TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE GESTÃO ADMINISTRATIVO

Exames: SISTEMA DE GESTÃO ADMINISTRATIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Arapiraca

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso Superior Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Profs.:Vânia Silva, Karen Hiramatsu, Adriane Loper, Merris Mozer, Regis Garcia e Monica Maria.

Arapiraca

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR 4

CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO

O aumento do consumismo registrado nas últimas décadas exige que as organizações invistam cada vez mais em profissionais qualificados para que o trabalho desenvolvido pela empresa possa atender às expectativas dos clientes. A área administrativa empresarial representa um elo de equilíbrio com os demais setores, para isso, o administrador deve conduzir as atividades gerenciais com o objetivo de acompanhar o crescimento empresarial.

Este trabalho de produção textual aborda conceitos sobre a administração financeira e os processos matemáticos aplicado à contabilidade.

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

A reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais é a temática do desenvolvimento que começou a avaliar os resultados das políticas de desenvolvimento em curso nos países capitalistas do pós-guerra, quando os modelos de desenvolvimento e as práticas de planejamento da vida econômica eram realizados de cima para baixo, ou seja, conduzidos pelos Estados nacionais.

A administração brasileira encontra-se diante de uma potencialidade e de ações de desenvolvimento econômico ainda não exploradas na medida em que estas têm sido consideradas como funções e competência do Estado e da União.

A administração financeira representa um setor de equilíbrio para o desenvolvimento das atividades do administrador em uma organização. Através dos dados fornecidos pelos relatórios financeiros, os gerentes podem traçar a situação da empresa e analisar a melhor ação estratégica a ser tomada. Com essas informações disponíveis, o administrador poderá definir a tomada de decisões.

Dentre os relatórios disponíveis para o administrador temos o Fluxo de Caixa que controla toda a movimentação financeira, entrada e saída. Com os dados do fluxo de caixa, o administrador poderá ter um diagnóstico rápido e preciso e estabelecer a estratégia a ser tomada, principalmente nos casos de necessidade de recursos financeiros, como é o caso de empréstimos e, até mesmo, onde investir recursos que possam estar sobrando na empresa.

De acordo com FLEURY (1995, p. 54):

É possível que uma empresa apresente lucro liquido e um bom retorno sobre investimentos e ainda assim vá à falência. O péssimo fluxo de caixa é o que acaba com a maioria das empresas que fracassam. Faz parte do papel do administrador financeiro acompanhar o desenvolvimento do Fluxo de Caixa, bem como as movimentações financeiras.

Uma outra ferramenta disponivel aos administradores é o Orçamento Gerencial, que pode ser definido como uma ferramenta que demonstra os resultados que um departamento deve atingir e os recursos fornecidos para conseguir alcançar os objetivos. Um bom exemplo de orçamento é o orçamento a curto e longo prazo. Pode ser considerado orçamento de curto prazo períodos de um ano ou menos, e longo prazo quando cobrem períodos maiores de um ano.

Em meio a tantas mudanças no mundo das organizações, um dos grandes desafios das organizações no mundo atual é equilibrar sua situação financeira. Sem dúvida para o sucesso das empresas se faz necessário pessoas capacitadas e com uma visão ampla do mundo dos negócios.

A partir dos dados demonstrados acima podemos observar que o conhecimento dos custos empresariais contribuem na melhoria da gestão administrativas. Segue abaixo conceitos que definem sistema de gestão que auxiliam no desenvolvimento das atividades dos administradores.

GECON

É um modelo de gestão econômica que trata do processo de planejamento, execução e controle operacional das atividades. De maneira geral, o GECON está voltado a eficiência e a eficácia empresarial.

ABC

O modelo ABC é um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos. Consiste na identificação, análise e alocação de custos aos processos de uma determinada empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade.

RKW

Desenvolvido na Alemanha, esse modelo apresenta o rateio dos custos de produção e todsa as despesas da organização. Segundo Bornia (2002), este método trata somente de custos de transformação, portanto, não contempla matérias-primas e outros materiais diretos. Para fins de apropriação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com