TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PÓS EM GESTÃO EMPRESARIAL E NEGÓCIOS

Por:   •  24/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO NACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO

PÓS EM GESTÃO EMPRESARIAL E NEGÓCIOS

NEGOCIAÇÃO

[pic 1]

ATIVIDADE FINAL – STORYTELLING

Professora Sanmya Tajra

Sirlei Becker

Blumenau, SC, Brasil 2020

STORYTELLING: A realização de um sonho, o nascimento de uma padaria

“João tinha um sonho: abrir uma padaria. Há muitos já trabalhava como padeiro e queria ter um local para vender seus pães e doces. Era o eu sonho, e parecia que estava próximo de se concretizar. Todas as dificuldades em que passou durante os últimos anos para conseguir realizar esse sonho estavam próximas de terminar.

Foram exatos 5 anos de vendendo pão de porta em porta, até nos acostamentos das estradas. Alguns dias vendia tudo muito rápido, outros ficava trabalhando o dia todo, mais o pior eram os dias de chuvas.

Por cauda de todo esse trabalho duro, conseguiu juntar uma quantia para iniciar seu ponto comercial. Porém quando foi dar entrada na documentação descobriu que na sua residência, local que iria abrir sua padaria, não estava apto para negócio.

Mas João não desistiu do seu sonho, começou a procurar imóveis nas redondezas para locação que estivessem aptos a se tornarem a padaria dos seus sonhos. Passado algum tempo, João achou o imóvel perfeito, não tinha padaria e nem mercado nas proximidades, o imóvel era novo, com um imenso estacionamento. Foi amor à primeira vista, tinha exatamente o que a João procurava e precisava: um imóvel que atendia as obrigações legais e além disso estava em um local perfeito.

João assinou o contrato de locação e começou a preparar o nascimento da sua tão sonhada padaria, tudo parecia que ia muito bem, mas então apareceu mais um problema. A reserva de dinheiro não seria suficiente para montar a padaria. E agora o que fazer? Desistir do seu sonho?

NÃO MESMO.

João era uma pessoa bastante obstinada, não ia desistia assim tão fácil. Em conversar com a sua família tentavam achar uma solução, talvez vender o carro da família? Mas se tivessem uma entrega grande como fariam ela? E se a padaria não desse certo como poderiam voltar a vender os pães de porta em porta? Esse era o plano B caso a padaria não desse certo.

Em conversa com um amigo, que também era seu fornecedor, encontro uma solução, porém a mesma não dependia somente dele. A solução seria tomar um empréstimo de R$45.000,00 (que era o valor que faltava) para conseguir abrir a padaria. A indicação do amigo foi pegar esse empréstimo na Viacredi, mas João não tinha certeza se seu crédito seria aprovado, em 1° não tinha tanto tempo de conta, em 2° sua renda não era fixa e 3° ele não conhecia ninguém da Viacredi. Mas mesmo assim não ia desistir.

Chegou o dia de ir na Viacredi. Chegou no posto de atendimento, estava nervoso, mas foi com esperança. Pegou a senha e aguardou a sua vez. Foi chamado para ser atendido pelo Marco. Explicou a situação e pediu o empréstimo, mas antes de montar a proposta Marco disse que seria necessário atualizar seu cadastro para comprar a renda. Nessa hora pensei que era uma desculpa para não aprovar o financiamento. Foi atualizado todo o cadastro e me explicado que só poderiam comprometer 30% da minha renda, entendi as regras, mas de acordo com as explicações eu poderia apenas pegar um empréstimo de R$15.000,00. Na hora meu semblante deve ter minha decepção, porque ele chamou outra pessoa para vir conversar e ajudar encontrar uma alternativa.

A pessoa que veio era a Sirlei a responsável pelo posto de atendimento. Ela sentou do meu lado e pediu para contar a minha história, então contei, ela ouvia atentamente, as vezes fazias algumas perguntas. Depois de contar tudo ela pediu um tempo para analisarem as informações e me retornar. Passou uns 02 dias recebi uma ligação do Marco pedindo para voltar a Viacredi para conversamos.

Estava muito ansioso até receber a ligação, depois fiquei apreensivo para saber qual seria o resultado. Cheguei lá na hora marcada, além do Marco, a Sirlei também veio conversar conosco. Eles me disseram que analisaram as informações, e que tinham mais alguns questionamentos, pois eles gostariam de liberar o empréstimo, porém somente a renda que tinha na conta não teria como. Então perguntaram sobre a renda da minha esposa, onde informei que trabalhava comigo e além disso era aposentada. Essa informação ajudou a aumentar o valor a ser liberado, teria apenas que trazer o comprovante, pois como somos casados podemos considerar a renda do casal. Outro questionamento onde recebíamos a aposentadoria, e se tínhamos movimentação nessa conta. Minha esposa tinha conta CEF e também depositávamos valores lá todos os meses. Sirlei então pediu os extratos dos últimos meses para comprovar essas entradas e me deu a melhor notícia do mundo, se todos as informações que passei poderem ser comprovadas, além de uma visita na padaria, eles iam me emprestar o valor necessário para realizar o meu sonho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com