TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Just In Time

Dissertações: Sistema Just In Time. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  4.961 Palavras (20 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 20

O SISTEMA JUST IN TIME

1. DEFINICAO

¡§Just in time e um sistema que tem por objetivo produzir a quantidade demandada a uma qualidade perfeita, sem excesso e de forma rapida, transportando o produto para o lugar certo no tempo desejado¡¨ (Hall, R. W., 1983).

Esta definicao sintetiza muito bem o conceito do just in time (tambem conhecido como JIT) e seu impacto em toda cadeia produtiva. O JIT tem a premissa de alocar a materia prima, na quantidade e no tempo necessario. Ele esta relacionado com a producao por demanda, ou seja, a venda do produto ativa. Este elemento, portanto, possui a caracteristica de ¡§puxar¡¨ todo processo produtivo.

Em japones, as palavras para just in time significam ¡§no momento certo¡¨, ¡§oportuno¡¨. Uma melhor traducao para o ingles seria o just in time, ou seja, em tempo, exatamente no momento estabelecido. In time, em ingles, significa ¡§a tempo¡¨, ou seja, nao exatamente no momento estabelecido, mas um pouco antes, com uma certa ¡§folga¡¨.

No entanto, o termo, conforme Shingo (1996), sugere muito mais que se concentrar apenas no tempo de entrega, pois isso poderia estimular a superproducao antecipada e dai resultar em esperas desnecessarias. Cada processo deve ser abastecido com os itens necessarios, na quantidade necessaria, no momento necessario ¡V just-on-time, ou seja, no tempo certo, sem geracao de estoque. Assim, pode-se afirmar que o Just in time e uma proposta de reorganizacao do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminacao de desperdicios visa o melhoramento continuo dos processos de producao, e a base para a melhoria da posicao competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preco dos produtos. Como se pode perceber pela designacao o controle da producao e feito enquanto o bem e produzido, e nao no fim. Inclusive, especificando a acao, afirmamos que tal controle e feito pelos proprios operarios. Como se sabe o Japao e pequeno, muito populoso e nao possui recursos proporcionais ao seu desenvolvimento e nivel de consumo. E por isso que o principio base do JIT e evitar enormes armazens de estoques e de pecas

5

defeituosas, poupando espaco e, ao mesmo tempo, todo um conjunto de recursos que tem que ser disponibilizados para manter esses armazens. 1.1 Objetivos

O sistema just in time tem como objetivo fundamental a melhoria continua do processo produtivo. A perseguicao destes objetivos da-se, atraves de um mecanismo de reducao dos estoques, os quais tendem a camuflar problemas.

Os estoques tem sido utilizados para evitar descontinuidades do processo produtivo, diante de problemas de producao que podem ser classificados principalmente em tres grandes grupos:

„h Problemas de qualidade: quando alguns estagios do processo de producao apresentam problemas de qualidade, gerando refugo de forma incerta, o estoque, colocado entre estagios e os posteriores, permite que estes ultimos possam trabalhar continuamente, sem sofrer com as interrupcoes que ocorrem em estagios anteriores. Dessa forma, o estoque gera independencia entre os estagios do processo produtivo.

„h Problemas de quebra de maquina: quando uma maquina tem suas atividades interrompidas por problemas de manutencao, os estagios posteriores do processo que sao "alimentados" por esta maquina teriam que parar, caso nao houvesse estoque suficiente para que o fluxo de producao continuasse, ate que a maquina fosse reparada e entrasse em producao normal novamente. Nesta situacao o estoque tambem gera independencia entre os estagios do processo produtivo.

„h Problemas de preparacao de maquina: quando uma maquina processa operacoes em mais de um componente ou item, e necessario preparar a maquina a cada mudanca de componente a ser processado. Este intervalo de tempo para preparacao e chamado de setup e simboliza para a organizacao custos referentes ao periodo inoperante do equipamento, a mao de obra requerida na operacao, entre outros. Quanto maiores estes custos, maior tendera a ser o lote executado, para que estes custos sejam rateados por uma quantidade maior de pecas, reduzindo por consequencia , o custo por unidade produzida. Lotes grandes de producao geram estoques, pois a producao e executada antecipadamente a demanda, sendo consumida por esta em periodos subsequentes.

6

2. HISTORICO

O Just in Time surgiu no Japao, no principio dos anos 1950, sendo o seu desenvolvimento creditado a Toyota Motor Company, a qual procurava um sistema de gestao que pudesse coordenar a producao com a procura especifica de diferentes modelos de veiculos com o minimo atraso. Quando a Toyota decidiu entrar em pleno fabrico de carros, depois da Segunda Guerra Mundial, com pouca variedade de modelos de veiculos, era necessaria bastante flexibilidade para fabricar pequenos lotes com niveis de qualidade comparaveis aos conseguidos pelos fabricantes norte-americanos. Esta filosofia de produzir apenas o que o mercado solicitava passou a ser adaptada pelos restantes fabricantes japoneses e, a partir dos anos 1970, os veiculos por eles produzidos assumiram uma posicao bastante competitiva. Desta forma, o Just in Time tornou-se muito mais que uma tecnica de gestao da producao, sendo considerado como uma completa filosofia a qual inclui aspectos de gestao de materiais, gestao da qualidade, organizacao fisica dos meios produtivos, engenharia de produto, organizacao do trabalho e gestao de recursos humanos. O sistema caracteristico do Just in Time de "puxar" a producao a partir da procura, produzindo em cada momento somente os produtos necessarios, nas quantidades necessarias e no momento necessario, ficou conhecido como o metodo Kanban. Este nome e dado aos "cartoes" utilizados para autorizar a producao e a movimentacao de materiais, ao longo do processo produtivo. Embora se pense que o sucesso do sistema de gestao Just in Time seja intrinseco as caracteristicas culturais do povo japones, cada vez mais empresas americanas e europeias tem se convencido que esta filosofia e composta de praticas que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo. Para a filosofia Just in Time, em cada etapa do processo produzem-se somente os produtos necessarios para a fase posterior, na quantidade e no momento exato. Isto nao significa transferir os estoques do consumidor para o fornecedor ou do posto de trabalho a jusante para o posto de trabalho a montante. A sua meta final e a eliminacao total dos estoques, ao mesmo tempo em que se atinge um nivel de qualidade superior. Tradicionalmente os estoques sao considerados uteis por protegerem o sistema produtivo de perturbacoes que podem ocasionar a interrupcao dos fluxos de producao (rupturas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com