TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estress Laboral

Artigo: Estress Laboral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  8.439 Palavras (34 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 34

Stress Laboral Refletido Na Qualidade De Vida No Trabalho

Enviado por NaluA, marco 2013 | 46 Páginas (11323 Palavras) | 1 Consultas |

4.51 12345 (1)

| Denunciar |

CLIQUE TRÊS VEZES PARA DAR BOA SORTE

Envie

0

ANALÚ MARTINS ARNHOLD

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A INFLUÊNCIA DO STRESS LABORAL

Projeto Tecnológico apresentado ao Curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Luterana do Brasil, como requisito parcial para a obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, sob orientação da Prof.ª Nair Angélica Comasseto Marchezan.

CARAZINHO 2011

1

ANALÚ MARTINS ARNHOLD

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A INFLUÊNCIA DO STRESS LABORAL

Projeto Tecnológico apresentado ao Curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Luterana do Brasil, Campus Carazinho, como requisito parcial para a obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, sob orientação da Prof.ª Nair Angélica Comasseto Marchezan.

BANCA EXAMINADORA

______________________________________________ Profª MSc. Nair Angélica Comasseto Marchezan - Orientadora Presidente

_____________________________________________ Mara Regina Viecili Primeiro integrante

______________________________________________ Fabíola Ruschel Segundo integrante

2

Dedico este trabalho aos meus pais, Elson e Leda, pelo empenho que sempre tiveram para conseguir dar-me a melhor educação possível, pela vida e pela formação moral que deram a mim. Ao meu namorado e companheiro, Marcos, pelas palavras de incentivo e de carinho em todos os momentos. Este trabalho é para vocês. Minha eterna e profunda gratidão por tudo. Amo muito vocês.

3

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar, agradeço a Deus por estar sempre iluminando meus caminhos, e por fazer com que mais este sonho se tornasse realidade. Aos meus pais Elson e Leda, o meu agradecimento pelo amor e dedicação, por todas as vezes que abdicaram das suas vontades pessoais e dos seus sonhos para pleitear os meus sonhos e as minhas vontades. Obrigada pelo apoio e o incentivo que sempre recebi de vocês, por acreditarem em mim e viabilizarem a busca desse objetivo. Ao meu namorado Marcos, amigo, parceiro e incentivador dos meus sonhos. Obrigado por estar sempre ao meu lado, pelo amor, carinho, incentivo e compreensão. A minha madrinha Elaine, e a minha querida amiga e companheira de todos os momentos Cristini, que sempre me incentivaram e estiveram do meu lado para o que eu precisasse. Agradeço a todos os meus professores pelo conhecimento que

proporcionaram no processo de formação profissional; em especial a minha orientadora Nair Angélica Comasseto Marchezan, pela dedicação, paciência, confiança, carinho, incentivo e pelo suporte dado desde o início desta caminhada. O meu muito obrigado também as professoras Rosane Hepp Ma e Margarete Maroso, pelas aulas maravilhosas que ambas propuseram não só a mim, mas a todos os seus alunos; com certeza o ensinamento de vocês será sempre lembrado por toda a minha vida. Dirijo igualmente meu reconhecimento e agradecimento a ULBRA, e também a Professora Mari Taietti, Coordenadora dos Cursos Tecnológicos, ULBRACarazinho. Aos meus colegas de faculdade, e meus amigos, em especial as minhas amigas Isabel, Tatiane, e Miriam, e Luiza que durante três anos de convívio acrescentaram conhecimento para minha formação. Obrigado por compartilharem momentos de alegria e de dificuldade, momentos especiais que serão eternos em minha memória e em meu coração. A empresa em que realizei a pesquisa, o meu muito obrigado pela compreensão e aceitação. A todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigado!

4

“... Nunca deixe que lhe digam Que não vale a pena acreditar no sonho que se tem ou que os seus planos nunca vão dar certo ou que você nunca vai ser alguém... Tem gente que machuca os outros Tem gente que não sabe amar Mas eu sei que um dia a gente aprende Se você quiser alguém em quem confiar Confie em si mesmo “Quem acredita sempre alcança...” (RENATO RUSSO – Mais uma vez)

5

LISTA DE TABELA

Tabela 1: Nível de stress dos colaboradores.........................................................

29

6

LISTA DE SIGLAS

CIEE – Centro de Integração Empresa Escola CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho LER – Lesão por esforço repetitivo QV – Qualidade de vida QVT – Qualidade de Vida no Trabalho RH – Recursos Humanos

7

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1: Gráfico da Faixa Etária......................................................................... Gráfico 2: Gráfico do Setor.................................................................................... Gráfico 3: Gráfico do Tempo de Empresa............................................................. Gráfico 4: Gráfico do Reconhecimento no Local de Trabalho............................... Gráfico 5 Gráfico do Ambiente Físico e das Condições de Trabalho.................... Gráfico 6: Gráfico da Segurança no Local de Trabalho........................................ Gráfico 7: Gráfico do Ritmo de Trabalho............................................................... Gráfico 8: Gráfico da Pressão ou Tensão no Local de Trabalho........................... Gráfico 9: Gráfico do Desfavorecimento no Local de Trabalho............................. Gráfico 10: Gráfico Superior Imediato................................................................... Gráfico 11:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.9 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com