TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de movimentação em um centro de distribuição

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

Sistema de movimentação em um centro de distribuição

A logística tem um papel fundamental, para garantir as vantagens de qualquer empresa, atendendo as necessidades do consumidor, planejando, implementando e aperfeiçoando o padrão de qualidade no trabalho, dentro do canal de distribuição e o sistema de movimentação.

A dificuldade de uma empresa hoje em dia, é operar seus fluxos de forma mais eficiente e eficaz, por isso hoje em dia as empresas estão investindo fortemente em canais de distribuição com sistema de armazenagem, mais modernas para o produto ficar à disposição do cliente no momento que deseja-lo, assim obtendo redução no custo e tempo.

A logística empresarial, trata de todas as atividades de movimentação, e armazenagem que facilitam o fluxo de produto desde o ponto de aquisição da matéria-prima, até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, visando providenciar os melhores níveis de serviços, adequados aos clientes a um custo razoável.

O desenvolvimento histórico da logística empresarial desmembra, em quatro eras, 1950 a 1960, entre 1960 e 1970 a1980.

Até os anos 50 os mercados eram bastante restritos, e o nível de serviço, a plena satisfação ao cliente não existiam. A distribuição era subordinada ao marketing, o planejamento e controle de produção no comando da área industrial, e os estoques na área de administrativa. Só a partir da guerra mundial ocorreram grandes mudanças no campo logístico.

A competitividade da logística busca diferenciar de seus concorrentes para conquistar e manter clientes, principalmente com a mudança de perfil, sendo cada vez mais informados e exigentes.

O gerenciamento da cadeia de suprimentos revolucionou, não somente a forma de comprar como também a distribuição e produção de bens e serviços, e as áreas de administração, marketing e vendas aumentando a satisfação do cliente. A gestão da cadeia da logística inclui tipicamente atividades de gerenciamento do transporte de abastecimento e de distribuição, gerenciamento de frota e de fretes, armazenagem, manuseio de material, preenchimento de pedidos, gestão de estoques, planejamento da demanda, e gestão dos operadores logísticos terceirizados. Os canais de distribuição são conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilidade de um produto ou serviço para uso ou consumo.

Os canais de distribuição constituem formas de estruturar, desenvolver e preservar relacionamentos entre seus participantes na busca de obtenção de vantagens competitivas sustentáveis pelas empresas. O objetivo dos canais de distribuição depende essencialmente de cada empresa, da forma como ela compete no mercado e da estrutura geral da cadeia de suprimento. Garantir a rápida disponibilidade do produto; Intensificar ao máximo o potencial de vendas do produto; Buscar a cooperação entre os participantes da cadeia de suprimento no que se refere aos fatores relevantes relacionados com a distribuição; Garantir um nível de serviço preestabelecido pelos parceiros; Fluxo de informações rápido entre os elementos participantes; Redução de custos, analisando a cadeia de valor no seu todo. Tipos de canais de distribuição são aqueles em que as responsabilidades sobre a comercialização e a operação das mercadorias vão passando de um componente para outro na cadeia de suprimento, selecionando de forma unitária as responsabilidades sobre cada fase da comercialização.

Conceitos de armazenagem: é a denominação genérica e ampla que inclui todas as atividades de um ponto destinado à guarda temporária e a distribuição de materiais incluindo a determinação do número de depósitos, almoxarifados ou centros de distribuição. As funções e objetivo da armazenagem é maximizar o uso efetivo dos recursos, enquanto são satisfeitos as necessidades do usuário. Todo armazém tem três recursos escassos: espaço, equipamento e pessoas. Com base nessas informações os objetivos são definidos por: maximizar a utilização da mão de obra, Utilização do equipamento, a utilização do espaço, a utilização da energia, o giro de estoques, acesso a todas as mercadorias, a proteção a todos os itens, o controle de perdas, o serviço aos consumidores, produtividade e os custos.

Equipamentos de movimentação e armazenagem influenciavam de forma significativa na determinação dos equipamentos utilizados para esse fim. O objetivo primordial do transporte e da movimentação física dos materiais tem por princípios.

Reduzir custos, aumentar produtividade, aumentar a capacidade de utilização do armazém, melhorar a segurança com a redução dos riscos de acidentes e utilização de critérios de ergonomia com a finalidade de reduzir a fadiga dos trabalhadores e melhorar o fluxo dos materiais no armazém, envolvendo o recebimento, a movimentação e a expedição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com