TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Organizacional Da Cacau Show

Dissertações: Sistema Organizacional Da Cacau Show. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  985 Visualizações

Página 1 de 3

História da Sadia

A empresa Sadia foi fundada em 1944, por Atílio Fontana, com aquisição da frigorífica Concórdia, na cidade de Concórdia – SC. Tendo como seu principal produto a venda de frango. A Sadia tornou-se referência de excelência na indústria de alimentos nacional. Empresa com características e atuações inovadoras, criando lançamentos de vários produtos no mercado brasileiro.

Suas filiais comerciais começaram a surgir em 1950 nas cidades de em Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro, dos depósitos em Porto Alegre, Erechim, Porto União, Blumenau.

Na década de 60 expandiu suas principais atividades com o crescimento, modernização tecnológica, avanços em genético animal, produtos inéditos no mercado, distribuição capilar de seus produtos em todo o mercado brasileiro, reconhecimento público de marca de qualidade e início das exportações em 1967.

Ainda nesta década lançando o Hambúrguer que alavancou ainda mais suas vendas.

A Sadia, tradicional fabricante e exportadora de alimentos, mais especificamente carnes e processados, foi fortemente atingida com a crise financeira mundial desencadeada principalmente após a quebra do banco de investimento norte americano Lehman Brothers. Entretanto, a empresa vinha comprando quantidades excessivas à sua necessidade operacional, pois o instrumento estava trazendo ganhos financeiros à empresa no cenário de dólar baixo que antecedeu a crise mundial.

No caso da Sadia, segundo a Revista Exame, o objetivo era no vencimento do contrato comprar dólares baratos no mercado e revendê-los pelo preço do contrato futuro, e ficar com o lucro da operação.

Segundo a mesma fonte, a empresa não declarou se havia comprado ou vendido opções, entretanto, mesmo que houvesse comprado situação menos especulativa, pois dá o direito de não exercê-la, a empresa deveria arcar com os custos dos prêmios. E como quanto mais o dólar subia, mais a empresa temia segurar os instrumentos, pois deveria depositar mais e mais garantias, mesmo esperando uma desvalorização futura do dólar, a empresa se viu em uma situação insustentável.

Segundo reportagem do UOL, com o tombo, a empresa passou a apresentar uma dívida que chegava a três vezes o valor de sua geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de impostos, juros, amortizações e depreciações), a empresa perdeu em 2008 2,55 bilhões de reais com os ditos derivativos, gerando no ano um prejuízo de 2,484 bilhões de reais.

Fusão

De conhecimento público, a Sadia e a Perdigão sempre cultivaram uma grande rivalidade, um marco histórico foi à fusão destas duas grandes empresas, em 19 de maio de 2009. A grande estratégia administrativa da Perdigão foi criar um campeão no mercado de congelados. Dessa fusão nasce a Brasil Foods (BRF). A nova empresa nasce com os apostos de décima maior empresa de alimentos das Américas, e a segunda maior indústria alimentícia do Brasil,

atrás apenas do frigorífico JBS Friboi, maior produtora e exportadora mundial de carnes processadas e terceira maior exportadora brasileira.

Com cerca de 119 mil funcionários, 42 fábricas e mais de R$ 10 bilhões em exportações por ano (cerca de 42% da produção), a gigante surge com um faturamento anual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com