TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Dissertações: Relatorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2013  •  2.377 Palavras (10 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 10

RELATÓRIO FINAL DE CURSO PRONATEC/SENAR TO

APICULTURA

INSTRUTOR (A): KEYLA AGUIAR PEREIRA

ARAGUATINS-TO/MAIO A JUNHO DE 2013

RELATÓRIO DE CURSO DO PRONATEC/SENAR – TOCANTINS

REGIONAL DE ENSINO: ARAGUATINS-TO

CIDADE: AUGUSTINÓPOILIS.

UNIDADE ESCOLAR: ESCOLA ESTADUAL MANOEL VICENTE DE SOUSA

NOME DO INSTRUTOR: KEYLA AGUIAR PEREIRA

CURSO MINISTRADO: APICULCULTURA

PERÍODO: 22/05/2013 A 29/06/2013

TURNO: NOTURNO

DADOS A SEREM REGISTRADOS:

1. DIAGNÓSTICO DA TURMA: (REGISTRE QUAIS OS CONHECIMENTOS DA TURMA EM RELAÇÃO AO CURSO)

OS INTEGRANTES DO CURSO DE APICULTURA, 90% DOS PARTICIPANTES NÃO TINHAM NENHUMA HABILIDADE COM A PRÁTICA DE APICULTURA, E OS 10% RESTANTES DE COMPONENTES DA TURMA, NÃO CONHECIAM AS TÉCNICAS NECESSÁRIAS PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE PROPOSTA PELO CURSO. ENTRETANTO, OS PARTICIPANTES APRESENTARAM GRANDE DEDICAÇÃO, INTERESSE E ENTUSIASMO COM AS TÉCNICAS REPASSADAS DURANTE O TREINAMENTO, NA QUAL OS ALUNOS QUE TINHAM CERTO CONHECIMENTO EM RELAÇÃO À APICULTURA ABSORVIAM COM MAIOR FACILIDADE O CONTEÚDO APRESENTADO. OS MESMOS EM SUA MAIORIA SÃO FILHOS DE AGRICULTORES, E PRETENDEM LEVAR SEU CONHECIMENTO PARA SUAS RESPECTIVAS COMUNIDADES NA INTENÇÃO DE AGREGAR VALORES EM SUAS PROPRIEDADES, PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE E COM RAZÕES SOCIOECONÔMICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE APÍCOLA. O CURSO DE EMPREENDEDORISMO DESPERTOU UM MAIOR INTERESSE NOS PARTICIPANTES, EM OBTER RENDA EXPLORANDO OS PRODUTOS ESSENCIAIS DA COLMÉIA: MEL, CERA,PÓLEN, PRÓPOLIS, GELÉIA REAL: APITOXINA. ESTIMULOU OS PARTICIPANTES A PENSAR COMO EMPREENDEDOR DE SUCESSO.

2. RELATO DAS ATIVIDADES (ANEXO).

ITEM 3. Avaliação final da turma em relação aos conhecimentos adquiridos.

Pôde-se observar com a conclusão do curso de Apicultura desenvolvido, que os participantes deste processo de aprendizagem conseguiram absorver notoriamente sobre a apicultura, iniciou com histórico das abelhas, introdução a apicultura, raças de abelhas existentes, quais são as espécies de abelhas melíferas, (Apis melífera (abelha real, Alemã, comum ou negra) (Apis melífera lingüística (abelha italiana), (Apis melífera scutellata (abelha africana) A abelha no Brasil é um hibrido das abelhas européias que tem grande facilidade de enxamear.

Os participantes realizaram pesquisa de mercado a Apicultura como atividade econômica e custos de produção (onde vender? Quem compra? Quanto paga?) custo para produzir 01 kg de mel Pesquisa local (Boas floradas, clima, boa aguada, influencia de agrotóxicos, bom acesso e se existem outros apicultores explorando a área.

Levantamento de gastos: (colméia, fumigador, macacões, máscaras)

Instalação do Apiário

Captura de enxame; revisão das colméias.

-Todos tiveram a oportunidade de conhecer in-locus as instalações de um apiário e um laboratório rústico de apicultura, onde os participantes visualizaram, e praticaram diversas atividades. Foi proporcionado aos alunos momentos o qual marcado para sempre como sua primeira experiência dentro de sua caminhada para a vida de empreendedores. Na sua trajetória de Apicultor que para alguns está apenas começando. Para isso é importante aprender cada vez mais compartilhando experiências ouvindo nossos educandos. Foi de grande importância a construção de espaços de escuta, de troca e de participação social. Assim houve uma transformação na turma, essa deixou de ser só mais uma turma, passando a ser

uma equipe em um espaço de formação integral de indivíduos capazes de construir um mundo mais justo e feliz. O Curso contemplou os aspectos cognitivos ligados aos conteúdos formais, em relação com a dimensão afetiva e as expectativas construídas sobre e pelo professor, ou seja, sobre o caráter de bem afetivo.

ANEXOS:

Figura 1- Aulas de Empreendedorismo. 22\05\2013

.

Figura 2-Apresentação dos Alunos- Desafios Empresarial- 27\05\2013

Figura 3-Aulas Pratica- Demonstração dos Equipamentos usados na Apicultura- Fazenda do Srº Manoel Pereira- Augustinopólis-TO-29\06\2013

Figura 4- Continuação das Aulas Práticas- Caixa Isca-29\06\2013

Figura 5- Materiais Auxiliares indispensáveis: Fumigador- Aula Prática- 05\06\2013

Figura 6- Identificação de Materiais- Centrifuga para 10 quadros-05\06\2013

Figura 7- Continuação- Analise da Centrifuga-05\06\2013

Figura 8-Conhecer e analisar a Cera produzida. 01\06\2013

Figura 9- Fazenda Mamão- Augustinopólis_TO. Analise dos materiais indispensáveis a captura das abelhas. 05\06\2013.

Figura 10- Analise da Cera bruta-05\06\2013

Figura 11-Aula Prática- Fazenda Mamão- Augustiopolis-TO- 08\06\2013

Figura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com