TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questao Ambiental

Casos: Questao Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 9

A empresa, o Meio Ambiente e a Gestão Ambiental

Os programas de gestão ambiental estabelecem as atividades a se¬rem desenvolvidas, a seqüência entre elas, bem como quem são os res¬ponsáveis pela sua execução. Normalmente devem abranger os aspectos ambientais mais importantes e buscar uma melhoria contínua, ampliando seu escopo de atuação com o passar do tempo. Devem possuir dina¬mismo e flexibilidade suficientes para se adaptar a mudanças que podem ocorrer tanto no seu ambiente imediato quanto no seu ambiente futuro.

Existem várias propostas para o estabelecimento de um programa de gestão ambiental, dentre as quais citaremos algumas.

A primeira delas foi o Sistema Integrado de Gestão Ambiental, conhecido por Modelo Win¬ter, desenvolvido a partir de 1972 pela empresa Ernst Winter & Sohn com sede em Hamburgo e Norderstedt na Alemanha, segundo enfatiza Winter, as atividades ambientais de Winter & Sohn são parte integrante dos objetivos da empresa, o que significava que concomitantemente à atenção que a empresa dedica ao ambiente e à sa-tisfação de seus recursos humanos, deve produzir mercadorias e serviços de alta qualidade de modo a atingir um resultado que justifique o in¬vestimento feito e coloque a empresa e os empregos que garante em bases seguras.

Porém, a partir de 1996 , a ISO oficializou com base na BS 7750 as primeiras normas da série ISO 14000, procurando estabelecer diretrizes para a implementação de sistema de gestão ambiental nas diversas atividades econômicas que possam afetar o meio ambiente e para a avaliação e certificação destes sistemas, com metodologias uniformes e aceitas in¬ternacionalmente onde a maneira mais adequada de estabelecer um programa de gestão ambiental para a em¬presa é obedecer às Normas ISO 14001 e 14004 da ABNT que especifi¬cam diretrizes para a SGA - Sistema de Gestão Ambiental. As normas ISO 14001 e ISO 14004 referem-se aos Sistemas de Ges¬tão Ambiental (SGA). Na primeira são definidas as diretrizes para uso da especificação e se estabelece interessante correspondência entre a ISO 14001 e a ISO 9001, demonstrando a compatibilidade entre os dois sis¬temas e mostrando a viabilidade da aplicação das normas da ISO 14001 para aquelas que já estão aplicando a ISO 9001. Na ISO 14004 são descritas as diretrizes gerais sobre os princípios, os sistemas e as téc¬nicas de apoio do SAG.

.

A Questão Ambiental na Empresa

A questão ambiental está se tornando matéria obriga¬tória das agendas dos executivos da empresa. A globalização dos negó¬cios, a internacionalização dos padrões de qualidade ambiental descritos na série ISO 14000, a conscientização crescente dos atuais consumidores e a disseminação da educação ambiental nas escolas permitem antever que a exigência futura que farão os futuros consumidores em relação à preservação do meio ambiente e à qualidade de vida deverão intensifi¬car-se.Diante disto, as organizações deverão, de maneira acentuada, in¬corporar a variável ambiental na prospecção de seus cenários e na to¬mada de decisão, além de manter uma postura responsável de respeito à questão ambiental.

Quando considerarmos a questão ambiental do ponto de vista em¬presarial, a primeira dúvida que surge diz respeito ao aspecto econômi¬co idéia que prevalece é de que qualquer providência que venha a ser tomada em relação à variável ambiental traz consigo o aumento de .despesas e o conseqüente acréscimo dos custos do processo produtivo.

Algumas empresas, porém, têm demonstrado que é possível ganhar dinheiro e proteger o meio ambiente mesmo não sendo uma organização que atua no chamado "mercado verde", desde que as empresas posua¬m certa dose de cri atividade e condições internas que possam transformar as restrições e ameaças ambientais em oportunidades de Negócios.

Entre essas oportunidades podemos citar:

Economia de custos

• - Economias devido à redução do consumo de água, energia e outros insu¬mos.

• - Economia devida à reciclagem venda e aproveitamento de resíduos e diminuição de efluentes.

• - Redução de multas e penalidades por poluição.

Incremento de receitas

• - Aumento da contribuição marginal de "produtos verdes" que podem ser vendidos a preços mais altos.

• - Aumento da participação no mercado devido à inovação dos produtos e menos concorrência.

• - Linhas de novos produtos para novos mercados.

• - Aumento da demanda para produtos que contribuam para a diminuição da poluição.

• - Melhoria da imagem institucional.

• - Renovação do "portfólio" de produtos.

• - Aumento da produtividade.

• - Alto comprometimento do pessoal.

• - Melhoria nas relações de trabalho.

• - Melhoria e criatividade para novos desafios.

• - Melhoria das relações com os órgãos governamentais, comunidade e grupos ambientalistas.

• - Acesso assegurado ao mercado externo.

• - Melhor adequação aos padrões ambientais.

A Repercurssão da Questão Ambiental dentro da Organização

A repercussão da questão ambiental dentro da organização e o cres¬cimento de sua importância ocorrem a partir do momento em que a empresa se dá conta de que essa atividade, em lugar de ser uma área que só lhe propicia despesas, pode transformar-se em um excelente local de oportunidades de redução dos custos, o que pode ser viabilizado, seja através do reaproveitamento e venda dos resíduos e aumento das possibilidades de reciclagem, seja por meio da descoberta de novos com¬ponentes e novas matérias-primas que resultem em produtos mais con¬fiáveis e tecnologicamente mais limpos. Essa repercussão fica fácil de ser compreendida se entendermos que qualquer melhoria que possa ser con¬seguida na performance ambiental da empresa, através da diminuição do nível de efluentes ou de melhor combinação de insumos sempre repre¬sentará, de alguma forma, algum ganho de energia ou de matéria conti¬da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com