TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RACISMO NO FUTEBOL

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento Racismo no futebol

Desde o Brasil colônia o negro é diferenciado do branco em relação a seu direito de propriedade, história, religião e cultura. O negro era visto somente como mão-de-obra a executar as tarefas braçais e subalternas.

Após a abolição o negro continuou a ser denominado dessa forma, não houve políticas públicas para integração dele na sociedade, muito pelo contrário houve a adoção do “racismo científico”, que ampliou a discriminação contra os ex-escravos nos espaços públicos e impôs à política de branqueamento, uma prática dessa política foi a imigração de europeus para o Brasil. Conseqüentemente o negro continuou limitado a posições subalternas na sociedade.

No período após a abolição houve um aceleramento econômico no país, que o negro novamente foi excluído, devido à crença da menor capacidade do trabalhador negro em relação ao branco. Este fato continuou a permanecer, mesmo depois de certo tempo, as indústrias continuaram a operar com fatores de desqualificação dos não-brancos nas posições mais almejadas.

Os fatores que influenciaram a não inserção do negro na sociedade, foram a permanência do racismo interpessoal e institucional e ausência de políticas públicas de inclusão do negro na sociedade. Uma política que foi um passo para melhorar a situação do não-branco socialmente foi o acesso universal a educação fundamental. Apesar das diferenças na educação ainda serem grandes até nos dias atuais, foi uma grande evolução para reduzir as diferenças raciais no Brasil.

Outra questão que afeta a questão racial é a desigualdade de renda entre as raças. Algumas políticas públicas melhoraram a situação econômica do negro na sociedade, mas que não solucionaram a questão de educação, saúde e moradia de boa qualidade.

No mercado de trabalho nos dias de hoje, ainda existe um diferencial de melhores empregos para os brancos e os negros com salários inferiores, esse fator vem desde a abolição e permanece na sociedade.

Um termo que foi bastante utilizado a partir da década de 1950 é a “democracia racial”, que se baseia no conceito que as raças têm relações harmônicas entre si, e o preconceito racial é inexistente.

Esse termo não pode ser denominado como característico do Brasil, principalmente por dizer que inexiste preconceito e discriminação racial em nosso país. Um fato que foi utilizado para tentar justificar que o Brasil tinha uma democracia racial foi à miscigenação, mas que não conseguiu se firmar, pois mesmo com ela, o preconceito racial ainda continuou a existir. Como no passado o negro ainda tem problemas na inserção social e econômica na sociedade.

O racismo, que é qualquer pensamento ou atitude que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras. Tem uma grande relação com a inserção social do negro. Principalmente por fatores históricos que ainda não foram distintos da nossa sociedade.

Uma prática muito aparente de racismo no Brasil é o racismo no futebol. Uma partida de futebol é uma verdadeira mistura de raças, entre essas se encontra o negro que é o maior alvo de racismo. Não só no Brasil, mas em países no exterior sofrem bastante com esse preconceito. Recebem críticas, vaias, xingametos, materiais arremessados contra eles, entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com