TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Just-In-Time

Projeto de pesquisa: Sistema Just-In-Time. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.339 Palavras (10 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

O proposto pré-projeto de pesquisa intitulado, sistema de produção Just-in-Time (JIT): a importância do JIT frente ao mercado automobilístico brasileiro tem como objetivo principal Analisar a participação e a contribuição diferencial de um operário dentro do sistema de produção Just- in- Time, enfatizando a participação humana e a competitividade das empresas dentro do sistema de produção JIT, mediantes aos objetivos operacionais: a)Identificar as estratégias competitivas das empresas automobilísticas que usam o JIT; b) Analisar qual é a contribuição do elemento humano para a implementação do JIT; c) Explicar o sistema de produção Just- in-Time e o seu diferencial competitivo; d) Apontar as vantagens do sistema de administração da produção Just in Time através da análise de sua contribuição aos principais critérios competitivos.Nesta perspectiva parte do seguinte problema: O sistema Just-In-Time (JIT) muitas vezes é considerado como uma estratégia competitiva para as empresas automobilísticas brasileiras, frente a isto qual é a contribuição diferencial de um operário que exerce alguma função sendo que o sistema de produção adotado pela empresa que ele trabalhe seja o JIT? E para esse problema constitui-se a seguinte hipótese O sistema JIT é mais do que um conjunto de técnicas, sendo considerado uma filosofia de trabalho. Seus objetivos fundamentais são qualidade e flexibilidade do processo. O elemento humano ou o operário de alguma empresa tem participação fundamental no sistema Just in Time, sendo o envolvimento da mão de obra e o trabalho em equipe como pré-requisitos para a implementação do JIT. O referencial teórico servirá de embasamentos teóricos como; Uhlmann (1997), onde diz que o conceito de JIT se expandiu, e hoje é uma filosofia gerencial que procura não apenas eliminar os desperdícios, mas também colocar o componente certo, no lugar certo e na hora certa, já (Bertaglia, 2003) afirma que a melhoria contínua envolve toda a participação das pessoas dentro de um contexto organizacional, sejam elas gerentes ou operários, já (Dear, 1991) diz que a prática do JIT objetiva motivar todo o quadro de funcionários, fazendo com que haja um melhoramento no nível de envolvimento de todos.E o projeto se justifica pela a seguinte contribuição,a preocupação generalizada com a competição entre as empresas automobilísticas no mercado brasileiro, observamos que o projeto em si retoma ao tema proposto. Desta forma podemos associar a participação operaria dentro do sistema just-in-time com as estratégias competitivas que as empresas do sistema de produção JIT adota, sendo considerada a mão-de-obra humana como principal fator dentro deste sistema.

Palavras chaves:Just-in-Time. Participação Operaria. Competitividade das Empresas.

Sumário

1.0 INTRODUÇÃO 5

1.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA 6

1.2 HIPÓTESES DE ESTUDO 6

1.3 OBJETIVOS 6

1.3.1GERAL 6

1.3.2 ESPECÍFICOS 7

1.4 JUSTIFICATIVA 7

2.0 REFERENCIAL TEÓRICO 8

3. METODOLOGIA 9

4.0 RESULTADOS ESPERADOS 10

5.0 REFERÊNCIAS 11

APENDICE A- QUESTIONARIO 12

1.0 INTRODUÇÃO

No processo de globalização no qual as organizações estão envolvidas atualmente, a concorrência é imensa, os clientes estão cada vez mais exigentes, os recursos são escassos e mais onerosos. Nesse ambiente, o atendimento aos requisitos de clientes, relativos ao tempo, tornam-se um fator de diferenciação. A vantagem competitiva baseada na dimensão de tempo está associada aos objetivos da produção: velocidade, pontualidade e flexibilidade.

O termo Just-In-Time (JIT) denomina uma filosofia de organização da produção de bens ou serviços que incorpora um conjunto de conceitos e técnicas voltadas para a melhoria de desempenho global dos sistemas produtivos, focado, principalmente, na minimização das perdas (tempo e material). Como se pode perceber pela designação o controle da produção é feito enquanto o bem é produzido, e não no fim, inclusivamente é feito pelos próprios operários.

A produção baseada no JIT é puxada (pull system). Isto significa que um produto só é fabricado quando é feito um pedido de compra por parte do cliente. É desencadeada, então, uma reação em cadeia para trás que vai até a requisição dos insumos necessários à produção junto aos fornecedores. Ao contrário, no sistema de empurrar (push system) os produtos são fabricados e depois vão para um estoque onde aguardam até serem vendidos ou entrarem em uma etapa seguinte de processamento.

A busca do JIT significa uma firme e complexa tentativa de introduzir a qualidade no produto a partir da produção, existe uma necessidade constante em estimular os funcionários a somente fazerem bons produtos e prestar serviços com alto padrão de qualidade. E isso não é tarefa fácil, pois tornar uma empresa voltada para a produção pela quantidade e mudar a ênfase para a produção com qualidade é tarefa do JIT.

O mercado automobilístico mundial tem evoluído muito nas últimas cinco décadas, destacando-se as indústrias de veículos japonesas, as quais utilizam largamente as ferramentas e técnicas da filosofia Just in Time (JIT). Com isso, buscam atender as necessidades atuais do mercado, com produtos de alta qualidade e baixos custos.

A implantação de um sistema de produção JIT requer uma grande flexibilidade na programação da linha de produção e, acima de tudo, uma ótima sincronia de trabalho entre cliente e fornecedores.

A indústria automobilística brasileira nunca se caracterizou por empregar métodos de produção de vanguarda, se comparada com empresas do mesmo setor em outras partes do mundo. Entretanto, nos últimos anos, com a chegada de novas montadoras ao país e o aumento da concorrência no mercado mundial, ela tem sido obrigada a repensar o seu modo de operação para se manter competitiva. Diante disto, todas as montadoras têm adotado o JIT, levando a profundas modificações na sua relação com seus fornecedores.

1.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

O sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com