TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro Comparativo

Pesquisas Acadêmicas: Quadro Comparativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 4

QUADRO COMPARATIVO: QUAIS AS PRINCIPAIS PROPOSTAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E COMO SÃO UTILIZADAS NOS DIAS ATUAIS

Teoria Principais estudiosos Principais ideias Como o homem (trabalhador) era considerado Exemplo de utilização nos dias dos atuais

Teoria Cientifica Frederick Winslow Taylor A divisão de responsabilidades, separando quem pensa e que faz. A supervisão dava assistência aos trabalhadores durante a produção, enquanto os trabalhadores ficavam apenas com a execução do trabalho. Racionalização do trabalho no nível operacional. O operário era visto apenas como mão de obra Organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.

Teoria clássica Henri Fayol, Taylor Ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. O trabalhador era visto como detentor cargos e ocupante de tarefas, tratado de uma forma mecânicae pelo sistema hierárquico Planejar,Organizar,Dirigir e controlar. Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações estruturais

Teoria das relações Humanas Elton Mayo, Mary Parker FolletRoethlisberger e William Dickson

Integração social como determinante da produção, ou seja, quanto maior sua integração social no grupo maior será sua vontade de produzir. Organização informal: motivação, liderança, e comunicações entre o grupo. Passa a ser visto como um individuo que vive em grupos

"homo social"

Começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisão e na disponibilização das informações acerca da empresa na qual eles trabalhavam.

Teoria Neoclássica Peter Drucker, Willian Newman, Ernest Dale,

Ênfase na prática da administração; reafirmação relativa das proposições clássicas; ênfase nos princípios gerais de gestão; ênfase nos objetivos e resultados.

O indivíduo passa a ser visto como “homem administrativo”, um ser racional e social voltado para o alcance de objetivos.

Modelo Burocrático Max Weber e Robert K. Merton Organização eficiente por excelência, onde os mínimos detalhes são explicados de como as coisas devem ser realizadas para assim conseguir a eficiência. O comportamento humano afeta na eficiência da empresa. O homem faz parte de uma estrutura onde os sistemas organizacionais não são mera justaposição das partes

Teoria Estruturalista Max Weber, karl Max, Levi Strauss Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Múltipla abordagem organização formal e informal, análise intra-organizacional e interorganizacional O indivíduo era visto como “homem organizacional” quereflete uma personalidade cooperativa e coletivista, passando a desempenhar diferentes papéis nas organizações e necessita ter as seguintes características: ser capaz de ter permanente desejo de realização, ser tolerante às frustrações, ser flexível e ser capaz deadiar as recompensas e poder compensar o trabalho rotineiro em detrimento das vocações pessoais.

Teoria Comportamental Herbert Alexander Simon, Maslow A grande ênfase nas pessoas, a preocupação com o comportamento organizacional e os processos de trabalho, o estudo do comportamento humano.

Homem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com