TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Comportamento Do Consumidor Do Setor Farmaceutico Diante Da Demanda não Atendida

Artigos Científicos: Resenha O Comportamento Do Consumidor Do Setor Farmaceutico Diante Da Demanda não Atendida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 3

GOUVEIA, M.A. e BIAZZI, M.R. O comportamento do consumidor do setor farmacêutico diante da demanda não atendida - implicações para a cadeia de suprimentos.

RAM, vol.8, n.1, 2007,p.12-30. (texto2) (Cap 1 - Robbins)

O artigo em questão propõe-se a estudar o comportamento dos clientes de uma drogaria frente à demanda não atendida e sua relação com a cadeia de suprimentos do setor farmacêutico.

Ele é divido em: Introdução, que apresentam os propósitos do estudo; Revisão da Literatura, com a relação entre: Cadeia de Suprimentos e Comportamento do Cliente; Aspectos Metodológicos, onde estão: Tipo de Pesquisa e Coleta de Dados, População e Amostragem, Hipótese do Estudo e Técnicas Estatísticas Utilizadas na Análise dos Resultados: Análise Bivariada e Análise Multivariada; Resultados a partir de: Perfil da Amostra, Teste de Independência Qui-Quadrado e Análise de Correspondência Múltipla; e por fim, Conclusão.

Os autores do artigo pesquisaram o comportamento dos clientes, médicos e pacientes, de uma drogaria e qual o seu comportamento em situações de quando não encontram o produto procurado. É essencialmente importante para uma empresa conhecer as preferências de seus clientes, pois os clientes são o foco principal das empresas, e as mesmas devem procurar manter os clientes satisfeitos, isso trará maiores vantagens para as organizações para que possam sobreviver e prosperar diante de tantos concorrentes no mercado, caso contrário irá fracassar.

Através de pesquisas, as empresa precisam reunir informações para melhorar a cadeia de suprimentos, para melhor atender os clientes e se adequar as necessidades e desejos dos consumidores do seu serviço ou produto, atender suas necessidades e desejos é o negócio das organizações, pois assim poderão prever tendências do seu comportamento, isso trará maiores vantagens para as organizações para que possam sobreviver e prosperar diante de tantos concorrentes no mercado.

Comportamento do cliente são, por sua vez, atividades físicas e mentais realizadas pelos clientes que resultam em ações, como por exemplo, a compra e a utilização do produto ou serviço utilizado, as pessoas podem exercer diversos papéis na decisão de compra: iniciador, influenciador, decisor, comprador e usuário.

Concluindo, mostra que não há relação entre variáveis sócio demográficas e a fidelização do consumidor de determinada marca do produto. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos clientes são fiéis a marca que tenham a intenção de comprar, ou seja, não compram outro produto equivalente, preferem deslocar-se para outra drogaria para encontrar o medicamento da marca de confiança.

As autoras propõe que é de suma importância compreender o comportamento dos clientes para descobrir precipitadamente o comportamento que os consumidores estão pré-dispostos a adotar e também gerenciar a cadeia de suprimento de forma mais eficiente.

Atualmente as empresas estão focando cada vez mais nos clientes, para melhor atendê-los. Isto implica em antecipar suas necessidades e desejos a fim de obter vantagens estratégicas no mercado.

O autor realizou uma pesquisa para descobrir, se as características sócio demográficas tinham relação com a fidelização do consumidor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com