TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos e Sistemas Administrativos

Por:   •  26/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

REGIONAL CATALÃO

UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE GESTÃO E NEGÓCIOS

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

FERRAMENTAS DE GESTÃO: ciclo pdca, kaisen e seis sigma

Catalão

2018

Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão

Curso: Administração

Disciplina: Processos e Sistemas Administrativos

Professora: Nelize Aparecida de Oliveira

Aluna(s): Andressa Amorim e Ludiele da Silva Costa

Matricula(s):

Turma: 6° Período

FERRAMENTAS DE GESTÃO: ciclo pdca, kaisen e seis sigma

Catalão

2018

Melhoria Contínua

Vivemos numa era de bastante competitividade entre as organizações, elas lutam diariamente para manterem o seu espaço e fidelizarem seus clientes, garantindo assim a sobrevivência no mercado. Para garantir a sobrevivência e a fidelização de clientes muitas organizações investem em melhorias no seu processo produtivo e também nos demais processos organizacionais.

Para atingir um patamar de competitividade nessa era tão globalizada é preciso agregar cada dia mais valor aos clientes e se preocupar com o quesito qualidade nos processos produtivos. A qualidade é um fator estratégico dentro de uma organização, os clientes esperam por produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades da melhor maneira possível, o benefício voltado para a empresa que a pratica é ainda maior, pois, ela terá uma boa imagem perante a sociedade, terá mais faturamento, mais demanda etc. Visando a esses detalhes é que muitas empresas estão adotando um método chamado de melhoria contínua. O processo de melhoria continua tem como objetivo aprimorar o desempenho de produtos e processos de forma continuada.

  A melhoria contínua se caracteriza por ser um processo iterativo, cíclico. Ou seja, a partir da avaliação dos resultados obtidos, da investigação e conhecimento adquiridos com uma ação de melhoria sobre um determinado objeto de estudo, podem se propor novas ações de melhoria, o que levaria a um ciclo virtuoso de melhoria. (CARPINETTI, 2010, p.40).

A melhoria contínua é um processo cíclico e virtuoso, pois, as experiências obtidas em uma ação de melhoria podem desencadear outras ações de melhoria. Uma ação de melhoria tem por objetivo gerar qualidade aos produtos e serviços oferecidos.  

‘’Os japoneses chamam melhoria contínua de kaisen, que significa mudar para melhor.’’ (CARPINETTI, 2010, p.40). As mudanças são sempre bem-vindas em uma organização, desde que estas sejam feitas para melhorar os processos e atingir bons resultados.

A Melhoria Contínua é um processo gradativo nas organizações, que se bem administrado chegar ao alcance dos objetivos almejados. É necessário que as empresas saibam identificar suas falhas, identificar os processos que precisam ser reavaliados, analisar a origem de problemas, para assim aplicarem boas ferramentas de gestão que ajudarão a solucionar tais problemas. Existe sempre uma ferramenta que se adequa melhor a cultura de uma empresa e traz os benefícios esperados.

O processo de melhoria sempre começa com a identificação dos problemas, visando encontrar soluções para tais. Existe todo um planejamento e estudo a fim de encontrar possíveis soluções para posteriormente aplica-las.

Visto que a abordagem de melhoria contínua é tão importante para o desempenho das organizações, faz-se necessário conhecer sobre algumas das mais importantes ferramentas de gestão, que estão contribuindo eficazmente no crescimento das mesmas, bem como nos lucros e resultados. São elas: Ciclo pdca, Kaisen e o Seis Sigma.

Seis Sigma

Todas as organizações se preocupam com seus resultados financeiros, elas querem atingir um alto nível de lucratividade e desempenho, e para alcançar esses objetivos é preciso realizar um bom gerenciamento de processos. Esses processos empresariais devem ser levados a sério, é preciso investir em ferramentas gerenciais que tragam mais qualidade e aperfeiçoamento para os mesmos. Existe no mercado um conceito chamado Seis Sigma que vem trazendo ótimos resultados para as empresas, diminuindo os custos, aumentando a fidelização de clientes, aumentando o desempenho organizacional, bem como a lucratividade.

         ‘’O conceito de Seis Sigma foi introduzido e popularizado pela Motorola, seguida pela General Electric (GE) e por outras empresas de classe mundial.’’ (CARVALHO, PALADINI, et al.,2012, p.130). Essas empresas foram responsáveis pela rápida disseminação da ferramenta em todo o mundo.

 Carpinetti (2010) relata que a empresa Motorola ganhou no ano de 1987 um prêmio muito importante chamado de Malcom Baldrige de excelência em qualidade, pela aplicação da ferramenta seis sigma.

O Seis Sigma visa a redução dos desperdícios, que traz como consequência a redução de custos e o atendimento das necessidades requisitadas pelos clientes. (CARPINETTI, 2010).  

