TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: AS 22 CONSAGRADAS LEIS DO MARKETING

Por:   •  3/10/2018  •  Resenha  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  994 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

FUNDAMENTOS DO MARKETING

RESUMO E RESENHA CRÍTICA: AS 22 CONSAGRADAS LEIS DO MARKETING

 Emilly Rodrigues

Cuiabá

2018



EMILLY RODRIGUES

FUNDAMENTOS DO MARKETING

RESUMO E RESENHA CRÍTICA: AS 22 CONSAGRADAS LEIS DO MARKETING

Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos do Marketing, ministrada pelo Profº Flávio Prates, como avaliação parcial para conclusão do 2º semestre de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, na Universidade Federal de Mato Grosso.

Cuiabá

2018

RESUMO DO LIVRO

A LEI DA LIDERANÇA

Muito mais do que ser o melhor, a Lei da Liderança explica que uma marca/empresa precisa entrar primeiro na mente do cliente. Assim, o consumidor dificilmente trocará de produto, mesmo que o da concorrência seja de uma qualidade superior.

Ao se tornar a primeira marca, muitas vantagens acompanham esse sucesso como tornar o nome do seu produto genérico, como é o caso da Coca-Cola, Maizena, Cotonetes entre outras. Ninguém diz: “Vou comprar hastes flexíveis de algodão” e sim “vou comprar Cotonetes”. A marca vira o produto.

E também ter uma segmentação e ser o primeiro a criar algo novo para ela não quer dizer que fará sucesso, como é explanado no texto em que uma empresa criou o primeiro sorvete para cães, porém quem compra são os donos e a maioria entende que os cães não precisam de um sorvete especial. Mesmo que seja a primeira marca, muitas vezes ela chega muito tarde, acaba sendo uma ideia ruim.

A LEI DA CATEGORIA

Se por acaso não é o primeiro na sua categoria, seja o primeiro em uma nova categoria. Foque em encontrar o seu espaço no mercado. Se já existe um produto que seja o líder na sua categoria, crie outra, pois não terá concorrência. Pensar em coisas novas ao invés de insistir em algo que já está saturado. Parar de se preocupar com a marca e olhar para a categoria, promover ela e assim poderá aproveitar os benefícios da liderança.

A LEI DA MENTE

O principal para sua marca ser a primeira é fixa-la na mente das pessoas. Não há dinheiro investido no seu produto que possa mudar a mente do cliente depois que a opinião já está tomada. Não deixar o concorrente apresentar a ideia dele primeiro e ser sutil é algo que não está na lista de quem quer ser o primeiro. O consumidor precisa conhecer, comprar, amar a sua marca.

A LEI DA PERCEPÇÃO

Basicamente, as pessoas não compram um produto porque ele é realmente bom, melhor. Muitos se baseiam nas experiências de outros para sim utilizar tal produto. Às vezes, o produto pode até ser melhor ou igual ao da concorrência, porém a maneira que o consumidor percebe o seu produto vai decidir a sua reputação. Se para alguns a Honda é uma empresa que fabrica carros de qualidade, para outros ela não é tão boa em fabricar carros quanto é em fabricar motos.

A empresa precisa trabalhar com as percepções dos seus clientes, o que acham, sentem do seu produto. 

A LEI DO FOCO

A empresa precisa ser resumida em uma palavra que “grude” na mente das pessoas. Uma palavra que defina, represente. Focar em algo que seja simples e que vá direto ao ponto, sem complicações.

Depois que estabeleceu a palavra é preciso protegê-la no mercado e não perder o foco. Se a marca está associada em “juventude” pra que fabricar produtos que são para a terceira idade?

A LEI DA EXCLUSIVIDADE

Jamais use a palavra representativa da sua concorrente, pois ela já está consagrada e acabará promovendo ainda mais a outra empresa, além de muitas vezes pagarem caro por essa apropriação.

A LEI DA ESCADA

Há sempre uma hierarquia na mente do consumidor, ou seja, um tipo de “escada” onde cada degrau está uma das marcas e assim se classifica o melhor ao pior produto. E a mente do cliente só consegue lidar com sete degraus. E cada categoria, segmento tem uma escada.

É preciso conhecer em que degrau a marca está na mente do consumidor para poder efetuar um marketing de sucesso.

“Às vezes sua escada, ou categoria, é pequena demais. Talvez seja melhor ser um peixinho em uma lagoa grande, do que um peixão em uma lagoa pequena. Às vezes, é melhor ser nº 3 em uma escada grande do que nº 1 em uma escada pequena”.

 

A LEI DA DUALIDADE

No mercado, apenas duas marcas serão as que vão permanecer. É preciso tentar o primeiro lugar, mas como é muito difícil, então lute pelo segundo. E se não está em nenhum desses lugares, é bem provável que o terceiro e quarto lugar estejam destinados a fecharem.

 

A LEI DO OPOSTO

Não tente ser melhor, tente ser diferente. Se estiver no segundo degrau e pretende subir, estude seu concorrente. Analise a essência dele e apresente ao cliente algo diferenciado.

Pode haver dois tipos de pessoas: as que querem comprar do líder e as que não querem comprar do líder. Aproveite esse segundo grupo para apresentar o diferente e alavancar sua marca.

 

A LEI DA DIVISÃO

A categoria pode se dividir para que tenha mais abrangência no mercado. Essas divisões vão se aperfeiçoando com novos conceitos para o consumidor e assim, futuramente se tornam uma nova categoria e assim sucessivamente.

Mas, é preciso estar preparado para passar algum tempo esperando para então as coisas começarem a andar e então se fixar na mente das pessoas.

 

A LEI DA PERSPECTIVA

O plano de marketing age de diferentes maneiras. Às vezes, o sucesso vem à curto prazo, outros a longo prazo. Quando se faz uma liquidação, a venda aumenta os negócios à curto prazo, mas a longo prazo, essa liquidação acaba por diminuírem os negócios já que os clientes não vão querer comprar mais pelo preço normal. É preciso tomar bastante cuidado para não colocar sua empresa em risco de uma falência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com