TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática De Finanças Nas Empresas

Dissertações: Prática De Finanças Nas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

A função do departamento financeiro em uma empresa, seja ela pequena ou grande, é muito importante. Dentre as suas tarefas estão: determinar quais são os recursos financeiros, obter um financiamento mais vantajoso, aplicar corretamente os recursos, fazer a análise financeira, analisar viabilidades econômicas, controlar as entradas e saídas de recursos, maximizar a riqueza, evitar gastos desnecessários e desperdícios, entre outras.

Com um bom planejamento é possível aproveitar as oportunidades, saber até quanto se endividar e calcular o montante dos dividendos, além de saber se as contas estão corretas ou se há algum tipo de desvio de verbas.

Para que haja um bom trabalho é preciso ser coerente, ter registros confiáveis, os procedimentos – como controle de caixa e banco, contas a pagar e a receber, despesas e estoques – devem ser organizados, o livro caixa precisa ter um controle diário, ter em dia o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é primordial para qualquer empresa. Com ele bem estruturado podemos fazer o uso racional dos recursos, aumentar receita e diminuir as despesas. No fluxo de caixa controlamos as entradas e saídas de recursos, podemos antecipar a decisão de empréstimos ou investimentos, negociar melhores taxas, planejar prazos de pagamentos e recebimentos, saber se em determinada data haverá crédito ou débito, se os recebimentos vão cobrir os gastos, avaliar o aumento ou diminuição das vendas. Ao fazer um controle mensal podemos acompanhar a evolução financeira da empresa, tomar providências, programar a diminuição de gastos, fazer um melhor controle de estoques e gastos com ele, decidir o que fazer com as sobras de caixa – aplicação no mercado financeiro, compras, investimentos. Um bom fluxo de caixa deve ter disciplina, lançamentos e extratos diários, que seja rotina, se programar para a sazonalidade (se aplicável ao negócio).

Outro fator importante é fazer o balanço patrimonial, que é um dos principais trabalhos contábeis. No balanço serão demonstrados os valores dos bens, dos direitos, dos ativos, dos passivos, das obrigações e do patrimônio líquido da empresa em determinada data, de forma quantitativa e também qualitativa. Assim, é possível determinar o real posicionamento da empresa.

A função de um colaborador da área financeira é muito importante em todas as organizações. Pelo resumo podemos perceber várias de suas funções e como elas são indispensáveis. A empresa que possui um departamento financeiro bem estruturado evita gastos, maximiza sua riqueza, aplica bem seu capital e com tudo isso tem uma maior possibilidade de crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com