TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case de sucesso ricardo eletro

Por:   •  8/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  1.570 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

Introdução2

Caracterização da Empresa2

Case estratégico2

Analogia Teoria x Prática4

Conclusão5

Referências7





















Introdução

O presente trabalho visa apresentar o caso de sucesso da loja varejista Ricardo Eletro. A loja que surgiu com este nome, em um estabelecimento pequeno numa cidade no interior de Minas Gerais, vendendo roupas e brinquedos de pelúcia, hoje se consagrou como uma das maiores redes varejistas do Brasil, no seu ramo de atuação.

Seu fundador, Ricardo Nunes, conta que iniciou sua vida no mundo dos negócios vendendo tangerina, e através de estratégias de marketing e liderança em custo, construiu uma rede de lojas com faturamento superior aos 2 bilhões de reais por ano.

A seguir serão descritos detalhes da criação da empresa, cases estratégicos e analogia da teoria vs. prática.

Caracterização da Empresa

A Ricardo Eletro é uma rede brasileira de varejo especializada em eletrodomésticos, pertencente a varejista Máquina de Vendas. Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, sua primeira loja foi fundada por Ricardo Nunes em 1989 na cidade de Divinópolis, Minas Gerais. Atualmente, o grupo Ricardo Eletro possui aproximadamente 1100 lojas, presente em todos os estados brasileiros. Está entre as maiores lojas varejista do seu segmento no país, com um faturamento de 10 bilhões de reais em 2015, sendo líder de vendas no estado onde está presente sua sede.

Possui cinco grandes centros de distribuição localizados estrategicamente, para garantir a entrega de produtos em todo o país.

Case Estratégico

De vendedor de mexerica a um dos maiores vendedores de eletrodomésticos do país. Essa é a história de Ricardo Nunes, fundador e presidente da Ricardo Eletro, empresa que apostou no preço baixo para se tornar um gigante do varejo brasileiro.

Aos 12 anos de idade, Ricardo Nunes se tornou um empreendedor vendendo mexerica na porta de uma faculdade em Divinópolis-MG, pois nessa época perdeu o pai e teve que ajudar sua família com as despesas de casa. Foi a partir desse momento que ele trouxe dois principais fundamentos do varejo: cobrir qualquer oferta e tratar o cliente bem.

O Ricardo Nunes se posicionou no mercado com a estratégia genérica em Liderança em Custo para atrair clientes e se fortaleceu com a qualidade no atendimento.

O posicionamento determina se a rentabilidade de uma empresa está abaixo ou acima da média da indústria. Uma empresa que pode posicionar-se bem é capaz de obter altas taxas de retornos, mesmo que a estrutura industrial seja desfavorável e a rentabilidade média da indústria seja, portanto, modesta. (PORTER, 1989, p.9)

        

Ricardo Nunes desenvolveu a estratégia para enfrentar os concorrentes pelo preço e cunhou o bordão "Cubro qualquer oferta", até hoje está presente nas lojas Ricardo Eletro.

Para Porter a liderança no custo pode ser a mais clara das três estratégias genéricas. Ao optar por essa estratégia a empresa passa a se tornar um produtor de baixo custo, diminuindo suas despesas e garantindo uma força competitiva com seu fornecedor.

Aos 46 anos de idade, ele se tornou dono de uma rede de aproximadamente 1.100 lojas, contendo as que levam o seu nome e as associadas Insinuante, City Lar, Eletro Shopping e Salfer, que compõem o grupo Máquina de Vendas. O grupo possui um faturamento de R$ 10 bilhões e é o terceiro maior do varejo de eletroeletrônicos, atrás apenas da Casas Bahia, Ponto Frio e do Magazine Luiza.

Comercializa também produtos pelo e-commerce desde 2006 e as vendas através do site vêm crescendo a cada dia.

Ricardo Eletro vem se destacando por promover campanhas cada vez mais ousadas, recentemente Para encerrar o relacionamento de dez anos, a mineira Pro Brasil desafiou o proprietário da Ricardo Eletro a entrar para o Guinness Book com a campanha Aniversário Recorde. Em comemoração aos 25 anos da rede, Nunes teria que vender 600 eletrodomésticos em 24 horas sem ajuda de vendedores. Isso, para bater o recorde do norte-americano Joe Girard, que trabalhava em concessionárias de veículos e entrou para o grupo do Guinness depois de negociar 600 carros em um só ano.

Missão dada, missão comprida. A Ricardo Eletro realizou promoções agressivas com inserções nacionais. Ricardo Nunes precisou de apenas 5 horas para conquistar o feito e entrar para o recorde de vendas na categoria Most home appliances sold by one person in 24 hours, onde teve a Comunicação Integrada de Marketing, que segundo Shimp (2009) trata-se de um processo de comunicação que abrange o planejamento, a criação, a integração e a implementação de diversas formas de marcom (publicidades, promoções de vendas, informes publicitários, eventos etc.), como uma forte aliada da empresa no desenvolvimento da campanha Aniversário Recorde Ricardo Eletro, cuja objetivo era influenciar ou afetar diretamente o comportamento do público-alvo, pois determinar os tipos de mensagens e as mídias mais adequadas para informar, persuadir e induzir à ação.

A aplicação da CIM na campanha Aniversário Recorde Ricardo Eletro ocorreu de forma efetiva e superando as expectativas iniciais, por serem bem planejadas, assim mostrando ser de grande importância quando se trata de objetivos comunicacionais que visam construir, manter ou melhorar a relação entre a empresa e consumidor, tanto que o público, que compareceu a loja, que comprou, que fez com que Ricardo Nunes alcançasse o objetivo da venda em busca de um recorde e confirmou a Ricardo Eletro como uma organização comprometida com o preço baixo, correspondendo de forma positiva ao slogan que carrega.  


Analogia teoria x prática

Analisando o case da Ricardo Eletro, percebe-se que são utilizadas estratégias diretas, onde entra-se em concorrência aberta com varejistas do mesmo segmento no mesmo mercado. Dessa forma, terá vantagem o que tiver a melhor estratégia, ou o melhor diferencial.

        Conforme exposto, a estratégia da Ricardo Eletro é bem clara: liderança em custo e qualidade no atendimento.

“A liderança no custo é talvez a mais clara das três estratégias genéricas”. (PORTER, 1989, p.11)

Para esta estratégia Porter (1986) ensina que consiste em atingir a liderança em custo total através de políticas funcionais orientadas para este objetivo básico. Pois o custo baixo em relação aos concorrentes torna-se o objetivo primordial, apesar de não poder ignorar algumas outras áreas como, por exemplo, qualidade e assistência técnica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com