TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencial

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo .. (2009) os consumidores assumem várias formas, desde uma criança até um idoso. O comportamento do consumidor enfatiza a relação e interação do mesmo com o produto, é um processo dinâmico onde, não se trata apenas de quando o consumidor adquire um produto ou serviço, mas do momento em que ele pensa em obter aquele produto ou serviço, ou seja, manter uma ligação com o cliente antes mesmo da escolha do produto. Assim o conhecimento sobre seu consumidor é de total importância para a empresa, pois desta forma terá um plano de marketing bem sucedido.

Rennó (2009), também ressalta a importância em monitorar os desejos e gostos de seu consumidor, e agrega essa importância ao crescimento do mercado e a competitividade entre as empresas que, buscam alternativas para sobreviverem no mercado a fora. Por isso, as empresas estão em busca da satisfação das necessidades desses consumidores e suas preferências, para que desta forma este estudo sirva para a utilização e aplicação de um novo nicho.

Schweriner (2006) segue a mesma linha de raciocínio de Rennó (2009), onde ele enfatiza que todo e qualquer produto representa mais do que a necessidade humana, na verdade, representam os desejos, a satisfação e a realização dos consumidores, na qual estes produtos são comprados com finalidades únicas, preencher um vazio, ou seja, podendo ser adquirido para suprir uma expectativa.

Para Solomon (2011), o comportamento do consumidor é muito mais do que o estudo de comportamento de uma pessoa em si, mas sim de um todo, vários grupos sociais. Representa as ações que as pessoas irão praticar no sentido de adquirir um produto ou serviço, analisando sempre o antes e o depois da obtenção do mesmo.

Limeira (2007) acredita que, estas ações e reações decorrem também de vários aspectos e estímulos, como por exemplo o marketing que, querendo ou não influência de uma certa forma, não somente no ato de adquirir um produto, mas como antes mesmo de ir até um estabelecimento fazer a compra do mesmo. Ele completa seu trabalho dizendo que, não existe apenas a influência do marketing, mas como também da sociedade, do ambiente, da necessidade, enfim são fatores que levam o consumidor a memorizar aquela empresa ou produto em seu mente, deixando sempre em evidencia na hora da compra.

Na definição de Boone & Kurtz (1998), o comportamento do consumidor pode ser definido de outra maneira, pois ele pode ser visto como um processo de decisão, onde o ato da compra deixa de ser o centro deste estudo e passa a ser apenas uma ponta deste processo. Boone & Kurtz ressaltam que, o comportamento do consumidor é a somatória de todas as ações praticadas diretamente que estejam envolvidas no processo de obter, consumir e dispor destes produtos.

Segundo Czinkota (2001) existem três etapas de ações de compra: identificação da escolha, intenção de compra e implementação da compra; ou seja, nesta etapa o consumidor pode adquirir o produto por diversas formas, seja ela pelo preço promocional, ou desistir do mesmo pela consciência de que a compra não é necessária.

Já para Mowen (2002), o processo de decisão de compra muda em função da abordagem de seus consumidores, e do alto envolvimento de avaliação dos mesmos na hora da decisão de adquirir um produto ou serviço.

Seguindo a mesma linha de raciocínio de Czinkota (2001), Kotler (2000) cita em seu trabalho não apenas três ações como Czinkota (2001), mas como cinco estágios do processo de decisão de compra, como o reconhecimento do problema, a busca de informações, a avaliação de alternativas, a decisão de compra e o comportamento pós-compra. Ele ressalta que, o comportamento pós-compra decorre da experiência de seu consumidor com o produto, pois é através disto que o produto passará a ser lembrado pelo consumidor caso sua experiência seja ótima em relação aos outros concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com