TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Entre Administração E As Outras Ciências

Artigos Científicos: Relação Entre Administração E As Outras Ciências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  4.021 Visualizações

Página 1 de 5

Relação entre Administração e as outras Ciências

12.1 - Psicologia aplicada na Administração

A psicologia, etimologicamente, seria a "a ciência da alma"; o termo provém de duas raízes gregas: psike= alma e logos= descrição ou ciência. A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais com o objetivo de entender por que as pessoas pensam, sentem e agem da maneira que o fazem.

A Psicologia concentra-se nos fenômenos relacionados com o funcionamento de indivíduos e grupos.

Na organização, a ação da Psicologia estende-se a várias áreas, atuando com indivíduos e/ou grupos, com vários objetivos. Emprega extensamente a metodologia científica, partindo da observação em profundidade dos fenômenos e valendo-se de uma série de instrumentos e técnicas.

Qualquer que seja a linha de pensamento teórico utilizada, o psicólogo considera fatores estruturais e socioculturais que afetam o indivíduo e a Organização, na escolha da forma de abordagem e avaliação das possibilidades do trabalho. Por exemplo: os requisitos de comportamento de um executivo diferem substancialmente dos de um operário de linha de montagem, um motorista ou uma telefonista.

A Psicologia, enquanto ciência do comportamento, é um instrumento à disposição do Administrador como apoio nessa busca de contínuo aumento da eficiência dos processos e da melhoria da Qualidade de Vida.

Uso da Psicologia na Administração

A convergência de objetivos entre a Psicologia, enquanto ciência, e a Administração enseja instigantes possibilidades de promover ganhos de produtividade conjugados com a melhoria da qualidade de vida, por meio da aplicação de suas práticas e conceitos em várias áreas de interesse.

12.2 - Antropologia aplicada na Administração

A antropologia nasce como uma ciência essencialmente prática, cujo principal propósito era estudar comunidades não-européias (Americanas, Africanas, Asiáticas e Oceânicas), a fim de fornecer descrições exatas destes povos, que fossem úteis aos grandes impérios euro-asiáticos (Inglaterra, França e Rússia), e Norte-Americanos (Estados Unidos da América).

O estudo da cultura organizacional, com todos os seus valores, mitos e rituais, foi introduzido por Pettigrew , segundo Schneider , de acordo com Cruz, Garcia, Oliveira e Bahia.

O que possibilitou não só o estudo de organizações por parte dos antropólogos, mas também a utilização de conceitos antropológicos por parte dos administradores, como estratégia para que estes possam melhor interpretar, compreender e modificar suas próprias organizações. Tanto que, a antropologia, é hoje, parte da grade dos cursos de Administração de Empresas em todo o Brasil.

Em geral, o estudo da antropologia aplicada a organizações, é justificado, pela existência de um “[...] o fator humano nas organizações, a partir da premissa de que há um mundo próprio do homem nas organizações” (Mascarenhas, 2002, p. 92).

O Administrador, como o antropólogo precisa cada vez mais entender o outro e a cultura do outro.

13- Relação entre Direito e Administração

Toda ciência é composta de teorias, objeto especifico e linguagem própria. Tanto a Administração quanto o Direito são íntegros corpos do conhecimento que em sua base possuem valores fundamentais para o desenvolvimento do Estado. O conhecimento necessário para a prática social coerente do administrador profissional envolve, portanto, não apenas informações técnicas ou destrezas específicas, mas capacidade analítica e consciência crítica.

A administração é importante para o desenvolvimento do Estado, pois os elementos de organização aliados aos normativos, leis e regras vigentes do Direito permitem real harmonização entre os entes constitutivos do Estado e, por conseguinte de seu desenvolvimento. Os princípios gerais de direito são, pois os elementos jurídicos do dever-ser do direito que podem, ou não, estar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com