TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RAIS RM Labore

Artigo: RAIS RM Labore. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

RAIS

Instruções e Procedimentos Prévios Roteiro para Emissão

Este módulo destina-se à emissão da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais, estabelecida pelo Decreto nº 76.900, de 23.12.75), em que deverão constar informações relativas a empregados com quem a empresa tenha mantido relação de emprego durante qualquer período do ano-base.

Empresas que possuem filiais, agências ou outras unidades correlatas devem emitir uma RAIS para cada CNPJ existente.

Observação 1:

Conforme explicação no manual de orientação da RAIS, o sistema não irá informar o estabelecimento inscrito no Cadastro Específico do INSS (CEI), que não possuiu empregados no ano-base selecionado.

Observação 2:

Para o estabelecimento inscrito no CNPJ e que não possuiu empregados no ano base, o sistema irá informar este estabelecimento no arquivo, porém no campo "Tipo de RAIS" será informado "1 – estabelecimento sem empregados".

Lembrando que em Cadastros | Seções| Pasta Identificação a opção "Desativada" não deverá está marcada, caso esteja marcada esta seção não será informada na geração da RAIS.

Observação 3:

Quando existirem caracteres não numéricos no número ou série da carteira de trabalho do cadastro do funcionário, estes caracteres não serão considerados, devido o validador da RAIS permitir somente caracteres numéricos.

O módulo é constituído pelas seguintes pastas:

Seleção de Funcionários

Nesta pasta poderá ser selecionado um funcionário ou um grupo de determinados funcionários que desejar emitir a RAIS. Esta seleção será respeitada pela RAIS conferência e a RAIS em arquivo.

Opções

Onde se define o tipo de emissão (para conferência ou em arquivo), fórmula para cálculo de horas semanais (se necessário), tipo de ordenação (por PIS ou por Nome) e, também, nesta janela encontram-se os parâmetros necessários para a geração da RAIS.

Responsável

Pasta destinada às informações relativas ao responsável pelas declarações. É de preenchimento obrigatório.

Configuração de afastamentos

Nos campos disponíveis nesta pasta, o usuário poderá substituir os tipos de afastamentos citados por outros tipos válidos.

Seções

Onde são listadas as seções de acordo com a quebra informada.

Lembre-se: deve-se declarar a RAIS separadamente para cada CNPJ existente.

Eventos

Nas subpastas disponíveis deverá informar os eventos que foram utilizados para pagamento de: Gratificações – Rescisão, Saldo de Banco de Horas pagas em Rescisão, Horas Extras, Contribuições – Sindicato e Reajuste Coletivo.

Observação:

Os eventos aqui informados, quando lançados no mês de rescisão ou posteriormente (rescisão complementar),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com