TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Risco Financeiros

Por:   •  9/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

REFERÊNCIA: LUEHRMAN, Timothy. HEILPRIN, Joel. Blaine Kitchenware Inc.: estrutura de capical, 2009.

O estudo de caso apresentado sobre a empresa Bleine Kichenware, descreve sobre a estrutura de capital. A empresa, de médio porte, produz eletrodomésticos de pequeno porte, por exemplo, itens para preparo de comida. Tais itens são usados principalmente em cozinhas nas residências. O estudo descreve que a empresa possuía menos de 10% do mercado, entretanto, apresentava um crescimento de forma contínua.

Neste estudo de caso, pode-se observar algumas limitações em relação as vendas quando correlacionadas as fortes concorrências, sendo os importados baratos e os preços muito competitivos. Neste sentido, a empresa resolveu incluir nos itens mais tecnologia com foco principalmente no consumidor de classe mais elevada, com poder aquisitivo mais alto.

Entretanto, pode-se observar grande sazonalidade nas vendas, em outras palavras, pode ser observado em datas específicas, como natal, dia das mães, verão, mas também de forma que acompanhava os movimentos apresentado pelo mercado econômico.

Conforme descrito no estudo de caso, a empresa era de capital aberto apresentando mais de cinquenta por cento das ações detidas pelos familiares. Pode-se observar empréstimos, entretanto foi quitado.

O balanço patrimonial, que pode ser considerado uma fotografia da empresa, era forte no segmento, pelos cálculos, pode-se observar liquidez suficiente, sendo que o uso maior de caixa era para pagamentos de dividendos aos acionistas e compromissos de aquisições.

Os últimos anos, conforme lido no estudo, Blaine se expandiu para mercados externos, entretanto, nos anos de 2006, pode-se constatar na leitura que 65% de sua receita fora gerada por remessas a atacadistas e varejistas dos EUA, sendo o restante para o Canadá, Europa e para as Américas Central e do Sul. O volume vendido, conforme estudo era aproximadamente 14 milhões de unidades por ano.

Já sobre o desempenho financeiro, durante 2006, Blaine teve um lucro líquido de 53, 6 milhões, nos anexos 1 e 2, conforme próprio texto, pode-se observar as demonstrações financeiras da empresa. 85%, de sua receita e de 80% de seu resultado operacional era de vendas de produtos de nível intermediário, importante destacar que a margem EBITDA de quase 22% foi alcançada também em 2006. Já o anexo 3, apesar da empresa apresentar troca de foco para linhas de produtos de ponta, até mesmo pela tecnologia adotada, sua margem operacional tinha diminuído ao considerar os últimos três anos, isso ocorreu devido a custos de integração e devido baixas de estoque associadas as aquisições realizadas.

Sobre as políticas financeiras, a Blaine apresentou uma postura conservadora, isso pode ser observado por somente tomar empréstimos duas vezes acima de suas necessidades correntes de capital de giro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com