TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão Ambiental Na Atualidade

Artigo: A Questão Ambiental Na Atualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2014  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

A QUESTÃO AMBIENTAL NA ATUALIDADE

A questão ambiental ocupa hoje um grande espaço na sociedade a preocupação com o meio ambiente tomou conta das universidades, das empresas e até mesmo das indústrias. Mas, apesar de todo o embate e de todas as formas de conscientização promovidas por educadores, a natureza ainda está sofrendo grandes desgastes por causa da ação do homem, e os efeitos desse desgaste já podem ser sentidos no nosso dia a dia.

Os problemas ambientais mais preocupantes na atualidade são: aquecimento global, desmatamento e extinção de espécies, diminuição dos recursos hídricos, consumo e lixo. Um motivo também em questão na atualidade que causa a degradação do meio ambiente é o aumento populacional sem controle, causando um consumo exagerado dos recursos naturais. Problemas como chuvas intensas, inundações, queda de morros, ventania em determinados locais, assim como instabilidade climática são causas do efeito criado pela alta densidade populacional e das transformações ambientais, transformações estas causadas pelo homem. Desde quando o homem começou a conviver em grandes comunidades, ele alterou a natureza de forma a assegurar a própria sobrevivência e lhe proporcionar conforto. A agricultura, a pecuária e as construções de cidades modificam diretamente a natureza.

Para inverter este quadro, é preciso uma ação coletiva intensa e imediata. E, para que isso ocorra, é preciso compreender quais são os maiores problemas ambientais da atualidade e como eles afetam nosso cotidiano. Cada vez mais cresce o numero de empresas com uma visão socialmente responsável, proporcionando ações positivas que favoreçam o meio ambiente nas aplicações de desenvolvimento sustentado, tecnologia e oferecendo oportunidades de negócios e parcerias no setor, contribuindo para a formação de uma consciência ambiental não só nas empresas, como também junto à comunidade. Além disso, a preocupação com o meio ambiente dentro das empresas tornou-se um diferencial competitivo, pois elas são bem vistas no mercado, são mais competitivas, geram confiança perante aos seus colaboradores que trabalham mais satisfeitos, entre outras vantagens. Essas empresas buscam se capacitar melhor para enfrentar os desafios e promover a proteção e a responsabilidade ambiental, tanto externamente quanto em suas estruturas organizacionais, buscando também garantir que os negócios sejam bem sucedidos.

A preservação do meio ambiente depende de todos: governo, educadores, empresas, organizações não-governamentais, meios de comunicação e de cada cidadão. A educação ambiental é fundamental na resolução dos problemas ambientais. E o nosso papel como administrador é atuar como negociadores, mostrando as vantagens dos investimentos em ações de responsabilidade sócio-ambiental empresarial e promovendo um diálogo entre gestores, fornecedores, governo e sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com