TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL COMO UM INSTRUMENTO PARA A GESTÃO DE NEGÓCIOS DO SÉCULO XXI

Projeto de pesquisa: RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL COMO UM INSTRUMENTO PARA A GESTÃO DE NEGÓCIOS DO SÉCULO XXI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL UNIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

TECNOLOGIA EM MARKETING

A RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA GESTÃO EMPRESARIAL DO SÉCULO XXI.

. Projeto Interdisciplinar aplicado Marketing _II (Prointer¬_II)

.

Tutor Presencial: Polyana Carvalho

Nome: Daniel Junior R.A: 9904016478

Nome: Samuel Busa Mota R.A: 990400811

Nome: Saulo Cardoso R.A: 8526917935

Nome: Sílvio de Freitas R.A: 8529956622

Ribeirão Preto, 17 de Outubro de 2014

INTRODUÇÃO

O conceito de responsabilidade este diretamente relacionado à maturidade com que cada individuo estabelece sua postura. Ela pode determinar de que maneira uma pessoa age em determinada situação e pode resultar no fracasso ou sucesso do individuo ou em alguns casos, os resultados de uma empresa.

Dentro do ambiente comercial e empresarial, a responsabilidade esta determinada com base nas prioridades estabelecidas pelos diretores ou proprietários. Esta responsabilidade vai determinar com quais ferramentas os lideres da empresa irão conduzir as negociações e as dificuldades que o dia a dia pode apresentar. Podemos nos deparar com uma empresa que se preocupa diretamente com o lucro obtido e despreza os investimentos necessários a sua volta, ela não dispõe como meta observar cuidados com os clientes, fornecedores, funcionários e até mesmo investimentos sociais. Numa outra ótica, existe a empresa com responsabilidade sócia econômica, e esta se divide entre os lucros e a responsabilidade com o ambiente que a cerca, se preocupa e tenta se aproximar dos clientes intensifica os benefícios aos funcionários e apoia o social.

Neste trabalho iremos abordar os dois conceitos de responsabilidade social e os resultados que estas práticas oferecem, bem como sua real intenção no ambiente comercial.

Ribeirão Preto 2014

2014 SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

CONCEITO...................................................................................................................4

1. ANALISE DOS PILARES 5

2. MEIO AMBIENTE.....................................................................................................5

3.TECNOLOGIA DE GESTÃO ......7

4.CONCLUSAO...........................................................................................................8

5.BIBLIOGRAFIA ......9

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA GESTÃO EMPRESARIAL DO SÉCULO XXI.

“O conceito teórico de responsabilidade social originou-se na década de 1950, quando a literatura formal sobre responsabilidade social corporativa aparece nos Estados Unidos e na Europa. A preocupação dos pesquisadores daquela década era com a excessiva autonomia dos negócios e o poder destes na sociedade, sem a devida responsabilidade pelas consequências negativas de suas atividades, como a degradação ambiental, a exploração do trabalho, o abuso econômico e a concorrência desleal. Para compensar os impactos negativos da atuação das empresas, empresários se envolveram em atividades sociais para beneficiar a comunidade, fora do âmbito dos negócios das empresas, como uma obrigação moral.” (apud Fernanda Gabriela Borger)

O Grupo INOXEL necessitando de reestruturações tendo como base as premissas nas RSE, essas ações devem seguir esse preceito para que haja o menor impacto possível à sociedade local o menor impacto aos colaboradores.

Segundo Correia (2008), responsabilidades sociais são as obrigações dos homens em adotar em suas negociações, posturas compatíveis com os fins e valores de nossa sociedade . E nesse sentido toda a Diretoria da INOXEL deve ser orientada a promover as ações necessárias para a reversão do quadro insatisfatório dos indicadores de qualidade da empresa.

Diferente do conceito de Friedem (2007) que em sua percepção clássica da economia, de que os resultados financeiros se sobrepõem aos sociais, objetivando sem a maior lucratividade sem o respeito aos colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade.

Em razão do conceito de Paul Samuelson (2000) em que seu ponto de vista é voltado para uma economia sócio responsável, onde não se visa exclusivamente o lucro, mas, contempla a preocupação com o meio onde as empresas estão inseridas, estendendo-se a preocupação não apenas aos colaboradores, para Paul Samuelson as empresas devem estar contextualizadas com a sociedade e suas diversidades.

A Diretoria da INOXEL foi orientada a utilizar como métricas de avaliações os indicativos do Instituto Ethos o qual, define sete pilares para uma empresa sócia responsável, sendo:

1- Valores,

2- Transparência e Governância,

3- Público Interno,

4- Meio Ambiente,

5- Fornecedores e Clientes

6- Comunidade

7- Governo e Sociedade

MEIO AMBIENTE:

O Grupo INOXEL deverá ter a preocupação cada vez mais presente com o impacto ambiental das práticas cotidianas, esse tópico tem gerado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com