TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Importância Do Marketing Pessoal Para Um Gestor De Vendas?

Ensaios: Qual A Importância Do Marketing Pessoal Para Um Gestor De Vendas?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  1.059 Visualizações

Página 1 de 5

METODOLOGIA

Neste projeto de pesquisa, será investigado a importância do marketing pessoal para o gestor de vendas, por meio de pesquisa bibliográfica, que segundo Vergara, ( 2007.p.48 )

é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral. Fornece instrumental analítico para qualquer outro tipo de pesquisa, mas também pode esgotar-se a si mesma.

E de acordo com a definição de Cervo e Bervian (1976), é o tipo de pesquisa essencial para o levantamento da questão e para a fundamentação teórica ou ainda para justificar os limites e contribuições de qualquer tipo de pesquisa em toda área de conhecimento.

Também será utilizada a pesquisa descritiva na qual, de acordo com Vergara (2007), expõe as características de determinada população ou fenômeno, além de poder estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza.

Tal pesquisa observa, registra, analisa e ordena dados, sem manipulá-los, isto é, sem interferência do pesquisador. Procura descobrir a frequência com que um fato ocorre, sua natureza, suas características, causas, relações com os fatos. Assim para coletar tais dados, utilizam-se de técnicas específicas, dentre as quais destacam-se a entrevista, o formulário, o questionário, o teste e a observação. ( ALMEIDA, 1996,P.104 )

Quanto aos meios da investigação, aplicaremos o estudo de caso que de acordo com Vergara, (2007.p.49) “ é o circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas como pessoa, família, produto, empresa, órgão público, comunidade ou mesmo país. Tem caráter de profundidade e detalhamento, Pode ou não ser realizado no campo. ”

E também as pesquisas quantitativa e qualitativa que levam como base de seu delineamento as questões ou problemas específicos. Adota tanto em uma, quanto em outra a utilização de questionários e entrevistas. A primeira, seguindo ensinamentos de Richardson (1989), caracteriza- se pelo emprego da quantificação, tanto nas modalidades de coleta de informações, quanto no tratamento dessas através de técnicas estatísticas, desde as mais simples até as mais complexas. Já a segunda, difere, em princípio, do quantitativo, à medida que não emprega um instrumental estatístico como base na análise de um problema, não pretendendo medir ou numerar categorias (RICHARDSON, 1989).

REFERENCIAL TEÓRICO

Na visão de alguns autores, o conceito de Marketing Pessoal é amplo:

Para Kotler, Fhilip ( 2000 ) o Marketing Pessoal é uma nova disciplina que usa os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira profissional e da vida pessoal dos indivíduos, valorizando os seus diferenciais, suas vantagens competitivas, catalisando os processos que facilitem o melhor posicionamento de mercado. É também o processo que inclui a concepção, o planejamento e a execução de ações que viabilizem a projeção das pessoas e dos profissionais

O marketing pessoal é como um conjunto de ações planejadas que facilitam a obtenção do sucesso pessoal e profissional, seja para conquistar uma nova posição no mercado de trabalho, seja para manter sua posição atual. Essas ações compreendem não só a divulgação de uma melhor imagem de nós mesmos, mas também o aprimoramento de nossas deficiências e investimento de nossas qualidades. Todas as ações são interligadas e convergem para um só produto: você. (RITOSSA, 2009, pág.17)

O Marketing Pessoal ao diferenciar o profissional e destacar suas vantagens competitivas, coloca- o em cargos e posições de maior influência dentro de uma organização. A exemplo disso, podemos analisar as competências exigidas para um cargo de gestor que são similares as habilidades desenvolvidas por um profissional com objetivo de ter um bom marketing pessoal: Comunicação, postura e vocabulário.

Sabemos que o principal papel do gestor é assegurar o desenvolvimento da organização, através da geração sustentada de lucros. Para atingir este objetivo primordial, o CEO (acrónimo de Chief Executive Officer) tem de exercer a autoridade que lhe foi conferida, dirigindo, coordenando e controlando os membros da sua equipe.

Ao desempenhar seu papel o gestor deve ter uma comunicação clara, com um vocabulário correto de forma a valorizar o português, que produza entendimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com