TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Economia

Dissertações: Questionario Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  4.128 Visualizações

Página 1 de 3

Questionário Economia

Questão 4

Supondo que o Copom fixe a taxa de juros Selic em 12,75% e a meta de inflação decidida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) seja de 4,5% para o ano, determine a taxa real de juros para o período.

(1+ i) = (1+r) (1+π)

(1+0,1275) = (1+r) (1+0,045)

(1+r) = (1+0,1275) / (1+0,045)

r = 1,1275/ 1,045 – 1

r = 0,078, ou seja, a taxa real é 7,89%.

Questão 5

Sobre a teoria quantitativa da moeda:

A - Defina a teoria quantitativa da moeda:

Moeda é um instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamento de bens e serviços. Essa aceitação é garantida por lei, ou seja, a moeda tem “curso forçado”.

A moeda serve para intermediar o fluxo de bens, serviços e fatores de produção da economia; possibilita que sejam expressos em unidades monetárias os valores de todos os bens e serviços produzidos pelo sistema econômico; é um padrão de medida; é uma reserva de valor.

B- Defina velocidade-renda da moeda. Qual seu comportamento no curto prazo, de acordo com a teoria clássica e com a teoria keynesiana?

A teoria quantitativa da moeda (TQM) é uma expressão matemática dada por MV = Py, onde M é a quantidade de moeda, V é a velocidade-renda da moeda, P é o nível agregado de preços e y a renda nacional real (Dado que Py é a renda nacional nominal).

A TQM demonstra que a renda nacional nominal é determinada pela multiplicação do estoque de moeda com a velocidade com que a moeda cria renda.

De acordo com a Teoria Clássica, a velocidade-renda da moeda é constante no curto prazo e nesse caso ela depende de fatores que variam mais a longo prazo, como hábitos da coletividade e grau de verticalização). Sendo assim o efeito da velocidade-renda sobre inflação ou emprego dependerá se a economia estiver ou não no pleno emprego. Caso a economia se encontrem no pleno emprego, um aumento em M irá provocar apensa um aumento no nível geral de preços. Já se a economia estiver operando abaixo do pleno emprego, é possível que a expansão monetária estimule a produção agregada sem o aumento no nível de preços.

Já de acordo com a Teoria Keynesiana, a velocidade-renda é afetada no curto prazo pelo nível da taxa de juros na economia. Nesse caso, um aumento na taxa de juros fará com que as pessoas retenham menos moeda (em virtude de que sua posse não remunera), aumentando sua velocidade de circulação.

C - Como as expectativas de inflação fatura podem afetar a velocidade- renda da moeda?

Se as expectativas foram de um aumento na inflação futura, provavelmente as pessoas irão desejar reter menos moeda. Sendo assim, a velocidade de circulação tende a aumentar.

D - Supondo a velocidade –renda da moeda constante e uma economia com desemprego de recursos produtivos, mostre o efeito de uma política monetária expansionista sobre o nível geral de preços e a rendada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com