TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde E Segurança No Trabalho

Ensaios: Saúde E Segurança No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  3.734 Palavras (15 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia Gestão em Recursos Humanos

Disciplina: Técnicas de Negociação

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:

Roteiro de Preparação para Negociações Salariais

Trabalho apresentado à disciplina de técnicas de negociação, ministrada pela Prof.ª. Ma. Karem Grubert Rojas do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Universidade Anhanguera – UNIDERP - Pólo Paraty/RJ, como requisito para a avaliação e para a obtenção e atribuição de nota da atividade avaliativa. Sob a orientação da Prof.ª. Maria Luiza Mendonça - Tutora Presencial.

SUMÁRIO

Desafio.....................................................................................................................................2-4

Anexo 1.......................................................................................................................................4

Anexo 2:

1. Introdução...............................................................................................................................5

2. Desenvolvimento.................................................................................................................5-7

3. Considerações Finais...............................................................................................................7

4. Bibliografia.............................................................................................................................8

Anexo 3..................................................................................................................................8-10

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Quando pensamos no desempenho do nosso trabalho nas organizações, na grande maioria acreditamos que não somos recompensados como merecemos isso é um fato que ocorre e muito. Como reagiríamos á uma resposta negativa ao pedido de um aumento salarial, após um período de dedicação e constante empenho junto a empresa?

Estaríamos preparados para recebermos uma resposta negativa?

Podemos afirmar que sim! Somos profissionais que buscamos melhores oportunidades de salários, e para isso estamos preparados para tal mudança de melhoria, já que demonstramos total empenho e esforço para se apresentar diante do nosso superior, e propor o tão desejado aumento na remuneração.

Seria indispensável o planejamento da negociação para orientar e coordenar o rumo da mesma, com o objetivo de atingir a meta que almejamos.

Buscaremos informações necessárias ao processo, aprofundar a pesquisa, elaborar um roteiro, considerando respostas negativas por parte do nosso superior, tendo neste caso argumentos ou talvez alternativas, se colocar no lugar do outro, enfim, todo este planejamento nos traria vantagens importantes, aumentando nossas chances de estar preparados ao recebermos uma resposta negativa.

Poderíamos também, elaborar um auto preparo, além dos estudos do projeto que traçamos, também através de exercícios para relaxamento, como uma boa alimentação previamente ao momento da negociação, aprovando assim que estejamos tranquilos, confiantes e relaxados.

Conseguimos encontrar vários exemplos de situações no planejamento de negociação no filme “A negociação” (1998, policial, com Samuel L. Jackson e Kevin Spacy), o filme retrata um negociador de alto nível tenente da policia, que usa suas técnicas profissionais. Vimos uma elaboração de um planejamento usando as técnicas aprendidas na academia de policia, reduzindo a perspectiva de incertezas na negociação, no caso, o risco de morte dos reféns. Logo no início do filme a cena mostra o tenente aproximar-se de um sequestrador, porém antes de abordá-lo, o policial realizou um planejamento, buscou informações sobre o criminoso e preparou uma lista de coisas que ele gostava e não gostava, assim conseguiu iniciar um diálogo de acordo com a lista, com a finalidade de conquistar a confiança do sequestrador. No momento em que percebeu um erro na lista, teve a capacidade de improvisar, sem vacilar continuou dialogando com o sequestrador até conquistar a confiança e até mesmo a empatia do mesmo.

Em outra cena, percebemos o juiz previamente estudando o caso, as provas que tinham contra o personagem do Samuel L. Jackson, e utilizou essas informações para tentar intimidar e conseguir uma possível confissão.

O personagem de Samuel estudou constantemente o mercado no qual atua, e com isto na situação em que se encontrava sabia quem era o profissional mais adequado a efetuar a negociação com ele. O homem que negociou com ele, chamado de Chris Sabian, disse que estava no comando absoluto da ação, e que todos sigam suas ordens.

Ele tem ciência que o personagem de Samuel Jackson não é um sequestrador qualquer, ele conhece as regras do jogo, então precisa estudar alternativas, fazer um planejamento e assim negociar com ele.

Planejando e estudando que é um das etapas mais importantes da negociação, o negociador adquiriu informações sobre o sequestrador, e utiliza dessas informações para distrair e conta com sua equipe para poder realizar a negociação com êxito. Com certeza tiramos muito proveito do filme em relação à negociação.

É importante ressaltar que apenas o planejamento não garante o sucesso da negociação, a motivação de um funcionário é um dos pilares para um trabalho bem realizado.

Os argumentos precisam estar bem claros e definidos para se iniciar o processo, além disso, levantar relatórios concretos da situação atual da empresa, dados de faturamento e produção, podem auxiliar muito no objetivo.

É interessante que se faça uma análise salarial de mercado, compatível com a função e cargo exercido, elaborar relatórios de índices de desempenhos, além da motivação pessoal que com o aumento de salário, haverá também a oportunidade de investir em cursos ou viagens que resultarão em benefícios profissionais; projetar um plano de carreira, expondo-o ao chefe e determinar quais são suas metas como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com