TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Supply Chain Management – SCM

Pesquisas Acadêmicas: Supply Chain Management – SCM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 6

Supply Chain Management – SCM

INTRODUÇÃO

A gestão da cadeia de suprimentos apresenta-se no atual ambiente de negócios, como uma ferramenta que permiti ligar o mercado, a rede de distribuição, processo de produção e a atividade de compra de tal forma que os consumidores tenham um alto nível de serviço ao menor custo total, simplificando assim os complexos processos de negócios e ganha de eficiência.

Objetivo

O principal objetivo do SCM é integrar todos os processos desde a fabricação até a distribuição dos produtos e serviços. Mais valor tem sido agregado aos produtos, por meio da criação de bens e serviços customizados, do desenvolvimento conjunto de competências distintas através da cadeia produtiva, e dos esforços para que tanto fornecedores como clientes aumentem mutuamente a lucratividade.

Principais funções do Supply Chain Management

O sistema inclui processos de logística que abrangem desde a entrada de pedidos de clientes até a entrega do produto no seu destino final, envolvendo aí o relacionamento entre documentos, matérias-primas, equipamentos, informações, insumos, pessoas, meios de transporte, organizações, tempo etc.

Fiscalizar alguns indicadores de performance fundamentais para o controle do resultado, como por exemplo a qualidade e a inovação dos produtos e serviços, velocidade da execução dos processos, tempo de chegada ao mercado e aos consumidores, nível de serviço adequado às necessidades de cada cliente e custos compatíveis com a percepção de valor da demanda.

Possibilitar à empresa usuária cumprir rigorosas condições de entrega e qualidade para os relacionamentos de longo prazo com clientes que se baseiam na produtividade.

Integrar os fluxos de informações para as programações de envio e recebimento com os outros processos

PRÁTICAS EFICAZES DO SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

1. Reestruturação e consolidação dos números de fornecedores e clientes, reduzir o número e aprofundar as relações de parcerias com o conjunto de empresas com que se deseja desenvolver um relacionamento colaborativo e de resultado sinérgico (simultâneo). Assim, é possível estreitar o relacionamento entre ambas as partes, proporcionando novas oportunidades de desenvolvimento mútuo às empresas, beneficiando diretamente os envolvidos na cadeia de suprimentos e, por consequência, gerando maior valor agregado do produto ao cliente.

2. Aplicação do sistema EDI – Electronic Data Interchange (Intercâmbio de Dados Eletrônicos): integração de sistemas computacionais entre fornecedores, clientes e operadores logísticos.

3. Implantação do sistema ECR – Efficient Consumer Response (Resposta Eficiente ao consumidor): este conceito preza a integração entre todos os participantes da cadeia produtiva, garantindo a reposição automática dos produtos na prateleira.

SCM – Supply Chain Management X Logística

SCM é uma ferramenta que, usando a Tecnologia da Informação (TI) possibilita à empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficácia e eficiência, Nestes tempos modernos em que a exigência de consumo atingiu o limite extremo, o SCM permite às empresas alcançarem melhores padrões de competitividade.

Logística é o processo da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo de bens e serviços e as informações relativas, do ponto de origem ao ponto, de consumo de maneira eficiente e eficaz, buscando a satisfação das necessidades do cliente.

Pode-se afirmar que o SCM é uma abordagem sistêmica, altamente interativa e complexa, requerendo a consideração simultânea de muitos trade-offs (representa uma troca compensatória entre alguns parâmetros como custos, tempo, etc), pois ele expande as fronteiras organizacionais e deve assim considerar, trade-offs dentro e entre as organizações no que diz respeito, por exemplo, a estoques: aonde inventários devem ser mantidos e onde atividades diversas devem ser desenvolvidas.

Ferramentas de apoio ao SCM

Tecnologia da informação (TI): onde na visão industrial, uma das ferramentas que auxiliam o SCM são os sistemas de informação (SIs). Os Sis estão diretamente ligados á Tecnologia da Informação (TI), que por sua vez apresentada por meio de softwares que permitem às empresas “falarem entre si a mesma língua”.

Enterprise e Resource Planning (ERP): os sistemas chamados ERP, vieram como mais um apoio para o gerenciamento da cadeia de suprimentos. A mais importante função desses sistemas (ERP) é integrar processos de gerenciamentos e negócios, e sua grande vantagem é armazenar vários tipos de informações em um único banco de dados. Ou seja, este sistema consegue compilar simultaneamente várias informações vindas de várias partes do sistema da empresa, utilizando um idioma comum entre as fontes de informação.

Efficient Consumer Response (Resposta Eficiente ao Cliente): Este conceito busca a integração toda entre fornecedor, produtor, distribuidor, varejista e consumidor final. Esta integração tem inicio quando o consumidor final adquire um produto no varejo, e automaticamente, em tempo real, as informações relativas a essa compra são compartilhadas com todos os componentes da cadeia de suprimentos.

Desvantagens do SCM

A maior desvantagem da gestão da cadeia de suprimentos global é o grande investimento de tempo, dinheiro e de recursos necessários para implementá-la e inspecioná-la. A decisão de terceirizar a instalação de produção ou de Call Center reduz o custo de negócios para uma empresa usando esse modelo de gestão, mas a decisão de terceirizar ou não pode levar a uma repercussão entre os consumidores.

ESTUDO DE CASO

PERDIGÃO - Redesenhando a Operação Logística de sua cadeia de suprimentos

Este case descreve resumidamente o processo de adaptação de uma grande indústria de alimentos às novas necessidades de distribuição, com dois objetivos principais: reduzir os custos e servir melhor os clientes. O tema não é novo, mas está ganhando cada vez mais importância, com a globalização e o aumento das pressões competitivas no mercado nacional.

A Estrutura Logística

A Perdigão atende cerca de 60000 clientes no mercado interno através de 30 centros de distribuição (sendo 9 distribuidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com