TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS JUST IN TIME E TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO OTIMIZADA COMO FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS PARA ORGANIZAÇÕES COMPETITIVAS

Por:   •  20/6/2015  •  Seminário  •  6.840 Palavras (28 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI

Centro de Ciências Sociais Aplicadas- CECIESA

Curso de Administração – 5º período –Turma 3 - Noturno

Disciplina: Administração da Produção e Operações

Professor: ODÉCIO BODENMULLER

SISTEMAS JUST IN TIME (JIT) E TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO OTIMIZADA (OPT)

Acadêmicos:

Alexandre Zappani

                     Eliken Michalski de Oliveira

                     Fernanda Medeiros

                     Isabela Evangelista

                     Viviane Luciana da Silva

ITAJAÍ - SC, 2009/1

SISTEMAS JUST IN TIME (JIT) E TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO OTIMIZADA (OPT) COMO FERRAMENTAS ESTRATEGICAS PARA ORGANIZAÇÕES COMPETITIVAS.

INTRODUÇÃO

         As organizações públicas e privadas enfrentam grandes mudanças e diversas são as técnicas que estão sendo aplicadas para que possam sobreviver perante a concorrência no mercado. Basta verificar a incessante procura de alternativas viáveis para a aplicação de métodos que orientem e proporcione um melhor desenvolvimento das pessoas e processos dentro das organizações.                                                         O trabalho a seguir, mostrará dois tipos de ferramentas utilizadas em processo de produção que podem transformá-los em estratégias competitivas para o mercado. A primeira diz respeito ao Just in Time, que tem como objetivo diminuir e/ou até eliminar desperdícios agregando valor ao produto. O segundo sistema, trata-se do sistema OPT – Tecnologia da Produção Otimizada, uma ferramenta de programação e planejamento de produção, que tem como filosofia o aumento dos ganhos e ao mesmo tempo a redução do estoque e despesas operacionais.                                                                 Tais ferramentas nos mostram o abandono de velhos paradigmas e a criação de uma visão ampla dos negócios, ou seja implantar soluções para problemas como o desperdício seja ele de tempo, produtos ou recursos. O interessante com a utilização desses sistemas é a percepção do que realmente agrega valor e do que é desperdício no processo de criação, produção e distribuição de produtos/serviços. E isto vale para todas as áreas, não especificamente para área de produção. Temos como intuito mostrar que as transformações positivas e gerais ocorridos nas organizações após a implantação desses dois sistemas.         Desenvolvemos este trabalho através de pesquisas em literaturas específicas e exemplos de organizações que obtiveram sucesso na utilização desses sistemas em seus processos seja de produção ou até mesmo administrativos.

HISTÓRICO

O Just in Time surgiu no Japão, no início dos anos 50, sendo o seu desenvolvimento creditado à Toyota Motor Company, a qual procurava um sistema de gestão que pudesse coordenar a produção com a procura específica de diferentes modelos de veículos com o mínimo atraso. Just in Time (livre tradução: "Em Cima da Hora") é o princípio, re-introduzido na gestão empresarial pelos japoneses (já havia sido utilizado no princípio do século XX por Henry Ford), que se caracteriza pela administração eficiente dos recursos, com a manutenção apenas de quantidades suficientes, sem nenhum excesso, tanto das matérias primas ou insumos, quanto dos produtos acabados. Sua filosofia é a produção por demanda, ou seja, primeiramente vende-se o produto, depois se compra a matéria-prima e depois se passa para a fase de fabricação ou montagem.  Após a segunda guerra mundial o Japão encontrava-se arrasado, pois saiu de uma guerra derrotado, Tahiichi Ohno  gerente de produção da Toyota principal idealizador da técnica JIT desenvolveu uma forma de trabalho baseado na filosofia de eliminar todo e qualquer desperdício e decuplicar a produção.                         O just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou Produção enxuta, é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. Tem como objetivo aumentar o retorno sobre o investimento da empresa através do aumento da receita, da redução dos custos, do imobilizado e da participação dos empregados no processo produtivo.                                                        

        

JUST IN TIME:        

        Hay, 1992 enfatiza que as palavras Just in Time vêm sendo discutidas desde o começo dos anos 80 por indústrias ocidentais, acredita-se que muita gente ainda não entende seu significado, algumas pessoas acham que se trata de um sistema ou de um artifício qualquer para redução de estoques, empurrando a responsabilidade para os fornecedores, ou uma solução rápida para melhorar uma produção ineficiente. O JIT vai, além disso, sua filosofia esta voltada para eliminação de desperdício no processo total de fabricação, das compras à distribuição. Quando executada adequadamente torna-se como uma arma estratégica para empresa.                                                         Corrêa, 2007 evidência que o sistema JIT tem como objetivos operacionais fundamentais a qualidade e a flexibilidade. Para que a implantação de tal sistema tenha um retorno positivo, o autor acrescenta duas metas de gestão acima de qualquer outra: a melhoria contínua (Kaisen) e o ataque incessante aos desperdícios. Quando estabelecido tais objetivos surge um efeito secundário sobre a eficiência, a velocidade e a confiabilidade do processo.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (345.7 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com