TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo 4 Questões Para Revisão E Estudo De Caso Teorias Da Administração Reinaldo Silva

Ensaios: Capítulo 4 Questões Para Revisão E Estudo De Caso Teorias Da Administração Reinaldo Silva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  2.251 Visualizações

Página 1 de 5

Capítulo 4

Questões para revisão

1 – Na fábrica em que trabalhava, Taylor estimou que a produção de cada operário era somente um terço do que poderia ser, chamando esta restrição de produção de ‘vadiagem sistemática’. Em sua opinião, isso ocorria porque: os próprios trabalhadores acreditavam que, trabalhando mais depressa, fariam com que grande número de outras trabalhadores perdesse o emprego; além de que os sistemas administrativos ‘defeituosos’ da época forçavam os operários a trabalhar mais lentamente, para proteger seus próprios interesses; e porque os métodos de trabalho empíricos vinham passando de uma geração para outra de trabalhadores (‘regra do polegar’).

2 – Na Administração de oficinas, Taylor afirmou que: o objetivo de uma boa administração era pagar altos salários e ter baixos custos de produção; a administração devia aplicar métodos científicos de pesquisa e experimento, a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados para o controle das operações de produção; os empregados tinham de ser cientificamente colocados em postos em que os materiais e as condições de trabalho fossem cientificamente selecionados, para que as normas pudessem ser cumpridas; os empregados deviam ser cientificamente treinados para desenvolver aptidões e, portanto, executar uma tarefa de modo a cumprir a produção normal; a alta administração devia desenvolver uma atmosfera de cooperação para com os trabalhadores, de modo a garantir um ambiente que possibilitasse a aplicação dos outros aspectos mencionados.

3 – Através do conceito de administração funcional, proposto por Taylor, a tarefa de supervisão, por exemplo, deveria ser subdividida entre os vários supervisores especializados (especialistas em suas atividades), responsáveis pelo controle de diversos aspectos do trabalho. Essa ideia foi criada ainda com o objetivo de eliminar todos os elementos estranhos para que a atenção estivesse concentrada na tarefa essencial.

4 – Existem quatro princípios básicos da administração científica, propostos por Taylor. São eles: 1 – desenvolvimento de um método científico para o trabalho dos operários, o que substituiria o velho método da ‘regra do polegar’ (empirismo no processo); 2 – estabelecimento de processo científico de seleção e treinamento do operário, para evitar a escolha do trabalho sem critério, e o autotreinamento; 3 – cooperação entre as gerências e os operários, de modo a garantir que o trabalho fosse feito de acordo com os princípios científicos desenvolvidos; 4 – divisão do trabalho dos operários em função da sua especialização, para a implementação da cooperação (eficiência) no processo de produção.

5 – O Princípio da exceção é um dos mais importantes da administração científica de Taylor, pelo qual a administração deveria se concentrar nas tarefas estratégicas e de grande importância, deixando as padronizadas e de rotina para o pessoal operacional, ou seja, tudo o que ocorrer na ‘área de normalidade’ não deverá ser objeto de preocupação da alta administração.

6 – Para Taylor, as principais características da administração científica seriam: a cooperação, não-individualismo; harmonia em vez de discórdia; desenvolvimento de cada homem para a sua máxima eficiência e prosperidade; ciência em lugar do empirismo; e máxima produção e não-restrição da produção.

7 – Taylor revolucionou os processos tradicionais dos métodos de trabalho por meio da aplicação de métodos científicos em várias empresas norte-americanas; E também conseguiu proporcionar maiores lucros aos patrões, além de valorizar o trabalho dos operários, ocasionando uma prosperidade mútua, aumentando a riqueza do país.

8 – Seguidores de Taylor, Frank e Lilian Gilbreth fizeram grandes contribuições ao desenvolvimento de muitos tipos de sistemas administrativos, mas o principal estudo do casal foi o da fadiga humana, que, dentre outras consequências, provocava: queda da produtividade dos funcionários e qualidade dos produtos; aumento de doenças e acidentes no ambiente de trabalho; e diminuição da capacidade de esforço dos operários.

9 – Henry Ford era um grande empresário com visão prática, que buscava a cristalização do conceito de eficiência, no mais amplo sentido, em uma fábrica de automóveis. Para ele, a execução de uma tarefa seria melhor realizada por uma equipe, de modo que o operário tinha liberdade para executar o trabalho da forma que melhor conviesse. Ford não estava preocupado no aperfeiçoamento dos processos técnicos do trabalho, ele procurava suprimir o tempo perdido pela matéria-prima, com o trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com