TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencial Teorico Plano De Marketing De Serviço

Exames: Referencial Teorico Plano De Marketing De Serviço. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 4

1- REFERENCIAL TEORICO

1. PLANO DE MARKETING

Com o advento da revolução industrial, o mercado consumidor se deparou com uma gama crescente de produtos oferecidos pela indústria. Consequentemente com o progressivo aumento da oferta, os consumidores se tornaram muito exigentes. No cenário atual, temos de um lado as organizações prestando os melhores serviços e oferecendo os melhores produtos e do outro lado os clientes sendo "disputados" pelas empresas. Em vista dessa nova conjuntura as organizações devem fazer planejamento estratégico, de marketing e de negócios, visando competitividade no mercado. Las Casas (2001, p. 21) afirma que: "Em principio, quanto mais complexo e incerto for o mercado maior a necessidade de um plano de marketing".

O plano de marketing é uma ferramenta estratégica competitiva, que nos permite traçar objetivos e metas a serem alcançadas em determinado período. Las casas (2001) afirma que o plano de marketing estabelece as estratégias do composto de marketing alinhado com o plano estratégico da empresa. Assim, é possivel identificar o que deveria ser feito em condições semelhantes para que os resultados se repetissem ou fosse evitados.

O plano de marketing é composto pela analise ambiental: ameaças e oportunidades, analise de pontos fortes e fracos, os objetivos, a estratégia de marketing, estratégia do composto e pelo plano de ação.

2. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A tecnologia da informação é o conjunto de recursos tecnológicos inter-relacionados com um objetivo em comum. De acordo Laudon (2004), um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando junto para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informação com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em empresas. Com a implementação da TI há uma melhoria nos processo uma vez que, a informação é unificada. De acordo Laudon e Laudon (2004), as rápidas mudanças na tecnologia proporcionam novas ferramentas de produtividade aos empregados, que devem ser capacitados frequentemente para utilizar, de forma efetiva, os recursos e benefícios dessas ferramentas.

A TI é uma necessidade para as organizações, pois somente com um gerenciamento e um processamento efetivo das informações é possível ter uma ferramenta competitiva. Laudon e Laudon (2004), afirma que: todas as organizações, independente de seu porte ou segmento, utilizam a TI para realizar seus negócios eletronicamente, buscando novos patamares de eficiência e competitividade.

3. A ÁREA DE SERVIÇOS

O setor de serviços, também conhecido como setor terciário, tem como característica principal a intangibilidade, no qual representa a agregação de valor a um determinado produto.

O setor de serviços vem desempenhando um importante e crescente papel no emprego e nas transações econômicas gerais, tanto como atividade principal quanto como fornecedora de insumos ao setor industrial e agrícola, destacando-se o seu peso nas transações comerciais internacionais e na captação de investimentos externos diretos (CHESNAIS, 1996; MELO et al, 1998; CANUTO et al, 2003).

Este crescimento do setor terciário advém de diversos fatores, dentre eles podemos citar:

A diversidade e complexidade da atividade econômica: Os serviços financeiros, administrativos e de seguros, a cada dia a demanda desses serviços aumentam.

• O novo cenário sócio demográfico: A inserção da mulher no mercado de trabalho e o envelhecimento da população. A demanda por serviços de lavanderia, creche, serviços de beleza, etc. aumentaram assustadoramente nesse novo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com