TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DE LIVRO

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

Segundo _______________________, o consumidor é a essência do marketing, da administração mercadológica, e a fórmula essencial para o sucesso de qualquer negócio. Para atender as necessidades e desejos dos consumidores através dos produtos e serviços, é imprenscindível que se faça um estudo profundo sobre o comportamento das pessoas, hábitos e motivações na hora da compra, este estudo denominado então, Comportamento do Consumidor. Porém, entender com tanto afinco esses comportamentos não é tarefa fácil de se concluir. O ser humano possui uma gama muito complexa de pensamentos e influenciadores externos/internos em demasia, o que faz com que o profissional de marketing tenha um grande desafio pela frente.

"O consumidor é rei", está escrito em um ditado popular. Tudo que as empresas fazem giram em torno dele, e sem ele não há razões para a empresa existir, afirmam _________________________. Apesar da base principal do marketing ser a troca, entende-se que todo o processo do comportamento do consumidor é de suma importância para a conquista e manutenção dos clientes, isso é, desde o desejo/necessidade, seleção até a compra e uso do produto ou serviço. O estudo do comportamento do consumidor tem como objetivo pontuar o por que compram, onde, como e com que frequencia.

Em seu livro, ________________________________ comparam o consumidor com um Iceberg. Essa comparação tem base no fato de que como os Icebergs, a primeira vista os consumidores não podem ser entendidos em seu todo, e sim apenas uma pequena parte. Sem uma análise real do comportamento, podemos ver apenas a ação do consumidor. Somente estudando profundamente, consegue-se entender os motivos, sentimentos e demais fatores que levaram àquela ação.

Para resultados eficazes, não basta apenas estudar o consumidor. É preciso saber aplicar os resultados através do marketing. Philip Kotler (2000) define o marketing como o ponto essencial para atingir os objetivos da empresa, através da determinação e suprimento dos desejos e necessidades do público-alvo, fazendo isso de maneira mais eficaz e satisfatoriamete que a sua concorrência. Sendo uma ciência recente, a evolução do marketing pode ser colocada nos seguintes pontos: Orientação do produto; Orientação de vendas; Orientação de marketing; Orientação de marketing societal; Orientação de marketing de relacionamento.

A orientação do produto é a fase em que a organização dentro de suas capacidades, colocavam toda a sua força para produzir a quantidade necessária para suprir a nova demanda do mercado, que cresceu bruscamente na revolução industrial. Com a crise econômica de 1929, o período passou para orientação de vendas. Uma vez produzidos, os produtos ficavam parados nas prateleiras, e o foco se virou para o aumento das vendas, empurrando o produto para que eles saíssem de qualquer maneira. Em meados dos anos 50, surge uma nova fase: Orientação de marketing. Como conhecemos hoje, focava e ainda foca no desenvolvimento de inovações e variedades de produtos para atender a demanda do mercado. No final dos anos 70, uma nova tendência surge no mundo: A preocupação com o meio ambiente. Começa então a era da orientação de marketing societal: Não era necessário apenas produzir e vender os produtos a qualquer custo. Era necessária também a preocupação com o meio ambiente, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com