selecionada: [pic 7] Político-legal.

[pic 8][pic 9]        Resposta Correta:        [pic 10] Político-legal.

Comentário Resposta Correta. A alternativa correta refere-se ao ambiente político-legal, pois é por meio deste ambiente que as organizações da        avaliam e analisam todas as tendências relacionadas às leis, códigos, instituições governamentais e correntes ideológicas e à resposta:        regulamentação legal específica do produto ou serviço.

0 em 1 pontos

Pergunta 4

As organizações, em suas ações de análise e conhecimento de mercado, necessitam da compreensão e do entendimento de diversas variáveis existentes, entre elas as dos macroambientes e as do microambiente de mercado. Tais variáveis são capazes de interferir nas ações e estratégias mercadológicas das organizações no mercado, bem como em seu processo de venda. Com relação ao microambiente, este é composto por agentes internos controláveis, como fornecedores, concorrentes, intermediários e stakeholders .  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (239.7 Kb)   docx (185.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com