TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO: POSICIONAMENTO - A BATALHA PELA SUA MENTE

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 7

RESENHA DO DOS CAPITULOS 1 E 2 DO LIVRO “POSICIONAMENTO  - A BATALHA PELA SUA MENTE”.

INTRODUÇÃO

No livro Posicionamento – A batalha pela sua mente, mostra que Posicionamento é um conceito desenvolvido pelos autores que revolucionou a forma pela qual produto, e não sós produtos, são promovidos. Posicionamento tornou-se uma palavra popular entre os profissionais de propaganda, vendas e marketing, em todo o mundo.

Posicionamento é o conceito que mudou a natureza da propaganda. É o primeiro sistema de pensamento que enfrenta, para valer, o difícil problema de se fazer ouvir em todas as sociedades, saturadas de comunicação. Somos uma sociedade cada vez mais imersa em comunicação, um verdadeiro dilúvio; no entanto, cada vez mais falamos mais escutamos menos.

O livro foi escrito sobre uma nova abordagem à comunicação, chamado posicionamento, pois hoje enfrentamos problemas de comunicação que do ponto de vista do receptor deixa muito a desejar em todas as áreas da vida das pessoas. Desta forma a propaganda em sua maior parte tornou-se indesejável e desagradável. Hoje o que vale são comparativos, não superlativos. Os profissionais gastam tempo e dinheiro procurando posições ou buracos no mercado.

 Posicionamento é um conceito que mudou a natureza da propaganda, um conceito tão simples, que as pessoas têm dificuldade em compreender a sua força.

O posicionamento começa com o produto. Uma peça de “merchandising”, um serviço, uma empresa, uma instituição, ou mesmo uma pessoa. Mas não é o que você faz com o produto, é o que você faz na mente do cliente em perpecstiva. Ou seja, você posiciona o produto na mente do comprador em potencial. Ele é o primeiro sistema de pensamento que enfrenta, pra valer, o difícil problema de se fazer ouvir nesta nossa sociedade satura de comunicação.

O livro fala que qualquer pessoa pode utilizar a estratégia de posicionamento para ir em frente no jogo da vida. Ele mudou o jeito de lidar com o jogo da propaganda em nossos dias. E se a empresa não compreender e não usar os seus princípios, os seus concorrentes o farão.

DESENVOLVIMENTO

Afinal de contas, o que vem a ser posicionamento? Os nos capítulos 1 e 2 do livro os autores Al Ries e Jac Trout do Livro Posicionamento - uma batalha pela sua mente - mostra que criar alguma coisa que não exista na mente está se tornando cada vez mais difícil. Desta forma o “approach” básico do posicionamento não é criar alguma coisa de novo e diferente, mas manipular o que está lá dentro da mente, e realinhavar as conexões que já existem.

Segundo os autores do livro “Tudo que você gostaria de saber sobre propaganda e ninguém teve coragem de explicar da Editora Atlas” Al Ries e Jack Trout procuraram explicar a partir de historias recentes da propagada porque muitas empresas fracassaram na tentativa de entrar no mercado, mostrando que na década de 50, a propaganda encontrava-se “na era do produto” era o tempo em que todas as campanhas em geral focalizam a atenção do consumidor nos atributos do produto, bem como benefícios que esses atributos proporcionavam a ele. A exemplo disto no Brasil temos a Bom-Bril e suas mil e uma utilidades. E, com efeito, de imitação muitas empresas entraram com a mesma abordagem. Na década de 60 significou que mais do que qualquer a imagem da empresa seu conceito eram a variável mais importante para o consumidor e isto para a venda de um produto. Significou seu desempenho e sua característica. A exemplo tivemos a Aspirina Bayer e se é Bayer é bom ou Mercedez-Benz, a sua boa estrela.

Porém nos capítulos 1 e 2 do livro Posicionamento fala que o mercado hoje não reage mais às estratégias que deram certo no passado. Há produtos demais. Empresas demais. Barulho demais no “marketing”.

Os autores dizem, que a sociedade esta saturada de comunicação. Portanto, falar do impacto de sua propaganda é superestimar a efetividade potencial de sua mensagem. Nesta selva de comunicação a única esperança consiste em ser seletivo, concentrar as verbas em objetivos bem-delimitados. Segmentar em fim, numa palavra posicionamento.

Segundo David Ogilvy, do Livro Confissões de um Publicitário – Os resultados da propaganda dependem menos de como ela é escrita, do que como ela é posicionada.

 Por isso os autores falam também, que para se defender do volume de comunicação diária, a mente filtra e rejeita muita informação que lhe chega. De uma forma geral, a mente só aceita aquilo que de certa forma coincide com o seu conhecimento a sua experiência anterior. Milhões de dólares são desperdiçado na tentativa de mudar a mente através da propaganda. Sendo que uma vez que a mente esteja formada, é quase impossível modifica-l. Mudar a mente é o caminho certo para o desastre na propaganda diz os autores Al Ries e Jack Trout. Portanto a única defesa que uma pessoa tem nesta sociedade saturada de comunicação é uma mente que seja capaz de simplificar consideravelmente as coisas. Os autores dizem também que a mente é uma esponja encharcada que só pode se embeber de mais informação livrando-se da que já tem. E destaca que a melhor abordagem das empresas para viver nesta nossa sociedade é simplificar a mensagem da melhor forma possível. Quem vive da comunicação sabe que tem que simplificar ao máximo para causar a impressão que perdure. Seja qual for o produto a mensagem tem que ser concentrada nas percepções do cliente em potencial.

Nestes capítulos cita também o assalto a mente que é todas as formas e meios de comunicação e acontece de várias maneiras diferentes. Desta forma há uma confusão de tráfego nos postos de pedágio da mente. Ao menos que a empresa esteja pronta para posicionar-se em longo prazo ela não terá chance de dar a primeira impressão.Os autores dão exemplo disto da Chevrolet que é um dos produtos mais fortemente anunciados no mundo. E ele pergunta o que é que sabemos sobre o Chevrolet? Sobre os motores, os sistemas de transmissão, os pneus, os estofamentos, o câmbio do Chevrolet? A direção, os faróis, os freios?Sobre a diferença entre eles?

Ele diz que a explosão da mídia é o número de veículo de comunicação. Como Televisão de cabo e paga, rádio AM e FM, cartazes, jornais, matutinos, vespertinos, diários, semanais e dominicais.Revistas de massa, seletiva, técnica, de negócios fora ônibus, caminhões, cartazes, táxis etc tudo pode carregar uma mensagem do patrocinador. Não duvida da capacidade financeira do anunciante de temperar essas porções, mas existem fundadas dúvidas quanto a capacidade do consumidor de engoli-las. A explosão do produto é a quantidade de produtos que inventam para cuidar das necessidades físicas e mentais das pessoas. Eles citam que os cientistas descobriram que as pessoas são capazes de receber apenas uma quantidade limitada de sensações. Além de um certo ponto dá um branco no cérebro e ele para de funcionar normalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com