TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO TEXTO “MIOPIA EM MARKETING”

Por:   •  1/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA DO TEXTO “MIOPIA EM MARKETING”

Theodore Levitt

No texto “Miopia em Marketing” escrito por Theodore Levitt, nos é mostrado através de inúmeros exemplos o perigo que as grandes organizações correm ao voltarem seus olhos somente ao produto que produzem e não para o que o mercado consumidor, no caso os clientes necessitam ou querem. Segundo o autor, para que uma empresa consiga ganhar espaço e se manter firme e forte no mercado, ela precisa necessariamente entender quais são as necessidades e desejos de seus clientes e não somente focar em um único produto central, só por que ele está dando certo ou vendendo bem.

Como forma de entendimento a essa ideia, logo no início ele já nos mostra como exemplo a história das empresas de ferrovias e de Hollywood. As quais tiveram seu crescimento ameaçado, não devido à concorrência com outras empresas, mas sim porque em ambos os casos os administradores não souberam entender e produzir aquilo que seus clientes desejavam, o que no caso era um transporte de qualidade e uma fonte de entretenimento barata e de fácil acesso, focando somente em produzir mais estradas férreas e no cinema ao invés de procurar barretear as passagem, tornar mais rápido a locomoção de seus clientes ampliar e trabalhar na maneira de entreter o seu público, respectivamente.

Outro ponto levantado pelo autor, é o de que não adianta você focar somente em um produto só porque no momento ele é uma referência no mercado e traz sucesso à sua marca. Para explicar isso ele usa diversos exemplos, sendo um o caso das empresas que faziam lavagem a seco, onde então nos é mostrado que não adianta uma empresa ser referência em lavagens a seco se hoje em dia as pessoas não usam mais roupas que necessitam desse tipo de serviço. Em resumo nessa parte do texto ele quis nos mostrar que pouco adianta você ser conceituado em um segmento de atuação se não souber aproveitar e/ou explorar as oportunidades geradas pela demanda de seus clientes, que é em outras palavras é a fonte de estabilidade para a sua marca.

Contudo, vale frisar que além de ser necessário saber aproveitar e/ou explorar as oportunidades geradas pela demanda, também é importante que as empresas evitem a falha de verem seu negócio somente a curto prazo, como por exemplo o caso do milionário de Boston que por sua falta de visão do futuro deixou sua família completamente pobre simplesmente pelo fato de investir toda sua fortuna em bondes, que na época eram a sensação do momento e estavam em plena expansão, mas que com o tempo perderam espaço no mercado devido ao  surgimento e implantação de outros meios de transporte.

Para Levitt, o comportamento de focar somente no produto é a principal causa do revés e destruição de inúmeras empresas, isso porque é possível verificar um padrão de comportamento na maioria dos casos. Para ele esse comportamento é chamado de “ciclo auto-ilusório”. Esse comportamento basicamente é determinado por quatro condições que são: a crença de que o desenvolvimento é assegurado por uma população que esta em crescimento, a crença de que não há substituto que possa concorrer com o principal produto da indústria, fé exagerada na produção em massa e nas vantagens na queda rápida dos custos unitários, à medida que aumenta a produção, e a preocupação com o produto que se presta à experimentação científica cuidadosamente controlada, ao aperfeiçoamento e à redução dos custos de fabricação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com