TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Vantagem Competitiva

Trabalho Escolar: Resumo Vantagem Competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 2

Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação

A estratégia competitiva é uma fórmula ampla para se saber como uma empresa irá competir, por ela uma organização busca a vantagem competitiva.

Através das Cinco Forças de Porter a posição estratégica da empresa e suas estratégias são determinadas não apenas pela competição com os concorrentes diretos tradicionais, mas também por quatro forças do ambiente setorial, são elas: novos entrantes no mercado, produtos substitutos, clientes e fornecedores.

Ao estudar os casos das empresas Verizon e AT&T, podemos obeservar que ambas possuem tecnologias de ponta, a Verizon promove intensamente seu serviço FiOS enquanto a AT&T cria parcerias com os desenvolvedores de smartphones, como a Apple, para fortalecer seus negócios sem fio.

A vantagem competitiva leva ao controle do mercado e a lucros maiores que a média. O alinhamento de TI com os objetivos de negócios é essencial e deve ser iniciado identificando a estratégia e as metas de seu negócio, transforme essas metas estratégicas em atividades e processos concretos, após, identifique as métricas para avaliação do progresso e questione - de que maneira ela vai ajudar a alcançar os objetivos de negócios? Por fim, avalie o desempenho real.

Os sistemas de informação ajudam as organizações a obterem vantagem competitiva por meio de sua contribuição para os objetivos estratégicos e sua capacidade de aumentar significativamente o desempenho, a produtividade e a resposta ao mercado. Os sitemas de informação são caracterizados por sua capacidade de alterar significativamente a maneira como os negócios são realizados, a fim de prover vantagem significativa para as organizações.

Os sistemas de informação também são usados para alcançar os mais baixos custos operacionais e os menores preços. Um exemplo é o Walmart que possui um sistema de reposiçãode estoque, doa qual, envia pedidos aos fornecedores no momento em que os consumidores pagam suas compras na caixa registradora, assim minimizando o estoque nas lojas e os custos operacionais - trata-se de um sistema de resposta eficiente ao cliente. A liderança de custo e a diferenciação pela qualidade acrescem valor ao produto e proporcionam vantagem competitiva à organização no contexto da indústria em que se insere.

Exitem várias maneiras de se obter vantagem competitiva através dos sistemas de informação como, criando novos produtos e serviços, estabelecendo foco de mercado específico, atendendo a um estreito alvo, melhor do que a concorrência.

A qualidade e os processos de negócios também são fundamentais, na competição, visto que, empresas são coleções de processos de negócios — maneiras de trabalhar e fazer com que as tarefas sejam realizadas de acordo com as melhores práticas ampliam as oportunidades de evolução, de maneira consistente formando uma base sólida e gerenciavel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com