TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Trabalho da disciplina Comunicação nas Organizações

Por:   •  3/11/2020  •  Resenha  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Resenha Crítica de Caso

Bruna Matieli

Trabalho da disciplina Comunicação nas organizações

                                                                     Tutor: Prof. Claudia Loureiro

Rio de Janeiro - RJ

2020


 THOMAS GREEN: PODER, POLÍTICA INTERNA E UMA CARREIRA DE CRISE

Referências: SASSER, W. Earl; BECKAHM, Heather. Thomas Green: Poder, Política Interna e uma Carreira em Crise. Harvard Business School Publishing, 210-P03, 2008.

 

O estudo de caso apresentado narra a história de Thomas Green, um jovem com um futuro promissor, que com apenas 28 anos conseguiu ocupar o cargo de Especialista Sênior de Mercado na empresa Dynamic Displays – empresa que atua no ramo de serviços de autoatendimento para bancos, por meio de caixas de autoatendimento e que, em 1994, criou uma nova divisão voltada ao segmento de viagens e hospitalidade – após se destacar pelo seu bom trabalho como Gerente de Contas na região sudeste. Geralmente a posição de sênior só era alcançada por funcionários que já atuavam na empresa por muitos anos, o que não era o caso de Green, que mesmo tendo conseguido destaque e reconhecimento na função anterior, não tinha experiência profissional para o novo cargo.

Green era formado em economia pela Universidade da Geórgia, enquanto ainda estudava trabalhou em um armazém e lavou carros. Seu primeiro emprego de tempo integral foi na National Business Solution, na área de vendas, onde se destacou no mercado de trabalho e logo despertou o interesse da Dynamic Displays, que o recrutou para gerente de Contas, Green notou a oportunidade de crescer em sentido profissional e para isso já queria chegar impressionando a todos na empresa, conforme confessou a uma amigo.

Assim como as grandes empresas estão em busca de novos talentos, que superem suas expectativas, com a Dynamic Displays não foi diferente, ela enxergou em Green potencial para aumentar suas vendas, e logo percebeu que não estava errada, nos primeiros quatro meses como gerente de Contas, Thomas Green fechou um contrato para uma das maiores empresas de transporte aéreo, a Journey Airlines. Com este grande feito, Green conseguiu o que queria, impressionar a todos na Dynamic Displays, ganhando notoriedade entre os executivos seniores da empresa.

A empresa investindo em seu novo talento, convidou Thomas Green para participar de uma semana de treinamento na matriz, onde ele pode conhecer Shannon McDonald, Vice-presidente da divisão e Mary Jacobs, Diretora Nacional de Vendas.

No final da semana de treinamento, Green soube da vaga de especialista sênior de mercado e tomou a iniciativa de se candidatar para o cargo. Depois de várias idas à matriz e discutir a respeitos de seus vários clientes com McDonald, suas demonstrações de preparo para o cargo e ideias inusitadas para o mercado agradaram a Vice-presidência, que o promoveu.

Mesmo sabendo de suas qualidades e competências como Gerente de Contas, McDonald orientou Thomas sobre a importância de desenvolver novas competências, visto que não tinha experiência em sua nova função, e que para alcança-las era importante que ele buscasse orientação com os gestores mais experientes da companhia, como por exemplo, o diretor de marketing Frank Davis – que tinha sido promovido recentemente e antes ocupava o cargo que agora era de Green.

Davis esperava ter escolhido o novo especialista sênior de Mercado, que não seria Thomas, por isso McDonald já o havia alertado em seu primeiro dia no cargo sobre esta situação delicada, mesmo assim continuou agindo de maneira profissional, respeitando a decisão tomada pela empresa. Green e Davis passaram um tempo visitando as maiorias das companhias áreas do segmento, após as visitas na posição de líder Davis deu um feedback para Green, primeiro começou elogiando, dizendo que os clientes reagiram bem às ideias dele, depois deu um direcionamento para melhoria nas próximas visitas que faria sozinho, orientando da importância de oferecer alguns dados do mercado para seus clientes e investir mais tempo se preparando para as reuniões, dando mais respaldos as suas propostas.

No primeiro processo de planejamento de metas que Thomas participou, onde Davis apresentou a projeção de vendas para o ano seguinte, Green contestou durante a reunião a projeção de 10% de crescimento para sua região, considerando que eram os números apresentados por Davis eram pro forma e sem embasamento, achando um absurdo apenas ele ter se manifestado durante a reunião. Começou assim os atritos que poderiam impactar outros funcionários da companhia.

Davis após a reunião, conversou com McDonalds que a atitude negativa de Thomas, poderia gerar problemas para a engrenagem da companhia e forneceu indicadores que mostravam que era possível sim alcançar os números estimados pela projeção, e que Green precisava pensar “fora da caixa” e não mais como um gerente de Contas focado apenas nas metas de vendas. O que é um grande desafio quando mudamos de setor em uma empresa, pois já estamos muita das vezes condicionados a pensar de uma determinada maneira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (138.4 Kb)   docx (47 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com