TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de risco financeiro nas empresas

Por:   •  7/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.085 Palavras (13 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 13

Faculdade de tecnologia faesa
curso Superior de Tecnologia em gestão financeira

CARLA GEOVANE DA SILVA
FLÁVIO SILVA DOS SANTOS
JULY S. SANTOS
KLEITON CRISTÓVÃO VORPAGEL
ROSIANE ARPINI LOUREIRO
SABRINA DA COSTA TOMÉ

ANÁLISE DE RISCO ECONÔMICO FINANCEIRO NAS EMPRESAS

vitória-es
junho de 2017


CARLA GEOVANE DA SILVA
FLÁVIO SILVA DOS SANTOS
JULY S. SANTOS
KLEITON CRISTÓVÃO VORPAGEL
ROSIANE ARPINI LOUREIRO
SABRINA DA COSTA TOMÉ

ANÁLISE DE RISCO ECONÔMICO FINANCEIRO NAS EMPRESAS

Trabalho apresentado à disciplina Projeto Integrador I do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade de Tecnologia FAESA, como requisito parcial para avaliação.

Orientador: Prof. Leonardo Rocha.

vitória-es
junho de 2017


  1. sumário

  1. 1.        Introdução        3
  2. 2.        METODOLOGIA        4
  3. 3.        Referencial Teórico        5
  4. 3.1        Risco Econômico e Risco Financeiro        5
  5. 3.2        Risco Econômico Empresarial        6
  6. 3.3        AnÁlise de Viabilidade Financeira        8
  1. 3.3.1        O que é a viabilidade financeira?        8
  2. 3.3.2        Como realizar uma análise de viabilidade econômica e financeira?        8
  1. 3.3.2.1        Payback Simples        9
  2. 3.3.2.2        Payback descontado        10
  3. 3.3.2.3        Diferença entre Payback Simples e Descontado        10
  4. 3.3.2.4        Valor Presente Líquido        11
  5. 3.3.2.5        Taxa Interna de Retorno        11
  6. 3.3.2.6        Índice de Lucratividade (IL)        11
  7. 3.3.2.7        Ponto Fisher        12
  1. 4.        Considerações Finais        13
  2. referênciaS        14

  1. Introdução

Num mundo empresarial ou de negócios altamente competitivo a informação é um diferencial que determina um passo à frente dos restantes concorrentes, mas esta informação sobre o estado da entidade só pode ser possível com o uso e a viabilidade das demonstrações financeiras. Logo, os gestores devem buscar essas ferramentas que auxiliem suas rotinas facilitando a extração e as mensurações, uma vez que essa avaliação tem por finalidade detectar pontos fortes e fracos no processo operacional financeiro, visando assim lucros e solidez.

O Risco Econômico, denominado também risco empresarial ou de mercado, tem origem em todas as circunstancias ou eventualidades que afetam os resultados da exploração e que fazem com o que a empresa não possa garantir a estabilidade (SUÁREZ, 1997). Este risco está mais associado à adequação dos recursos à atividade da empresa, o seu saber técnico, comercial e em aprovisionamento.

Entre várias alternativas, escolher aquelas que melhor se adéqua ou favorece a entidade é um processo pelo qual o gestor passa todos os dias. No entanto, decidir é escolher entre o sim ou não, fazer ou não, ir ou não, e no campo financeiro é escolher entre investir ou desinvestir, vender ou comprar, mas para que essas escolhas possam ser as mais acertadas possíveis, há que se ter suporte-base de informações que sejam consideradas críveis, fiáveis, relevante e compreensíveis (BARON, 2000; ALBANESES, 1981).

Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a viabilidade financeira das empresas como também abordaremos o estudo de viabilidade econômico-financeiro, visto que, um dos problemas que surgem para gerar resultados, é que normalmente organizar todos os dados financeiros de uma empresa pode ser muito complicado, dado que a estrutura detalhada conta com diversos níveis de especificações. Dessa forma apresentaremos os principais métodos para a viabilidade econômico-financeira, tais como, tipos de paybacks, valor presente líquido e índice de lucratividade.

  1. METODOLOGIA

O método utilizado neste trabalho foi pesquisas bibliográficas, que, segundo Melo (apud DIEHL; TATIM, 2004, p. 97), “[...] tem por objetivo fornecer a base teórica e empírica para formulação das hipóteses. Desse modo, deve-se incluir todo esquema teórico em que as hipóteses se baseiam, as experiências e as pesquisas realizadas a cerca do tema e ao problema.” Dessa forma, buscou-se conceitos sobre risco econômico e financeiro, pesquisou-se também fontes em sites e livros referentes à área.

Esse trabalho é uma maneira de despor conceitos, procurando desenvolver um conteúdo interessante que contribui para uma boa análise da gestão de risco das empresas.

Desta forma, será realizado com base e, pesquisa referente ao assunto em questão. Serão abordados diversos autores, de forma que esclareça o tema e sua importância como ferramenta de apoio à tomada de decisões.


  1. Referencial Teórico

  1. Risco Econômico e Risco Financeiro

A noção de risco geralmente é associada a algo de inesperado é indesejável que se pretende reduzir ou eliminar. Numa ótica especificamente financeira está ligada a perspectiva dos resultados a obter poder e vir a ser diferentes dos previstos em meio ou menor escala, segundo Durban (1989) o risco é possível desvio que se verificará entre os valores estimados e os realmente alcançados, quando as previsões são feitas em condições de incerteza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (332.2 Kb)   docx (60.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com