TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reinaldo Junior

Pesquisas Acadêmicas: Reinaldo Junior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 5

PLANO DE TRABALHO PARA DEPARTAMENTO DE PESSOAL

Ter conhecimento dos negócios da empresa, missão, visão e valores são necessidades de todos os colaboradores, em especial daqueles que atuam no setor de Recursos Humanos. Para melhor desempenho de sua função, "vestir a camisa" e sentir-se pertencente ao negócio, todos os funcionários devem conhecer os objetivos de sua empresa e assim integrar-se ao meio e em concordância com as metas da organização. A comunicação dentro da empresa deve ser clara e objetiva, transmitida pelos seus líderes e acompanhada de perto pelo setor de recursos humanos. Os profissionais de recursos humanos devem posicionar-se na organização, atuando de forma estratégica. Quando se conhece a estratégia do negócio, é possível acompanhar e monitorar a comunicação dentro da empresa, tomando decisões e realizando ações em todos os subsistemas, alinhados à estratégia empresarial.

E primordial que a área de recursos humanos tenha acesso às informações estratégicas da empresa, e possa participar ativamente deste processo de planejamento. Agir de forma estratégica é ter abertura para participar das reuniões de diretoria, não apenas como um ouvinte, mas como alguém que vai entender e poder colaborar para o desenvolvimento e alcance dos objetivos organizacionais.

Através dos norteadores estratégicos da organização, é possível recrutar e selecionar pessoas de acordo com os valores da empresa, desenvolver e aplicar programas de treinamento baseados nas estratégias organizacionais, manter e gerenciar a cultura e o clima organizacional e elaborar planos de remuneração dentro do perfil estratégico da empresa. Também é possível desenvolver programas de comunicação interna conforme as "regras", de maneira que as informações possam fluir sistematicamente e dentro dos padrões e valores da empresa.

Para que a área de recursos humanos seja o que hoje chamamos de RH estratégico, os profissionais que atuam nesta área precisam desenvolver e possuir diversas habilidades e atitudes que irão auxiliar a sua inclusão no nível estratégico das organizações. É necessário ter uma excelente capacidade de comunicação e atitude de posicionamento dentro da empresa, de maneira que consiga ter acesso e possa participar de forma efetiva das decisões estratégicas do negócio. É preciso agir, saber negociar, liderar e ter uma capacidade de ver o negócio de maneira global, a chamada visão sistêmica, sem a necessidade de esperar um convite da diretoria para participar deste processo. Saber expor o seu ponto de vista, a sua importância dentro da empresa é um fator determinante, desta forma os profissionais de recursos humanos poderão ter a oportunidade de participar, conhecer melhor as outras áreas da organização, apresentar seus projetos conforme os objetivos e assim poder programar e apresentar os resultados da sua área para a empresa.

Iniciativa, conhecimento e negociação: essas são as principais competências que deverão ser desenvolvidas nos profissionais de recursos humanos. É necessário compreender muitas vezes, inclusive, conceitos de outras áreas, como por exemplo: marketing, finanças e logística. Podendo entender a linguagem dos demais setores de uma empresa, será mais fácil entender o que eles dizem, propõem e assim poder argumentar as suas necessidades e sugestões de maneira mais fácil. Ser estratégico é posicionar-se de maneira coerente e participativa, podendo integrar as áreas e proporcionar o melhor para os colaboradores da organização, buscando aperfeiçoar resultados através das pessoas.

2. PRINCIPAIS ATIVIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

2.1 Contratação:

Aumento de quadro;

Substituição de funcionário.

2.2 Tipos de contratação:

Efetivo do quadro;

Estagiário;

Terceirizado - contratado através de empresa provedora de mão de obra.

2.3 Recrutamento e Seleção

Durante o processo de recrutamento todos os objetivos da empresa são apresentados aos candidatos, eles podem esclarecer todas as dúvidas relacionadas à empresa e ao cargo almejado. É realizado processo de triagem dos currículos recebidos analisando os Pré-requisitos estabelecidos para o cargo. Nesta fase apenas os currículos selecionados serão submetidos as demais avaliações;

Entrevista inicial – observa-se a Carteira Profissional e o histórico do candidato em relação aos empregos anteriores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com