TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - A Arte De Liderar

Artigo: Resenha - A Arte De Liderar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/1/2015  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: “A arte de liderar” por Mário Sergio Cortella

Recentemente, ocorreu uma palestra com o filósofo e professor Mário Sergio Cortella, onde o mesmo explana de forma brilhante e clara quais as características da liderança e do líder, apresentando vários exemplos históricos que nós já estamos cansados de escutar, mas de uma forma que nós não nos importaríamos em escutar de novo.

A forma com que ele se expressa faz com que quebremos a seriedade de uma palestra e ao mesmo tempo consigamos absorver mais e melhor o que ele quis dizer. Começa falando que a primeira característica do líder é a insatisfação, só que a forma positiva dela, onde a melhoria contínua é visada tendo em vista a facilidade do processo que será efetuado.

Mas aborda também que a liderança não é algo que já vem pronto em nós e sim algo que se constrói, uma virtude e não um dom, claro que o meio pode facilitar ou dificultar o desenvolvimento dessa virtude, a liderança é, acima de tudo, circunstancial, o líder deve aproveitar essas circunstâncias em que está inserido pra poder ultrapassar o óbvio e transformar o meio em que vive de forma positiva e satisfatória.

Liderança é uma arte e precisa ser vista como uma, como expôs o palestrante, na arte o homem cria beleza ao se esforçar por dar expressão ao mundo material ou imaterial que o inspira, daí podemos tirar que a liderança é inspirável de acordo com o momento, e ela sendo inspirável também tem função de inspirar ideias, mas não só isso, também motiva as pessoas e dá vida a projetos.

Qualquer um pode ser líder de alguma coisa, mas ninguém pode liderar tudo, e cada pessoa tem potencial para ser líder, até porque, como já vimos antes, o que faz o líder é a ocasião, mas não devemos, de forma alguma, confundir liderança com chefia, a diferença está no que o líder faz, ele deve ser um motivador em que as pessoas tem prazer em seguir e não alguém que, de acordo com a hierarquia, você é obrigado a obedecer, um bom líder é aquele que corrige sem ofender nem humilhar.

O que faz a liderança não é a extensidade do tempo em que ela está sendo ministrada, mas sim a intensidade da prática, de uma forma ou de outra lidando com a experiência, claro que alguém mais novo pode saber liderar algo melhor que o mais antigo, mas um líder inteligente é aquele que reconhece que alguém mais jovem é melhor que ele e usa dessa melhoria para um melhor desenvolvimento da equipe.

Um líder deve abrir a mente, tem que buscar um crescimento contínuo de todas as partes da equipe, ser capaz de reinventar o processo em que ele está trabalhando, recriar o espírito e ter o futuro sempre em vista, ser um visionário, lembrando que compete à liderança a troca de ideias onde tudo funcione de forma que o objetivo da equipe seja alcançado e novos objetivos sejam traçados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com