TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGMENTAÇÃO DO MERCADO

Projeto de pesquisa: SEGMENTAÇÃO DO MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Este trabalho apresenta a implantação da segmentação de mercado nas empresas e conseqüentemente como ela esta sendo incluída no mercado de trabalho.

Primeiramente foram abordados os tipos de segmentação de mercado bem como o tipo de segmento que a empresa identificada utiliza para se direcionar ao público.

Em seguida vamos descrever também como são utilizados os 4P´s analisando de forma sucinta o posicionamento da empresa perante o mercado de trabalho.

Por ultimo elaboramos análise Swot (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) para que possamos obter uma visão mais ampla sobre a empresa identificada descrevendo aspectos favoráveis e não favoráveis bem como o resultado esperado.

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Em princípio, parece uma tarefa fácil segmentar um mercado, mas na realidade existem muitas dificuldades. A empresa deve pensar sempre numa forma de atuar no mercado.

Segmentar um mercado significa escolher um grupo de consumidores, com necessidades homogêneas, para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica. O processo de segmentação requer que sejam identificados os fatores que afetam as decisões de compras dos consumidores. Requisitos para a segmentação: o seguimento deve ser identificável, mensurável, acessível, rentável e estável.

Com a segmentação, a empresa poderá obter muitas vantagens. Poderá fazer melhor trabalhos frente a concorrência, dedicando-se a fatias de mercado que tenha melhores condições de atender.

Para tanto, é necessário estimar o tamanho atual do mercado, identificar os concorrentes e respectivas participações, e o potencial de crescimento deste mercado.

Em seguida, é preciso separar os consumidores em grupos, de tal forma que a necessidade genérica a ser atendida tenha matizes específicos, que são semelhantes para os que pertencem ao mesmo grupo e diferentes dos demais grupos. Esta divisão pode ocorrer segundo critérios geográficos, demográficos, psicográficos ou comportamentais. Os segmentos resultantes desta divisão devem ser avaliados segundo o tamanho, potencial de crescimento e atratividade, em relação aos objetivos e recursos da empresa.

Finalmente, são escolhidos um ou mais segmentos a serem atendidos - o mercado-alvo, ou target - que serão objeto de estudos, planos e ações de marketing, envolvendo o posicionamento da oferta na mente do consumidor em relação aos concorrentes.

A segmentação de mercado utilizada pela empresa abordada varia muito de acordo com a necessidade de cada cliente, pois a operadora não faz distinção de cor, raça, idade, classe social, etc.

Vejamos agora a segmentação em relação aos 4P´s:

PRODUTO: A empresa disponibiliza linhas para todos os tipos de clientes, sendo elas pré pagas, controle e pós pagas.

PREÇO: Contamos com preços acessíveis, descontos na aquisição de mais de uma linha pós paga além de descontos em aparelhos celulares.

PRAÇA: Sua localização é central e de fácil acesso tendo também como diferencial filial por todo estado.

Promoção: A empresa aposta em ações externas e divulgações na rádio contando também com comerciais agressivos feitos pela parceira VIVO.

Tabela 4P´s:

Produto Preço Praça Promoção

Variedade de Produtos Preço de lista Promoção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com