TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Contabeis

Pesquisas Acadêmicas: Sistemas Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  6.602 Palavras (27 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 27

SISTEMAS CONTABEIS, SUA HISTÓRIA E DESEMVOLVIMENTO

Jean Ciley Cruz

Mauricio de Alexandrino

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso GTI0068 – Prática do Módulo I

13/06/2013

RESUMO

Irei abordar neste paper a evolução da contabilidade, sua história e a evolução dos sistemas para contabilidade. Passando pela trajetória da contabilidade desde os primórdios dos tempos até o mundo atual. Apresentarei sua estrutura e sua importância para o sucesso de uma empresa. Para os sistemas de contabilidade irei apresentar as características de um sistema e seu desenvolvimento com o passar dos anos até os dias atuais.

Palavras-chave: História da Contabilidade, Sistemas para contabilidade, Desenvolvimento dos sistemas.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente a necessidade das empresas em se manterem no mercado sendo competitiva e eficiente parte da premissa que se necessita de controles eficientes para que os gestores possam tomar decisões certas e no momento oportuno.

Dentro desta necessidade esta inserida a contabilidade, área da empresa responsável pela organização das negociações feitas pela empresa, assim como o registro dos mesmos.

O objetivo deste paper é divulgar a importância dos sistemas para contabilidade nas empresas, bem como divulgar sua história e seu desenvolvimento.

A metodologia usada para o desenvolvimento deste paper foi a pesquisa bibliográfica ou pratica documental.

2 A História da Contabilidade

2.1 A Contabilidade na Idade Antiga

Os primeiros registros de uma atividade contábil surgiu por volta de 8.000 a.C., em Uruk, antiga cidade da Mesopotâmia, onde hoje se situa o Iraque. A cidade era um centro da civilização sumeriana.

Nestes primeiros registros eram utilizadas fichas de barro guardadas em um pote para a contagem de seus bens, como exemplo uma ficha poderia representar uma cabra, e se esta cabra fosse negociada ou fosse emprestada a ficha seria colocada em outro pote, desta forma auxiliando o controle por parte do dono da cabra.

Após a criação das fichas de barro, houve a criação das tabuas com escritas cuneiformes, para contabilização de seus bens e obrigações.

Sendo assim a invenção da escrita pelo homem esta diretamente ligada ao surgimento dos primeiros sistemas contábeis.

No Antigo Egito também ocorreram grandes avanços contábeis, principalmente devido à necessidade do império de organizar a arrecadação de impostos.

Na Antiga Grécia foram encontrados registros em placas de barro onde constavam lançamentos de impostos, propriedades, reservas agrícolas, inventário de escravos, de cavalos, de equipamentos de guerra e de peças para estes equipamentos. Com o desenvolvimento da democracia os governantes eleitos passaram e ter que prestar contas da sua utilização destes recursos.

Na Roma Antiga utilizavam tabuas de cera para registrar cuidadosamente o seu patrimônio, que eram depois transcritos para papiros ou pergaminhos. De alguns destes registros surgiu o livro razão. O contador geral do estado era tido na Roma Antiga como um dos mais importantes funcionários da máquina estatal.

2.2 A Contabilidade na Idade Média

Durante a Idade Média a ciência contábil da Europa sofreu um retrocesso. A queda do Império Romano e a invasão dos bárbaros germânicos diminuíram drasticamente o comercio, em suma devido à falta de segurança que se instalou na região e a desorganização das atividades produtivas.

Com o aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com