TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Smestre Marketing - Natura

Por:   •  23/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.896 Palavras (28 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE PAULISTA

JOÃO PEDRO DOS SANTOS VASCONCELOS

ANNA CAROLINA DOS PASSOS FARIA

MARIA ROSEANA DA CONCEIÇÃO SANTANA BEZERRA

NATHALIA LIMA SOARES DE SOUZA

Projeto Integrado Multidisciplinar:

NATURA

São Paulo

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        8

2 PESQUISA TEÓRICA        10

2.1 Economia e Mercado        10

2.2 Fundamentos da Administração        11

2.3 Comunicação Empresarial        13

2.4 Recursos Materiais e Patrimoniais        18

2.5 Técnicas de Informática        20

2.6 Matemática Aplicada        22

3 ANÁLISE GERENCIAL        23

3.1 Economia e Mercado        23

3.2 Fundamentos da Administração        24

3.3 Comunicação Empresarial        27

3.4 Recursos Materiais e Patrimoniais        29

3.5 Técnicas de Informática        31

3.6 Matemática Aplicada        32

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        34

REFERÊNCIAS        35


1 INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é abordar os temas de Economia e Mercado, Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial, Técnicas de Informática, Matemática e Recursos Materiais e Patrimoniais, dentro da empresa multinacional Natura SA.

A empresa Natura Cosméticos S/A, foi fundada em 1969, por Luiz Seabra, inicialmente com o nome de Berjeaut e posteriormente mudada para Natura. Desde então a empresa só cresceu, apostando em linha masculina, pois inicialmente a empresa só fornecia linhas de produtos femininos, expansão para as demais regiões do Brasil e internacionalmente também, sendo o Chile o primeiro país do exterior a receber as exportações da empresa e posteriormente no Peru e Argentina. Por fim, em 2019 foi criado o grupo Natura&CO, com a junção da Natura, Aesop, The Body Shop e em 2020, a Avon se juntou ao grupo também, assim se tornando a maior multinacional brasileira do setor de cosméticos.

Na área de Economia e Mercado, será abordado sobre as variáveis microeconômicas de renda, preço, preferência dos consumidores e como elas afetam a demanda da empresa. Também será abordado em como a variável macroeconômica do câmbio, por dólares, é capaz de influenciar as importações e exportações da organização. Será apresentado análise gerencial pela perspectiva dos consumidores em relação a crise de saúde pública ocasionada pela Covid-19, impactos na oferta ou demanda da empresa, em termos de mudanças nas importações e exportações de produtos.

Já na área de Fundamentos da administração, será destacado os conceitos das funções gerenciais de planejamento. Será feita a análise gerencial a partir do impacto no setor econômico, em relação ao planejamento gerencial para a empresa, com intuito de definir metas de longo, médio e a curto prazo.

Em Comunicação Empresarial, será abordado os conceitos e significados mais relevantes na comunicação interna e externa da empresa. A análise será feita com base em uma elaboração de comunicado interno aos colaboradores da empresa escolhida de acordo com os planos estratégicos e táticos e outro, de um comunicado externo aos clientes da empresa, de acordo com os planos desenvolvidos anteriormente.

Já em Recursos Materiais e Patrimoniais, será abordado sobre os conceitos dos recursos capital, material, patrimonial, humano e tecnológico e analisar a administração de materiais da empresa, assim como a distribuição de recursos para a produção ou para a realização de serviços.

Em Técnicas de Informática será apresentado conceito de sistemas de informações gerenciais e análise dos aspectos importantes do sistema de informação e de técnicas de informática adotadas pela empresa, como sistemas de ERP, WMS e CRM.

Na área da Matemática será abordado conceitos de porcentagem e proporção e analisado faturamento médio dos últimos anos, a participação de marcado e aspectos práticos da empresa, como número de empregados, total e sua distribuição segmentada por idade, escolaridade e sexo.


2 PESQUISA TEÓRICA

2.1 Economia e Mercado

A economia é o estudo da utilização dos recursos escassos na produção de bens e serviços para a satisfazer a necessidade e desejos humanos. Alfred Marshall (19842-1924) reafirma essa ideia quando diz “A economia é o estudo do homem nos negócios da vida”. Sendo assim, a economia tem como objetivo entender como o mundo funciona, a partir da análise do sistema econômico.

No livro Economia Fundamentos e Aplicações, Judas Tadeu Grassi Mendes, afirma que dentro da economia, há o estudo da microeconomia e da macroeconomia. A microeconomia estuda individualmente o comportamento dos consumidores e produtores e a tomada de decisão dos agentes econômicos em suas atividades de produção e consumo, afim de analisar as possibilidades de eficiência e equilíbrio econômico. o contrário da microeconomia, a macroeconomia tem uma visão mais ampla no âmbito econômico. A macroeconomia estuda as variáveis econômicas, considerado como consumo, poupança, investimento, produto e renda nacional, empregos a nível nacional, preços, controle da inflação, oferta e demanda e o desequilibro externo, que seria a balança comercial, de serviço e de capital.

A demanda, dentro da microeconomia, estuda a procura por bens e serviços e como ela pode ser elástica ou inelástica. Sendo assim, a procura por bens e serviços pode variar de acordo com a renda, preço, necessidade e preferência do consumidor.

2.2 Fundamentos da Administração

CONCEITO DA FUNÇÃO GERENCIAL PLANEJAMENTO

Segundo Moraes (2001, p. 60), planejamento é definido como “o processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre objetivos e atividades que uma pessoa, um grupo, uma unidade de trabalho ou uma organização buscarão no futuro”. Definimos planejamento como o ato de estudar antecipadamente o cenário de uma ação ou atividade, definindo objetivos a serem atingidos, e identificando os meios, as ações e as estratégias necessárias para o alcance desses objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.8 Kb)   pdf (210 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com