TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ricardo eletro - analise da marca

Por:   •  14/7/2017  •  Artigo  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 4

A rede de eletrodomésticos Ricardo Eletro se configura hoje como uma das principais varejistas do país. A ascensão da empresa, em menos de 20 anos desde a sua inauguração, intriga os principais especialistas em varejo.

A primeira loja foi inaugurada em 1989, em Divinópolis, cidade natal do fundador, Ricardo Nunes, e hoje é líder em Minas Gerais. O lema da empresa, desde o início, estava pautado em cobrir qualquer oferta dos concorrentes. A estratégia da empresa no mercado também se mantém a mesma de 1989, com foco em preço para o consumidor e ganho de vendas em escala. O compromisso de cobrir qualquer oferta da concorrência no Brasil foi, inclusive, firmado em cartório pelo presidente Ricardo Nunes.

Em 2003 o Mercado de eletrodomésticos era dominado por um grande player. A Casas Bahia. Seguido de perto por gigantes como Ponto Frio, Magazine Luiza e Insinuante.A Ricardo eletro estava bem atrás. Na 30° posição. Os comerciais tentavam imitar o conceito “Quer Pagar Quanto?“ das Casas Bahia. No ponto de venda, marca e lojas antigas não atraiam o consumidor. Na internet a presença da empresa era quase inexistente.

Nessa época o Ricardo procurou a agência ProBrasil, primeiramente apenas para melhorar os pontos de venda. A agência sugeriu então uma transformação para a marca, através da diferenciação, dando a ela uma nova personalidade.

A forte ligação que a marca tem com seu dono, não só pelo nome, mas pela presença marcante dele nas lojas, nos comerciais e pelo forte apelo popular que sua figura possui, foi mantida como identidade da marca. Porém, todas as lojas foram reformadas, utilizando de um design tecnológico, mais próximo das características dos produtos vendidos. A marca também foi remodelada seguindo o mesmo conceito das lojas. A comunicação veio então com o conceito “Preço é Tudo”. Pregando o melhor preço e cobrindo ofertas dos concorrentes.

A linha da comunicação passou a ser baseada no senso de urgência e oportunidade, com um locutor anunciando as ofertas no estilo de locutores de trailer de cinema. A evolução gráfica com uso de elementos 3d também são características destes comerciais, com os atores em um cenário virtual. Outra ferramenta utilizada são as intervenções urbanas, misturando cenários reais com as ofertas em ambiente virtual. Os efeitos sonoros impactantes, como explosões, lasers e raios, também são muito utilizados.

O grande diferencial da comunicação foi trazer o dono do negócio para os comerciais. Primeiro se utilizando do nome com frases como O Ricardo enlouqueceu! Ou ainda O Ricardo autorizou!

Conforme a marca se expandia com lojas pelo Brasil as pessoas assistiam os comerciais e se perguntavam quem é este tal Ricardo? A agencia então traz o Ricardo para a televisão. Com o conceito de que o consumidor estaria negociando diretamente com o dono. Em um certo momento o Ricardo chega a dar o número do seu celular para os consumidores ligarem e negociarem com ele. Com o intuito de criar um vinculo de confiança com o consumidor

As campanhas publicitárias da empresa possuem a presença cada vez maior do próprio Nunes nos comerciais. A mensagem é sempre a mesma: o melhor preço quem faz é a Ricardo Eletro. O uso de merchandising em rede nacional também é uma das estratégias publicitárias da Ricardo Eletro. Em 2009, foi feita uma parceria com o apresentador Luciano Huck. Seu programa semanal nas tardes de sábado, o “Caldeirão do Huck” mostrou Nunes chegando aos estúdios da TV Globo ao volante de um caminhão. Contou a história de sua vida, falou das lojas e anunciou promoções. Também em 2009, uma cena da novela Paraíso, da Globo, mostrou uma inauguração fictícia de uma loja Ricardo Eletro. Essas ações têm um objetivo claro: tornar a rede e seu dono conhecidos em novos mercados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com