TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Economia

Trabalho Universitário: Relatorio Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

A venda de notebooks cresceu muito nos últimos anos, principalmente ao grande consumo de classes mais baixas (C e D) , que aproveitam das facilidades para garantir o seu aparelho. O valor dos notebooks caiu muito e hoje você os encontra na casa dos R$ 1.000 (mil reais). O preço é o fator determinante na hora da compra, e graças ao Canal generalista (supermercados, hipermercados e lojas de departamento) você acaba encontrando diversos modelos com preços e condições mais acessíveis. Em 2010, esse setor era responsável por 31% das vendas de informática no varejo, em 2011 fechou com 35%.

Grandes empresas como a Sony e a Dell vem focando muito na classe C, que nos dias atuais, é a grande consumidora de Computadores, mais especificamente, Notebooks.

Consumidores com até 1 salário e meio por mês, chegam a disponibilizar até 25% dos seus ganhos pra investir na compra do produto e mesmo assim não afetam outros tipos de despesa. Normalmente eles bucam maiores facilidades na hora de adquirir, como financiamentos ou liquidações. A compra normalmente é feita por famílias com adolescentes que necessitam dos computadores para o desenvolvimento escolar , e também por profissionais que fazem uso do mesmo na sua profissão.

O mercado de informática vem evoluindo e crescendo constantemente. Grandes empresas do segmento tem disponibilizado diversos modelos de Notebooks, o que vem encantando os consumidores na hora da escolha. Só no Brasil, haviam disponíveis 2200 modelos de 55 diferentes marcas, o que faz disso um dos grandes motivos na hora da compra. Consumidores procuram aparelhos que são “a sua cara”,adquirindo computadores coloridos ou com algum tipo de enfeite. Notebooks mais leves também ganham a preferência na hora da compra.

As empresas com maior participação nas vendas são Positivo, Acer, Dell, Toshiba, Lenovo,Apple, CCE, Samsung, HP, Sony, Philips e LG. A positivo vem liderando as vendas no país, tanto de Notebooks, como de Desktops.

Para 2012, as perspectivas de crescimento do mercado de computadores são sólidas, principalmente devido a ainda baixa taxa de penetração dos PCs nos lares no Brasil, a robustez da nova classe média e a crescente necessidade de informatização das famílias. Espera-se que o canal varejista continue sendo o principal motor da expansão, com crescimento anual composto de 17,0% de 2012 a 2016, de acordo com a IDC. Para o mercado total de computadores, a consultoria estima um crescimento de 11,5% para o período. Na Argentina, as perspectivas para os próximos anos também são bastante atrativas. A IDC estima uma taxa de crescimento anual composta de 11,6% de 2012 a 2016 para o segmento de portáteis, motivada tanto pela boa demanda de usuários domésticos como pela expectativa de novos programas relevantes de informatização no ensino público.

FONTES:

http://www.hojenoticias.com.br/busca/crescimento-mercado-notebooks-brasil/

http://adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/11911/venda-de-notebooks-cresceu-60-no-brasil-em-2011.html

http://www.portaldasnoticias.com/notebooks-lideraram-vendas-de-computadores-no-brasil-em-2011/

http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=33424&op=notas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com