TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seguro e renda

Projeto de pesquisa: Seguro e renda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 8

2014

SUMÁRIO

Etapa 3 Passo 1 – Seguro e Rendas............................................. 04

Passo 2 - Fundos de Pensão ......................................................... 05

Passo 3 - Exercícios....................................................................... 06

Etapa 4 - Passo 1 CDB ................................................................. 07

Passo 2 – Fundo de Investimentos ...................... 08

Passo 3 – Tabela ............................................... 09

Etapa 3 – Passo 1

SEGUROS E RENDA

Seguro Dotal

O Seguro Dotal consiste no pagamento de um dote, caso o segurado sobreviva a um determinado numero de anos.Financeira significa, que um determinado números de pessoas, formem um fundo, pagando um prêmio único e para que daqui a um determinado período de anos , as pessoas recebam uma importância segurada.

Rendas Anuais

As rendas podem ser imediatas ou deferidas, vitalícias ou temporárias e antecipadas ou postecipadas. O cálculo do prêmio único e puro será baseada no mesmo principio do seguro dotal, igualaremos a receita com despesa a fim de produzirmos uma formula para determiná-lo.

Seguro Vida Inteira

Os cálculos que alicerçam esses seguros, nos valeremos da mesma forma utilizada nos casos de sobrevivência, ou seja, igualaremos a receita com despesa. Entretanto, a diferença com relação aos casos anteriores será dada pelo lado da despesa, pois será considerado o número de mortos (Dx).

Seguro Dotal Misto

Deve considerar, tanto a possibilidade de sobrevivência quanto a de morte, a pessoa, ao fazer um seguro dessa modalidade, permitirá que sua família (beneficiários) recebe a importância segurada em caso de seu falecimento, como também, caso sobreviva ao período segurado, a pessoa receberá a importância segurada.

Podemos perceber que o fato de a renda ser postecipada, representa uma diminuição no prêmio, pois apesar de o tempo de indenização ser o mesmo, a defasagem de um período encerra uma perspectiva de sobrevida menor.

Passo 2 - O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM OS FUNDOS DE PENSÃO

A Seguridade Social é um dever do Estado e um direito do cidadão. Deverá ela ser assegurada a todos, indistintamente, na medida das possibilidades do poder público e das necessidades de cada um para obter o mínimo de segurança econômica na velhice e nas vicissitudes sociais. É, assim, uma responsabilidade intransferível do setor estatal, devendo ser por este custeada e ministrada. Como direito do cidadão, não deverá estar condicionada por sua capacidade contributiva.

Fruto do avanço social

Enquanto a Previdência Social é o primeiro pilar do tripé que visa dar segurança aos trabalhadores, os fundos de pensão representam a segunda perna, uma vez que dão acesso a planos de capitalização através dos quais as reserva garantidoras da aposentadoria já estarão constituídas quando chegar o momento da aposentadoria. A terceira coluna é a poupança individual acumulada por decisão pessoal dos indivíduos, em geral, de maiores ganhos e capacidade de diferir renda.

Diferentemente da Previdência Social, que atua nos regimes de repartição ou caixa, pelos quais os atuais aposentados ficam na dependência da contribuição de quem se encontra hoje no mercado de trabalho, os fundos de pensão operam sob o regime de capitalização, no qual cada um forma a poupança que vai garantir a sua aposentadoria no futuro, isso significando que não há transferência de encargos entre gerações. Cada participante e sua empresa constituem reservas de longo prazo,para assegurar o benefício futuro.

Marco inicial dos fundos

Os fundos de pensão tiveram sua vida regulamentada no Brasil em 1977, fruto das experiências de alguns países que anos antes de nós construíram sua grandeza social, como Estados Unidos, França, Alemanha e Japão, todos beneficiários de um sistema previdenciário complementar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com