TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Contabeis

Tese: Sistemas Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Tese  •  3.312 Palavras (14 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 14

A informática atualmente é fundamental em todos os segmentos da sociedade. Por outro lado, a contabilidade é um segmento que não vive sem ajuda dos computadores e, hoje percebe-se um investimento crescente nas organizações em softwares e hardwares ligados à área contábil. As grandes empresas e os escritórios de contabilidade adotam fortemente a informática como ferramenta de trabalho. Já não se admite mais métodos de escrituração contábil feito a mão. Com a grande concorrência, as empresas decontabilidade investem na informática para oferecerem um serviço mais rápido e de melhor qualidade. A informática permitiu mudanças sensível na atuação do profissional contábil. Antes este perdia muito tempo com lançamento e com isso estava mais sujeito a erros inadimensíveis nos dias atuais, graças o computador, o contador esta mais para um analista de contabilidade. Isso se deve ao fato de que os softwares fazem de tudo dentro do departamento de contabilidade, dentro de uma empresa ou em um escritório decontabilidade.

PALAVRA-CHAVE: Informática, contabilidade, profissão e sociedade.

1 INTRODUÇÃO

A ciência contábil, enquanto ciência social, tem como finalidade promover os meios informativos e de controle com o intuito de coletar todos os dados ocorridos numa empresa e que tenham, ou possam ter, impactos e causar variações em sua posição patrimonial. Acontabilidade é o instrumento de mediação e avaliação do patrimônio e dos resultados auferidos pela entidade. O contador precisa estar ciente das inovações tecnológicas, incorporando-as não apenas nos procedimentos contábeis básicos, como também em situação que exijam uma analise contábil mais apurada e complexa. Diante das mudanças tecnológicas que se estão conquistando o mundo com soluções praticas e inteligentes, melhorar o padrão de qualidade de seus serviços tornou-se uma imposição para os contadores. A informática, em termos de desenvolvimento, tem despontado, trazendo grandes avanços para a sociedade em geral.

2. JUSTIFICATIVA

O termo "Contabilidade" tem origem na definição e prestação de contas de certos fatos ou condições de natureza comercial. Engloba, de um lado a interpretação de como as coisas se passam no mundo dos negócios, e , de outro, o cômputo numérico das transações que se realizam.

O estudo tem por finalidade promover os meios informativos e de controle com o intuito de coletar todos os dados ocorridos numa empresa e que tenham, ou possam ter, impactos e causar variações em sua posição patrimonial. A contabilidade é o instrumento de mediação e avaliação do patrimônio e dos resultados auferidos pela entidade. A informática pode viabiliza, com eficiência, a analise dos dados tendo em vista o processo avaliativo de uma empresa.

Hoje se vive à era do conhecimento, do capital intelectual, onde o poder de manipular este conhecimento é o ponto chave das grandes decisões. A partir de 1980 a contabilidadegerencial experimentou uma mudança bastante significativa em virtude das transformações sociais e tecnológicas com o uso da informática que contribuíram para aumentar a produtividade e facilitar o acesso às informações.

O que é mais importante é deter a tecnologia e o conhecimento. As empresas estão substituindo os bens materiais por bens imateriais, como a criatividade, a habilidade e o talento. Foi tomando por base o uso da informática que a contabilidade avançou no seu conhecimento e passou a trabalhar com a ajuda da tecnologia informacional.

Na vida cotidiana a informação desempenha um papel importantíssimo mediante a coleta, o processamento, o armazenamento, a transformação e a distribuição das informações para fins de planejamento, tomada de decisões e controle. Os SICs (Sistemas de Informações Contábeis) são um tipo especial de sistemas de informações para cumprir esses propósitos. O contador, nesse âmbito, com o uso de equipamentos e programas computadorizados terá mais oportunidades na profissão, seja como o tradicional contador como também consultor, auditor ou gerente de sistemas de informações contábeis (Controller). O mercado, hoje, exige que os contadores sejam versados em práticas e estratégias globais de negócios. Nisso é o que se dá a mudança pelo qual o ambiente contábil está passando com as novas necessidades dos usuários das informações.

Diante desse contexto verifica-se a importância de conhecermos a visão dos contadores da cidade de Mossoró sobre o tema proposto, pois como abordado anteriormente é fundamental para o sucesso profissional.

3. OBJETIVOS

3.1. Objetivo Geral

Analisar a importância dada pelos profissionais contábeis da cidade de Mossoró, quanto à utilização da informática na execução dos serviços contábeis.

3.2. Objetivos Específicos

Fazer um estudo sobre a utilização de sistemas contábeis informatizados, incluído vantagens e desvantagens.

Executar pesquisa de campo com os profissionais contábeis de Mossoró.

Fazer um levantamento bibliográfico da contabilidade e da informática, enfocando a influência desta sobre aquela.

4. PROBLEMÁTICA

A informática, em termos de desenvolvimentos, tem despontado, trazendo grandes avanços para a sociedade em geral. No campo contábil, sua utilização vem contribuindo para a valorização da profissão pela disponibilidade do contador em gerenciar informações para auxiliar a alta administração a trabalhar em bases melhores.

O contador pode se beneficiar do grandioso volume de informações centralizadas nacontabilidade e elaborar relatórios nos vários aspectos gerenciais, colocando à disposição da administração, em tempo hábil, dados que proporcionam a tomada de decisões.

Neste momento a contabilidade entra numa nova era, mais atualizada, dinâmica e principalmente inovadora é a era da informática, onde o profissional terá mais recursos para oferecer informações e orientação de grande interesse para a administração e as tomadas de decisões, assim passando a valorizar seus serviços. A valorização dacontabilidade esta atrelada à qualidade dos trabalhos científicos desenvolvidos na área.

Vivemos em tempo real, em que a única certeza é a mudança constante, cujos efeitos somente, conhecemos após ocorrerem. Daí a importância da tecnologia da informação, o que significa que nos, pessoalmente e como contadores, precisamos estar preocupados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com