TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Plano De Carreira

Artigo: Resenha Sobre Plano De Carreira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  1.510 Visualizações

Página 1 de 2

Superior em Tecnologia em Recursos Humanos

Resenha da Entrevista de Idalberto Chiavenato

Tema: Planejamento de Carreiras

Zíbia Bezerra da Silva Oliveira

Recife –PE

Carreira é uma história de vida, evolução profissional. Algumas pessoas progridem na carreira, outras não. Carreira tem que ser construída, desenvolvida. Exige dois elementos primordiais: o individuo e a organização. A carreira se divide em cinco etapas:

A 1ª etapa de uma carreira é o estudo, a preparação.

A 2ª etapa é o estabelecimento, o início da execução do trabalho.

A 3ª etapa é desenvolvimento da carreira.

A 4ª etapa é a maturação (maturidade, topo da carreira).

A 5ª etapa é o declínio (quando o trabalhador se aposenta ou deixa de trabalhar).

Para progredir na carreira é importante saber que “ um bom profissional é um eterno estudante”. Um profissional para ser bem sucedido precisa sempre se atualizar, adquirir conhecimento. O conhecimento é a moeda mais valiosa do mercado. As empresas buscam o conhecimento.

O planejamento de carreira é pensar no objetivo de vida, qual a missão profissional que queremos ter. Quais os objetivos a serem alcançados na vida profissional. Planejamento tem que ser feito sempre, ao longo das nossas vidas.

Atualmente, as organizações mais bem sucedidas buscam o conhecimento, pois pensam no futuro, por isso em uma época de mudanças é preciso ter um planejamento como um cenário ( visão antecipatória, ver onde estamos e onde queremos chegar).

No planejamento de carreiras além dos fatores fundamentais, podemos observar o diagnóstico externo, as oportunidades, onde trabalhar, e quais são as ameaças, sempre lembrando os objetivos.

No nosso país a velocidade das mudanças, do crescimento é muito rápida em relação a aprendizagem do conhecimento. A leitura é lenta no país, é necessário mais aprendizagem. Em outros países as pessoas leem mais. O Brasil está atrasado na educação, por isso estamos contratando profissionais de fora do país para preencher as vagas existentes.

As organizações que visam o futuro valorizam um profissional novato atualizado mais do que um farto em experiências atrasadas, antigas. O novato será preciso treinamento.

Para melhorar a empregabilidade é necessário saber que a empregabilidade só existe enquanto somos indispensáveis. A empregabilidade exige competências comportamentais, talento, tais como: comunicação, liderança, empreendedorismo, agregar valor, ser ativo e pró-ativo, etc.

Todas as competências são indispensáveis, mas o administrador tem que saber compartilhar o conhecimento. O valor de um talento é aquilo que se entrega, os resultados.

Um caminho para um carreira bem sucedida começa em conhecer as oportunidades e ameaças, é ter uma visão periférica, pois carreira não é rotina, é destino. É saber mirar os objetivos grandiosos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com