TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da Teoria da Persuasão Abordagem Empírica e Experimental

Por:   •  14/4/2017  •  Resenha  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  1.837 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo da Teoria da Persuasão – abordagem Empírica e Experimental

É uma teoria da comunicação resultante de estudos psicológicos experimentais do qual consiste em revisar um processo comunicativa sendo uma relação mecanicista e imediata de estímulos, ou seja, estuda as relações entre emissor, mensagem e destinatário. Sendo um objetivo possível persuadir a forma e a organização da mensagem, se são adequadas aos fatores pessoais quando interpretadas.

A teoria é dividida em dois tópicos: 1) Fatores relativos a audiência e 2) Fatores ligados a mensagem.

1) Fatores relativos a audiência: Medir as variáveis da mensagem proposta ao publico. a) Interesse em obter informação: É em relação ao interesse que o publico alvo apresenta em relação a uma campanha, como também a relação do publico que não manifesta interesse. Usa-se então, de estratégias para aumentar a exposição de um determinado assunto, para aumentar o êxito da campanha.

b) Exposição seletiva: Serve para se conhecer as preferencias das diferentes classes sociais com a relação ao meio de comunicação. Explicamos a exposição seletiva através das seguintes variáveis: Nível de instrução, profissão, Grau de consumo do mass mídia, utilidade e disso da comunicação.

c) Percepção seletiva: É a interpretação que cada pessoa ou grupo realiza através dos estímulos recebidos.

d) Memorização seletiva: É a memorização de informações com maior facilidade, através de interesses pessoais. Sua eficácia é tida a partir do tempo em que a mensagem é exposta.

2) Fatores ligados a mensagem: O que se conhece sobre determinado assunto é o que influência claramente as opiniões relativas, bem como as opiniões influenciam bo modo de organizar o conhecimento em torno deles.

a) A credibilidade do comunicador: Tem haver com a representação da fonte, que influência as mudanças de opinião e audiência tentem a ter no consumidor. Sem credibilidade um comunicador influência negativamente na persuasão.

b) A ordem das argumentações: É a analise das eficácias dos argumentos na primeira ou segunda posição de uma mensagem. Chama-se efeito primacy caso se verifique a maior eficácia nos argumentos iniciais, e efeito recency caso os argumentos finais sejam mais influentes.

c) A integralidade das argumentações: São usados ambos os aspectos (positivo e negativo) de um tema controverso, para modificar a opinião da audiência.

d) A explicitação das conclusões: Quanto maior o envolvimento do destinatário com o assunto, mas útil será deixar as conclusões implícitas. Para públicos pouco familiarizados, a eficácia da informação tende a acontecer com conclusões explícitas.

Concluímos que a abordagem empírico-experimental, deve se observar as características psicológicas e necessidades do seu publico alvo, para obter assim efeitos consideráveis na forma de comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com