TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Superior Em Tecnologia De Processos Gerenciais

Monografias: Superior Em Tecnologia De Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  4.002 Palavras (17 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 17

Londrina

2014

GABRIELA SANTOS DE ARAÚJO

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Empreendedorismo e Plano de Negócios;

Administração Estratégica e Sistemas de Informação; Direito Empresarial e Trabalhista.

Londrina

2014

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Empreendedorismo e Plano de Negócios;

Administração Estratégica e Sistemas de Informação; Direito Empresarial e Trabalhista.

Produção Textual Interdisciplinar Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Tutor eletrônico: Rogerio de Assis Finavaro

GABRIELA SANTOS DE ARAÚJO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .............................................................................................. 3

2 Empreendedorimo e Planos de Negócio ........ Erro! Indicador não definido.

3 Administração Estratégica ........................................................................... 7

4 Sistema de Informação .................................. Erro! Indicador não definido.

5 Direito Empresarial e Trabalhista ................................................................ 16

6 Conclusao ................................................................................................... 16

REFERENCIAS..........................................................................................................17

3

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo o aprofundamento dos conhecimentos teóricos adquiridos das disciplinas estudadas em sala de aula como Empreendedorismo e Plano de Negócios, Administração Estratégica, Sistemas de Informação e Direito Empresarial e Trabalhista.

4

2 EMPREENDEDORISMO E PLANOS DE NEGÓCIOS

A raiz da palavra empreendedor remete-nos há 800 anos, com o verbo francês entreprendre, que significa “fazer algo”. Uma das primeiras definições da palavra “empreendedor” foi elaborada no início do século XIX pelo economista francês J.B. Say, como aquele que “transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento”. Entre os economistas modernos, quem mais se debruçou sobre o tema foi Joseph Schumpeter, que teve grande influência sobre o desenvolvimento da teoria e prática do empreendedorismo. Em seus estudos, ele o descreve como a “máquina propulsora do desenvolvimento da economia. A inovação trazida pelo empreendedorismo permite ao sistema econômico renovar-se e progredir constantemente.” De acordo com Schumpeter, “sem inovação, não há empreendedores, sem investimentos empreendedores, não há retorno de capital e o capitalismo não se propulsiona.”

Empreendedorismo é um termo muito usado no âmbito empresarial, a maioria das vezes esta relacionado com a criação de empresas, crescimento profissional, produtos novos. É criar riqueza, obter sucesso, através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização. O empreendedor é responsável pelo empreendedorismo, para gerar lucros para a organização e valor para o cliente.

O conceito de empreendedorismo foi utilizado inicialmente pelo economista Joseph Schumpeter, em 1950, como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Empreendedores tem a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios, prover recursos necessários para pô-los em vantagens e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. Essas pessoas são orientadas para a ação, altamente motivados, assumem riscos para atingirem seus objetivos. O empreendedor tem um olhar inovador sobre o mundo a medida que presencia a evolução. Valoriza suas experiências, valoriza seu valor, tomando decisões acertadas, é uma pessoa pró-ativa, esta altamente motivado, não tem medo de iniciar projetos de uma forma arrojada. Alguem que empreende acredita no seu potencial, apresenta capacidade de liderança e consegue facilmente trabalhar em equipe. Além disso o empreendedor sabe que um fracasso é apenas uma

5

oportunidade de aprender e ser melhor, e não se deixa abalar com isso. O processo de empreender envolve todas as funções, atividades e ações associadas à percepção de oportunidades e à criação de organizações que buscam organizadamente estas oportunidades. Cinco elementos ou qualidades são fundamentais na caracterização de um empreendedor: - Criatividade e inovação: empreendedores conseguem identificar oportunidades, grandes ou pequenas, onde ninguém mais consegue notar; - Habilidade ao aplicar esta criatividade: eles conseguem direcionar esforços num único objetivo; - Força de vontade e fé: eles acreditam fervorosamente em sua habilidade de mudar o modo como as coisas são feitas e têm força de vontade e paixão para alcançar o sucesso; - Foco na geração de valor: eles desejam fazer as coisas da melhor maneira possível, do modo mais rápido e mais barato; - Correr riscos: quebrando regras, encurtando distâncias e indo contra o status quo. Algumas idéias equivocadas ainda existem no senso comum. Uma delas é a de que o empreendedor é um herói solitário. Na realidade, colaboração é a palavra-chave, empreendedores de sucesso se unem a grupos e seguem trabalhando unidos em direção a um único objetivo. Esses cinco elementos do empreendedorismo têm mais força quando compartilhados por um time ou dentro de uma organização. Outro conceito errôneo é o de que um empreendimento necessariamente precisa ser muito grande para ser considerado um sucesso. Muitas empresas que se encaixam no critério de pequena e média são bastante empreendedoras. A distinção está no resultado desejado: seus proprietários a administram com o objetivo de manter seu estilo de vida e o da sua família, ou eles reúnem esforços a fim de explorar oportunidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com