Seis Sigma é uma metodologia estruturada que incrementa a qualidade por meio da melhoria continua dos processos envolvidos na produção de um bem ou serviço, levando em conta todos os aspectos importantes

de um negócio. O objetivo do Seis Sigma é conseguir a excelência na competitividade pela melhoria contínua dos processos. (RODONTARO, 2012, p.18).

O Seis Sigma trata-se de uma ferramenta de gestão que visa atingir a competitividade de maneira excelente, através da melhoria dos processos produtivos, sempre se pautando na qualidade em todos esses processos. Quando uma organização utiliza o seis sigma de forma eficiente ela consegue se diferenciar no mercado e alcançar uma vantagem competitiva, atingindo uma gama maior de clientes e os fidelizando.

O Seis Sigma tem como objetivo atingir o sucesso comercial, se preocupando com as necessidades dos clientes, tanto as necessidades internas, quanto as necessidades externas. (ROTONDARO,2012).

O Sistema Seis Sigma oferece altos ganhos para as organizações, ‘’diferentemente de outros programas de qualidade, as empresas que utilizam o Seis Sigma divulgam cifras milionárias de ganhos obtidos com sua implementação.’’ (CARVALHO, PALADINI, et al.,2012, p.130).

‘’O programa Seis Sigma promove um alinhamento estratégico, utilizando indicadores de desempenho alinhado aos resultados da organização e prioridades estratégicas como alvos dos projetos de melhoria.’’ (CARVALHO, PALADINI, et al.,2012, p.130).

Seis Sigma é uma metodologia rigorosa que utiliza ferramentas e métodos estatísticos para definir os problemas e situações a melhorar, medir para obter a informação e os dados, analisar a informação coletada, incorporar e empreender melhorias nos processos e, finalmente, controlar os processos ou produtos existentes, com a finalidade de alcançar etapas ótimas, o que por sua vez gerará um ciclo de melhoria contínua.

( RODONTARO,2012,p.18).

A melhoria contínua é obtida por meio de analises e estudos para definir problemas existentes, procurando sempre encontrar soluções para melhorá-los. É muito importante controlar todos os processos organizacionais e gerenciá-los de maneira eficiente, bem como aprimorá-los.

Segundo Perez Wilson citado por Rotondaro (2012, pp. 18-19) a metodologia Seis Sigma pode ser usada de várias maneiras em uma empresa:

  1. benchmark: é usado como um parâmetro para comparar o nível de qualidade de processos, operações, produtos, característica, equipamentos, maquinarias, divisões e departamentos, entre outros;

  2. meta: é uma meta de qualidade. A meta do Seis Sigma é chegar muito próximo de zero defeito, erro ou falha. Contudo, não é necessariamente zero. É, na verdade, 3,4 partes por milhão de unidades defeituosas, 3,4 defeitos por milhão, 3,4 falhas por milhão, 3,4 ppm;

  3. medida: é uma medida para determinado nível de qualidade. Quando o número de sigmas é baixo, tal como em processos Dois Sigma, o nível de qualidade não é tão alto. O número de não-conformidades ou unidades defeituosas em tal processo pode ser muito alto. Se compararmos com um processo Quatro Sigma, temos um nível de qualidade significativamente melhor. Então, quanto maior o número de sigmas, melhor o nível de qualidade;

  4. filosofia: é uma filosofia de melhoria perpétua do processo e redução de sua variabilidade na busca interminável de zero defeito;

  5. estatística: é uma estatística calculada para cada característica crítica da qualidade, para avaliar a performance em relação à especificação ou á tolerância;

  6. estratégia: é uma estratégia baseada na inter-relação entre o projeto de um produto, sua fabricação, sua qualidade final e sua confiabilidade, ciclo de controle, inventários, reparos no produto, sucata e defeitos, assim como falhas em tudo que é feito no processo de entrega de um produto a um cliente e o grau de influência que eles possam ter sobre sua satisfação;

  7. visão: é uma visão de levar uma organização a ser melhor do ramo. É uma viagem intrépida em busca da redução da variação, defeitos, erros e falhas. É estender a qualidade para além das expectativas do cliente.

REFERÊNCIAS

Carpinetti, Luiz Cesar Ribeiro

Gestão da qualidade: conceitos e técnicas/Luiz Cesar Carpinetti.—São Paulo: Atlas, 2010.

Gestão da qualidade/ coordenadores, Marly Monteiro de Carvalho, Edson Pacheco Paladini.- 2. Ed.- Rio de Janeiro: Elsevier: ABREPO, 2012.

Seis Sigma: estratégia gerencial para a melhoria de processos, produtos e serviços/ coordenador Roberto Gilioli Rotondaro-1. ed. – 9. Reimp.- São Paulo: Atlas, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com