TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Riscos Financeiros

Por:   •  12/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 01: O que é Ebitda e qual seu conceito, mencione sua importância dentro da empresa?

EBITDA/LAJIDA (em português), significa Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. O EBITDA é um dos mais importantes indicadores financeiros para se analisar o desempenho das organizações de forma “livre” de influências externas, em outras palavras indica se a empresa vai bem. Isso porque ele é capaz de medir a produtividade e a eficiência da empresa de maneira direta e objetiva, o que é um ponto essencial para o empresário poder avaliar se deve ou não investir na companhia, porém é importante frisar que ele pode dar uma falsa perspectiva sobre a liquidez efetiva (Lucro Real) da empresa, exatamente por não levar em consideração os possíveis empréstimos e financiamentos tomados para alavancar a operação, não levando em conta também o abatimento de impostos de qualquer natureza.

Questão 02: Qual o conceito do ROE, qual a sua finalidade na empresa?

ROE (Return on Equity) em português “Retorno sobre Patrimônio Líquido”, é um indicador financeiro percentual, utilizado por financeiras, investidores, etc. para acompanhar o potencial da empresa com relação a capacidade que ela tem de agregar valor utilizando os próprios recursos. Para se calcular: ROE = (Lucro Líquido/Vendas) * (Vendas/Total de Ativos) * (Total de Ativos/Patrimônio Líquido) = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido).

Questão 03: Qual a finalidade da Alavancagem financeira, mencione as 2 características distintas, conceitue?

ALAVANCAGEM (em inglês, leverage) é um termo genérico que designa qualquer técnica utilizada para multiplicar a rentabilidade (retorno que traz a empresa) através de um endividamento, desta forma, a empresa utiliza recursos externos (empréstimos, ações preferenciais, entre outros), a uma taxa de juros fixo (a longo prazo) aumentando o lucro para seus socios. Existe uma forte relação entre o nível de alavancagem e o risco ao qual a empresa se sujeita: quanto maior o nível de alavancagem, maior o risco e, consequentemente, maior o lucro (ou o prejuízo, caso alavancagem seja desfavorável). Os tipos de alavancagem: Operacional e financeira. Na operacional a empresa faz uso da sua estrutura de custo fixos para alavancar os seus resultados operacionais. Na financeira, a empresa aumenta a participação de recursos de terceiros (empréstimos, financiamentos, etc.) para obter um maior resultado líquido.

Questão 04: O que é Liquidez e qual a sua finalidade dentro de uma empresa?

LIQUIDEZ é a capacidade de transformar um ativo (bens ou investimentos) em dinheiro. Quanto mais rápido for essa conversão, mais líquido esse bem será. Sua finalidade é mostrar se a empresa tem a capacidade de liquidar suas obrigações com terceiros. Os índices de liquidez são: Corrente, Seca, imediata e Geral, esses índices ajudam na tomada de decisão do gestor de acordo com as necessidades da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com