TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Monografias: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 6

Nós estamos diante de um modelo falido de civilização. Diante da eminência de efeitos danosos à economia mundial, fica evidente que estruturas empresariais, sociais e políticas terão que se adaptar para uma economia dentro dos parâmetros da sustentabilidade. Os seres humanos encontram-se atualmente em um estágio em que as ações humanas conflitam com obrigações e direitos.

Os problemas ambientais atuais nos grandes centros urbanos seriam amenizados se implantassem programas escolares de aplicação pratica que trabalhe o tema ecologia/qualidade de vida, como reutilização dos recursos naturais, reciclagem, com postagem do lixo, aterros sanitários ecológicos, plantio e espécies ameaçadas de arvores, equilíbrio ambiental, gases e o efeito estufa, isso trabalharia a consciência das crianças para que elas se tornem adultos ecologicamente responsáveis, nas suas profissões, empresas e família já que os adultos de hoje nada fazem.

Não sabemos o que vai acontecer, nem se o modelo de desenvolvimento continuara o mesmo e como será que os grupos econômicos irão administrar os recursos naturais. Tornou evidente a divergência de opiniões entre os países sobre o grau de suas responsabilidades. Os problemas são multinacionais, divergências resolvidas em negociações, riscos ambientais não afetam a todos igualmente. Apesar de muita discussão pouco se faz.

Poucos sabem sobre a Educação Ambiental que já é lei no país. Política Nacional de Educação Ambiental a qual reza que todos os níveis de ensino e da comunidade em geral têm direito à educação ambiental e que os meios de comunicação devem colaborar para a disseminação dessas informações. Até o momento pouco foi implantado nessa área. Embora ainda não muito familiarizados com a consciência ecológica, os brasileiros se mostram dispostos a colaborar.

Para que os danos ambientais não atinjam maiores proporções, ou seja, danos irreversíveis serão indispensáveis neste século que todos os povos se unam. A educação ambiental será absolutamente necessária para conscientizar a sociedade e, com isso, obter a participação mais ativa da mesma.

Cremos que é necessário sempre contarmos com uma política eficaz de controle de controle de impactos ambientais em nossa cidade e sempre precisamos através da boa relação de todos os setores da sociedade as melhores formas de integração do meio ambiente e desenvolvimento.

Deveríamos conscientizar sobre o nosso comportamento com a água que dispomos e que facilmente a desperdiçamos, nos perdendo do valor que ela merece e da consciência da proximidade de sua falta. A maior parte do que é necessária a água doce esta congelada ou no subsolo. A água é de grande importância à vida e a economia. A quantidade de água por pessoas caiu, causa escassez o aumento da população e irrigação desertificada e poluição das fontes. Com a poluição a população tem problemas de saúde levando às vezes até a morte, com casos de diarréia e malaria. Pequenas ações conscientes podem fazer a diferença, economizando a água da torneira, ou do chuveiro, estão ligadas diretamente, as ações das pessoas em seu dia a dia, ou seja, em casa ou no trabalho. Essas ações como terem cuidado que a torneira não fique pingando, desligar a torneira ao escovar os dentes, lavar a louça é exemplo de ajudar o meio ambiente e com economia no final do mês.

O tratamento de águas residuarias é realizado por meio de operações físicas unitárias e processos químicos e biológicos, que são agrupados de forma a compor o sistema, cujo nível de tratamento dependerá do conjunto adotado, nos quais predomina a aplicação de processos físicos, como gradeamento, mistura, sedimentação, flotação e filtração. Já os processos químicos são métodos de tratamento em que a remoção ou conversão dos poluentes se faz pela adição de produtos químicos ou outras reações.

Com as medidas de saneamento básico, garantimos melhores condições de saúde para as pessoas, alguns procedimentos que podem ser tomado é canalização, tratamento de esgotos, tratamento da água, limpeza publica de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos em aterros sanitários básicos, com essas medidas evita contaminações e garante a preservação do meio ambiente. Existem quatro graus de tratamento que remove determinados tipos de poluentes, eles são o tratamento preliminar, que remove sólidos grosseiros e areia; tratamento primário que remove a matéria orgânica; tratamento secundário que remove matéria orgânica e nutrientes nitrogênios e fósforos; tratamento terciário aquele que remove nutrientes, nitrogênio e fósforo, organismo patogênicos e poluentes específicos, compostos tóxicos, não biodegradáveis etc.

Ser eficaz no saneamento básico, ira reduzir custo na saúde e os índices de mortalidade.

A escola é conseqüentemente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com